Carlos Donizete Parra
A indústria é um dos setores que mais contribuem para o desenvolvimento econômico e social do país, representando atualmente 20,4% do PIB brasileiro. Além de ser um dos segmentos que oferece os salários mais altos, a indústria tem grande influência no fortalecimento da economia, a cada R$ 1 produzido, são gerados R$ 2,43 adicionais na economia, é o que afirma o levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), sobre o perfil das indústrias no Brasil.
A tecnologia sempre foi uma grande aliada do setor, oferecendo praticidade e modernização nos processos de produção. A inovação tecnológica permite a adequação das indústrias para que possam atender as demandas do atual mercado, que também mudou sua forma de consumo diante da crise. Oferecer soluções e produtos de acordo com a demanda atual é um desafio para todos, entre eles o segmento de água mineral.
O investimento em equipamentos e tecnologia de ponta é elevado e, por isso, necessita de embasamento técnico para gerar os resultados esperados. Perguntamos a alguns executivos:
Como a tecnologia contribui para o desenvolvimento da indústria de água mineral?
Quais as dificuldades de implantação das novas tecnologias?
Acompanhe as opiniões compartilhadas por eles.
Luciana Rambalducci, Diretora, Água Pedra Azul
A tecnologia é fundamental para o avanço da indústria de água mineral, possibilita aumento de produtividade, melhor controle de custos, reduzindo desperdícios e garantindo uma produção mais eficiente. Todavia, esse aparato ainda é muito dispendioso, implica em custos de implantação que são elevados. Mas, para se ter vantagem competitiva, a indústria de água mineral precisa apostar e investir em projetos de inovação e tecnologias que permitam elevar a produtividade para atender a demanda e manter o padrão de qualidade de seus produtos.
No setor de água mineral, a grande aposta está em embalagens sustentáveis, cada vez mais a utilização de pré-formas 100% recicladas, gramaturas reduzidas e, ainda, o uso da lata como alternativa ao PET.
Dentro da tendência de Personalização e Experiência, estão os produtos premium, a sofisticação, o luxo acessível, os produtos gourmet, além de produtos que levam o consumidor ao passado, ao saudosismo do estilo retro. As edições limitadas podem se tornar itens de colecionadores, sendo que essas embalagens podem ser customizadas ou lúdicas e também destacam-se aquelas que se aproximam do consumidor por permitirem interatividade e entretenimento.
Aline Telles Chaves, Diretora, Naturágua
O investimento em tecnologia é realizado continuamente na Naturágua. Em 2021 concluímos um grande projeto tecnológico, que somos pioneiros no Brasil. O Robô para Paletização automática de garrafões de 20 litros. Um projeto iniciado antes da pandemia. O braço robótico posiciona 16 garrafões por vez em pallets exclusivos de plástico que encaixam os garrafões até uma altura de 5 níveis. Os pallets se encaixam no garrafão criando um bloco único e facilitando a movimentação e o transporte. Essa tecnologia soluciona os problemas relativos a segurança do trabalho devido ao excesso de peso, riscos de acidente, má postura e, permite ainda, o aumento da velocidade de produção.
Em 2020 também lançamos o copo biodegradável, em parceria com um fornecedor que utiliza um polímero que permite a degradação do copo em aproximadamente 2 anos. O produto é aprovado pelo FDA americano e CEE. Também fomos pioneiros em sua utilização. Esse copo compõe, juntamente com a garrafa de 500ml, nossa linha ECO. Trata-se da embalagem com 9g, desenvolvida em parceria com a Krones.
Francisco Magalhães da Rocha,
Presidente, Psiu Indústria de Bebidas
Sem dúvida, a tecnologia contribui para o desenvolvimento das empresas e isso não é diferente para os engarrafadores de água mineral, onde podemos destacar a tecnologia Light Weight para redução da gramatura das garrafas PET, onde obtemos préformas mais leves, reduzindo custos e gerando menos resíduos ao meio ambiente. O Investimento em equipamentos compactos também proporciona maior rendimento e produtividade ao processo ajudando diretamente na redução de custos operacionais e maior eficiência ao sistema.
Cleomildo de Melo Freire, Diretor, Minalinda Água Mineral Natural Fluoretada
A tecnologia está aí para ajudar a todos nós, inclusive o setor de água mineral. Para ter acesso às principais tecnologias disponíveis no mercado é preciso investimento, e as indústrias precisam entender isso como Investimento e não como “custo ou despesa”. Essa ainda é uma dificuldade do setor produtivo. E isso acontece muito em função da burocracia de crédito bancário e incentivos tributários que travam por muitas vezes as indústrias brasileiras. De toda forma, a tecnologia de ponta e equipamentos modernos e com maior produtividade são fundamentais também para redução de perdas e custos.