Conferências e palestras fazem parte dos eventos que acontecem paralelamente
à feira de expositores que apresenta as principais novidades em equipamentos, embalagens,
ingredientes e acessórios para as indústrias de bebidas
O terceiro dia do SIMEI teve como destaque a conferência “Novos caminhos de requinte entre madeiras, cerâmicas e a marca do território” com a mediação especial de Gabriele Goretti, Master of Wine, e a presença de especialistas de vinícolas da Itália e da França.
Foram apresentadas técnicas de envelhecimento do vinho em barricas de madeira, cerâmica e uma técnica onde o vinho passa por barrica de madeira e transferência de calor com pedras.
Os especialistas mostraram como as tostas diferenciadas na madeira podem conferir sabores e aromas especiais aos vinhos abrindo novas oportunidades às vinícolas.
Gabriele Goretti fez uma breve análise da Timorasso, uma uva bastante complexa e que permite a produção de vinhos de alta complexidade e com envelhecimento prolongado resultando em produtos perfumados e muito aromáticos.
Veja também
Um dos equipamentos apresentados na apresentação simula uma barrica de cerâmica com porosidade de 3 a 6% com fundo inclinado que possibilita uma lenta microxigenacao com resultados bem atraentes ao vinho.
Para o envelhecimento de champagne, o especialista francês destacou a tosta da barrica de madeira resultando em sabores e aromas diferenciados.
A Maison Moussiè apresentou um novo conceito em que a barrica de madeira é composta de serpentinas onde o calor é transferido através de água que passa por pedras especialmente selecionadas para o envelhecimento de vinhos. Essa transferência de calor entre a pedra e a barrica possibilita um vinho com aromas frutados e com um perfil aromático bastante atrativo para o mercado atual.
Todas as palestras e discussões foram acompanhadas por degustações guiadas pelo Master of Wine Gabriele Goretti.
Siga-nos nas Redes Sociais: