Ponto de retomada

A figura abaixo mostra algumas representações para a recuperação cíclica da economia. O Brasil, infelizmente, estava há vários anos na letra L que sugere uma queda forte e depois por vários anos ficamos patinando sem conseguir subir e sair da estagnação com PIBs sempre próximos de zero.

 

Este ano, lentamente, parecia caminhar para uma subida. Aconteceu o inesperado e, agora, vivemos claramente uma queda. E aí eu pergunto: qual será a letra que vai representar nossa economia nos próximos meses?

Acredito muito que será a letra U. Para isso não podemos ficar estagnados, precisamos reagir e nos prepararmos para as oportunidades que aparecem diariamente no mercado.

Já vi vários exemplos interessantes, como a empresa Luxo do Gaúcho que trabalhava exclusivamente fazendo churrasco para eventos e, depois de algumas semanas de susto, passou a oferecer hambúrguer e hoje já está vendendo alguns cortes de churrasco no sistema delivery. E está se saindo muito bem, recuperando parte do faturamento e conseguindo manter a sobrevivência da empresa.

Outro exemplo vem de uma empresa de equipamentos para bebidas do interior de São Paulo, a Bramak. O setor de equipamentos está sendo fortemente afetado, assim como vários outros. A Bramak incluiu na sua linha de fabricação máscaras, do tipo Face Shield, aproveitando uma demanda gigante do mercado de produtos de saúde. É evidente que eles não estão vendendo só isso, mas a atitude demonstra criatividade e poder de reação. E também coloca a mão de obra para trabalhar e pagar o tempo ocioso.

Nesse momento cabe a todos nós fazermos essa curva parar de descer e começar logo o ponto de retomada. Tudo isso, é claro, tomando sempre as medidas de prevenção e de isolamento social necessárias para o enfrentamento dessa pandemia.

Siga-nos nas Redes Sociais

Facebook: https://www.facebook.com/engarrafadormoderno/

Instagram: https://www.instagram.com/engarrafadormoderno/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/engarrafador-moderno-27119a52/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCYKEMLS-inxqWocI2lGWHhQ

Deixe seu comentário