Empresa argentina amplia a capacidade de produção e planeja atingir novos mercados
Por Carlos Donizete Parra
A Argentina é líder no consumo de sidra na América Latina e é o único país da região a integrar o top 10 mundial do consumo dessa bebida. Embora não seja tão popular quanto a cerveja, a sidra cresceu globalmente e também tem seu lugar no mercado argentino. Entre as marcas mais conhecidas na Argentina estão as sidras Del Valle e 1930, marcas produzidas pela Bodegas Cuvillier.
História e Fundação
A Bodegas Cuvillier é uma empresa familiar com mais de 70 anos de experiência no mercado. Foi fundada por Virginio Luis Saccani no Alto Valle de Rio Negro, em 1957. Desde então, a empresa tem se destacado na produção de sidra, tornando-se um dos principais fabricantes da Argentina tanto no mercado nacional como internacional. “A Sidra Del Valle iniciou as atividades com meu pai, Virgínio Luis Saccani, nascido em Pergamino, Província de Buenos Aires, comercializando várias marcas de bebidas. Era basicamente um distribuidor de bebidas. Então ele enxergou uma oportunidade de negócio no setor de sidra tornando-se um fabricante”, explica Marcelo Saccani, Diretor Industrial da Bodegas Cuvillier.
A trajetória da Sidra Del Valle começou no Alto Vale do Rio Negro, onde ainda são elaboradas as bases para a bebida. Em 1976, a empresa adquiriu uma planta na cidade de San Fernando, em Buenos Aires, onde atualmente o produto é fracionado, engarrafado e pasteurizado para posterior distribuição.
“Atualmente, processamos 20 milhões de quilos de maçãs por ano. Essa operação é realizada no período de colheita, basicamente em 3 meses. Depois a sidra é produzida e engarrafada durante todo o ano”, explica Marcelo Saccani.
Há 5 anos, a empresa lançou a marca 1930 em homenagem ao fundador, que nasceu em 1930. Hoje, toda a linha da Sidra 1930 é comercializada pela Quilmes.
“Atualmente, também produzimos sucos naturais com a marca Valle. A marca Sucos Del Valle, no mundo, é da Coca-Cola, exceto na Argentina, onde a marca Valle é nossa”, explica Saccani.
O portfólio da empresa é composto pela Sidra Del Valle, a Sidra artesanal Pirus, a Sidra Premium 1930, e os sucos Valle, além de uma linha de energéticos chamada ZETA e uma linha de RTDs, com a marca Shooter (bebidas mistas à base de Gin e Vodka com toranja) e um RTD à base de vinho com 9% de álcool, marca Vinap.
Com uma venda anual de 5 milhões de caixas ou 30 milhões de garrafas anualmente, a empresa adquiriu recentemente uma outra linha da Zegla com velocidade de 10 mil latas por hora. “Então, além das 5 milhões de caixas de garrafas de vidro que produzimos anualmente, somamos as latas com uma produção de 57 milhões de latas por ano”, informa Saccani.
A linha de vidro tem capacidade atual para 20 mil garrafas por hora com processo totalmente automatizado.
“Essa expansão é necessária. Nossa presença nacional é muito expressiva e no cenário internacional também está aumentando bastante nos últimos anos começando pelo Equador, onde há uma presença muito ampla. O sabor não muda, então o que você prova na Argentina você recebe em outro país, com o mesmo sabor”, explica Saccani.
“Isso muito em função de o produto ser pasteurizado, aumentando o prazo de validade para três anos, ao invés de 1 ano como a maioria dos produtos no mercado. Este é um dos nossos principais diferenciais”, finaliza o executivo da Cuvillier.
Siga-nos nas Redes Sociais: