Companhia dobrou o tamanho nos últimos quatro anos com o aumento da distribuição, inovações e comunicação
Referência em leites tipo A e sucos integrais, a Xandô celebrou 40 anos em 2022 com diversos lançamentos, estreia na TV e renovação de sua identidade visual. E colheu os bons resultados no fechamento do ano: crescimento de duplo dígito. “Com a profissionalização de toda a companhia, os investimentos previstos, o calendário de inovações, a expansão geográfica e principalmente, a manutenção da qualidade dos nossos produtos, sabemos que é possível crescer mais. Afinal, dobramos a empresa em quatro anos”, avalia o presidente da Xandô, Alexandre Wolff.
Em leites tipo A, a marca é líder, com 43% de share. Em sucos refrigerados, a Xandô foi a marca que mais cresceu em São Paulo (+58%). Em 2018, a categoria representava apenas 25% do faturamento, hoje já está próximo da metade. “Por conta desse crescimento, a marca ganhou participação no período, atingindo 18% de market share”, explica Wolf.
No ano passado, a Xandô comercializou mais de 20 milhões de litros de leite e 15 milhões de litros de sucos e a expectativa para 2023 é crescer 11%. “Estamos aumentando ano após ano a representatividade de sucos, que será carro chefe para a nossa expansão geográfica. Dentro desta categoria existe uma certa estabilidade de consumo, porém ao estratificar os subsegmentos, vemos um crescimento de 20% em relação a 2021 nos sucos 100% (feitos apenas com fruta)”, diz Alexandre Wolff.
Por conta da mudança de comportamento do consumidor, que passou a buscar opções mais naturais e saudáveis, os sucos Xandô puxaram esse crescimento e se destacaram. Uma pesquisa realizada pela Nielsen mostrou que 38% dos brasileiros estão interessados em bebidas com benefícios vindos de ingredientes naturais. “A marca Xandô atua neste mercado desde 1997 e seguirá surpreendendo o consumidor dentro da categoria. As expectativas são bastante positivas e nos abrem um leque de oportunidades de ofertar, além dos tradicionais sabores únicos e exclusivos, também opções funcionais, como o Suco Verde, recém-lançado pela Xandô”, explica Vivian Ramirez, head de Marketing da Xandô.
Desafios e investimentos para 2023
A Xandô é uma empresa familiar com quatro décadas de atuação e sua história está intimamente ligada à Fazenda Colorado, onde são produzidos os leites tipo A e os cremes de leite frescos da marca. A Fazenda Colorado é a maior produtora de leite do Brasil (Top 100 MilkPoint, 2022) – com um recorde histórico de 100 mil litros em apenas 24h.
De acordo com o presidente da companhia, a família e a marca Xandô têm a missão de preservar a tradição, alta qualidade e frescor dos seus produtos e construir essa cultura também no varejo. “Para garantir os produtos sempre frescos, não fazemos estoque nas lojas, mas, sim, a reposição na gôndola. Portanto, não se trata apenas de atender bem o varejo, trata-se também de garantir o frescor do produto ao consumidor final”, comenta Wolf.
O movimento de expansão da Xandô reúne o DNA da marca às oportunidades de atuação nos mercados de lácteos e bebidas. “Não só a penetração da marca em novos lares é importante, através da nossa distribuição, mas também o aumento da frequência de consumo nos lares em que a marca já está presente é primordial. Em busca deste objetivo, o calendário de inovações que endereçam novos momentos de consumo e diferentes públicos será acelerado, preservando as características de naturalidade e qualidade”, revela Vivian.
Outra necessidade atendida pela Xandô é o consumo fora de casa, tanto através de produtos prontos para beber (por exemplo, sucos de 300ml), como de produtos voltados ao food service. “Com a volta dos consumidores às padarias, ao trabalho presencial e aos encontros sociais, estamos bastante otimistas com o ano de 2023”, comenta a head de marketing.
Dentre os investimentos previstos para os próximos anos, a Xandô aumentará a capacidade fabril, a modernização dos CDs, a capilaridade de distribuição e a visibilidade da marca via comunicação, com verba em torno de R$10 milhões ao ano.