Eficiência dos ingredientes na produção

A qualidade dos ingredientes afeta diretamente a qualidade do produto final, assim como a eficiência da produção podendo causar instabilidades no processo e perdas causadas por paradas não necessárias. A confiabilidade da cadeia de fornecimento também é outro aspecto relevante, principalmente nos dias atuais. Estamos passando por uma crise mundial no abastecimento de diversos ingredientes e insumos, como embalagens, CO2, resinas e outros. Uma parceria estratégica e duradoura pode garantir prazos, preços, qualidade e inovação que geram a competitividade fundamental para o sucesso dos negócios. Acompanhe a opinião de alguns executivos da área cervejeira sobre esse assunto.

Bruno Brito,
Diretor e Fundador, Cervejaria Dogma

Bruno Brito, Cervejaria Dogma

Para obtermos eficiência dos ingredientes na produção precisamos, acima de tudo, de fornecedores confiáveis que trabalhem com boas matérias-primas e que tenham estrutura para armazenagem mantendo a qualidade dos insumos. Isso, associado a equipamentos com tecnologias que aumentem a eficiência produtiva, são pontos cruciais para extrair o máximo de eficiência dos ingredientes.

Victor Marinho, Sócio e Mestre-cervejeiro
Cervejaria Dádiva

Victor Marinho, Sócio e Mestre-cervejeiro,
Cervejaria Dádiva

Acredito que o fator chave para uma cervejaria ter o máximo possível de eficiência é o laboratório. Infelizmente, pouquíssimas cervejarias artesanais têm laboratório no Brasil. E é muito difícil você ter repetibilidade sem esse investimento. Então, eu acho que esse é um ponto chave para a gente ter um processo eficiente e recorrente de produção. É preciso investir em tecnologia, em equipamentos de análise físico-química e microbiológica para ter o máximo de eficiência no processo.

Rodrigo Veronese, Mestre-cervejeiro,
Brewine Leopoldina

Rodrigo Veronese, Mestre-cervejeiro, Brewine Leopoldina

As cervejarias devem cada vez mais procurar parceiros estratégicos, que possam entregar qualidade, custo-benefício interessante e que consigam colaborar no desenvolvimento de novas receitas e estratégias de produção, para que as cervejarias possam produzir com foco na qualidade e não na quantidade.

Aloisio Xerfan, CEO
Blondine Bebidas Artesanais

Aloisio Xerfan, CEO,
Blondine Bebidas Artesanais

A cadeia de fornecedores é estratégica para as cervejarias artesanais. É um fator que tira a competitividade das cervejarias artesanais porque possui uma base de fornecimento monopolizada. O mercado hoje tem um ou dois players, no máximo, para cada item de formação do produto, além da base energética ser monopólio estatal com aumentos unilaterais sem aviso prévio.

 

 

 

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno