Que tal vender mais que água? Reinvente-se!!

Aumentar o portfólio com produtos naturais e locais é uma boa opção para sair mais forte dessa crise

Fazendo um giro pelo setor de água mineral, um dos mais resilientes durante esse período, constatamos uma queda de aproximadamente 60% nas vendas de descartáveis e um aumento de cerca de 10% nas vendas de retornáveis (garrafões de 20 litros e 10 litros). Os itens de descartáveis sofrem mais nesse período em que várias capitais e cidades do país fazem algum tipo de isolamento social, com isso muitas pessoas estão em casa o que contribui para o aumento da venda de garrafões retornáveis. Levando-se em conta que o consumo de garrafões representa mais de 60% do mercado de água mineral no Brasil, até que o setor está se virando bem nessa crise. Com certeza, outras bebidas estão com resultados muito piores.

No entanto, fazendo esse giro pelo mercado, uma coisa me chamou a atenção: o distribuidor de água mineral aqui perto de casa nunca me ofereceu nenhum item a mais do que a água mineral que compro semanalmente dele.

E numa fase como essa, em que o consumo tende a ser afetado devido à crise econômica, uma alternativa é a diversificação de portfólio, que já acontece em várias regiões, inclusive por fabricantes de bebidas.

A hora é de se reinventar, não é mesmo? Então porque não incluir no portfólio dos distribuidores, por exemplo, itens de produtos saudáveis, como sucos naturais, chás, café, iogurte, mel, geleia, carnes de plantas, entre outros.

A parceria com alguma cervejaria artesanal seria muito interessante nesse momento também, assim como de outros produtos locais como cachaça, licor, vinho e outras bebidas. É importante aumentar a receita e fortalecer o fluxo de caixa no curto prazo.

A opção pelos produtos saudáveis é pela perfeita conexão com a água mineral e também porque as vendas desses produtos aumentam, assim como crescem a abertura de lojas específicas para comercialização de alimentos e bebidas saudáveis.

Outra estratégia fundamental é melhorar os serviços, aumentando a fidelização dos clientes nos pontos de vendas e entregas em domicílio. Lembrando aqui a grande relevância que deve ser atribuída aos distribuidores, esse pessoal literalmente entra dentro de nossas casas para entregar o produto, ele é o “vendedor de água mineral” e de qualquer outro produto que seja adicionado ao portfólio, assim como contribui diretamente para fidelização da marca.

As campanhas para compra de produtos do comércio local estão por toda a parte. É uma oportunidade para se aliar a esse movimento e aumentar as vendas de produtores e de varejistas do bairro e da região. Eu mesmo me dei conta que nunca tinha entrado e muito menos comprado nada de um comércio (pensava que era só uma pizzaria) na esquina de casa e, agora, depois de algumas semanas de isolamento social, passei a comprar pão, frutas, ovos e outros itens e já virei um cliente fiel devido ao atendimento personalizado, conveniência, proximidade, deslocamento sem carro.

Essa situação, sem dúvida, vai alterar nossos hábitos de consumo e de convivência, e isso gera novas oportunidades. As indústrias precisam se adaptar e buscar a abertura de novos pontos de vendas e a utilização de canais antes não explorados ou pouco explorados. Que tal olhar essas sugestões com mais atenção e rever suas estratégias de comercialização?

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