Passageiros que utilizam bicicleta para facilitar o deslocamento no dia a dia podem deixá-la gratuitamente e em um dos bicicletários da EMTU
Percorrer a cidade de bicicleta e poder se integrar ao sistema de transporte metropolitano para chegar ao trabalho ou escola é uma opção sustentável que proporciona melhora na qualidade de vida e contribui com a diminuição do trânsito e a redução de poluentes. Neste Dia do Ciclista (19/08), a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo mostra quais bicicletários disponibiliza em seus terminais de ônibus para facilitar o dia a dia das pessoas que utilizam bicicletas.
Ao todo, a EMTU conta com 1.082 vagas de bicicletários em dez terminais metropolitanos, além de 140 vagas de paraciclos nas estações do VLT da Baixada Santista. Os passageiros que se deslocam de bicicleta para utilizar ônibus intermunicipais, podem deixá-la em segurança e gratuitamente em um dos espaços disponíveis nos terminais da EMTU.
Na Região Metropolitana de São Paulo, os bicicletários podem ser encontrados nos terminais Jabaquara, Cecap, Vila Galvão e Luiz Bortolosso. No Grande ABC, o serviço está disponível nos terminais São Bernardo do Campo e Santo André Oeste. Na Região Metropolitana de Campinas, os terminais Americana, Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste oferecem o espaço. Já na Baixada Santista, o VLT conta com bicicletário na Estação Barreiros, em Santos, e paraciclos nas demais estações.
Para utilizar os bicicletários, o usuário deverá levar um dispositivo de segurança (trava ou cadeado) e no local irá preencher uma ficha de cadastro e apresentar documento com foto. O funcionário entregará um cartão de identificação com o número da vaga disponibilizada e um lacre adicional para fixar na bicicleta. Na retirada da bicicleta, o usuário vai devolver o cartão de identificação e apresentar novamente o documento com foto.
Por que o Dia do Ciclista é em 19 de agosto?
O Dia do Ciclista deve ser, além de tudo, um dia para reflexão das ações e atitudes que devemos tomar no trânsito tanto como ciclistas, pedestres, motociclistas e motoristas em geral. A data foi oficializada pela Lei 13.508, de 22 de novembro de 2017, 11 anos depois do trágico acidente que causou a morte do biólogo Pedro Davison, de 25 anos , atropelado enquanto andava de bicicleta no Eixo Sul, em Brasília.
Confira o vídeo de ciclistas que utilizam os bicicletários da EMTU: https://youtu.be/VvTduycXMEE
Hidratação
Companheira perfeita do ciclista, a água mineral faz parte dos momentos imprescindíveis de hidratação do nosso dia a dia.
A água mineral é um produto natural, que além de saciar a sede hidrata nosso organismo. A bebida possui sais minerais naturais e oligoelementos que contribuem para a saúde e longevidade das pessoas.
Com ou sem gás, a água mineral é a escolha diária para uma vida mais saudável. Não importa a estação do ano, a recomendação é beber, no mínimo, 2 litros de água por dia. Segundo os especialistas, a água ajuda a regular nosso intestino, limpa o organismo, faz bem para a pele e hidrata o corpo. Parabéns aos ciclistas e saúde com muita água mineral!!