Produto chega custando, em média, 25% a menos para os consumidores
Bom para a saúde, para o meio ambiente e para o bolso. A Vinícola Aurora apresenta ao mercado o Suco de Uva Aurora Integral em embalagem da Tetra Pak de 1,5 litro.
Outra novidade será o preço para o consumidor final: por conta da jornada produtiva com a nova embalagem e a tecnologia envolvida no processamento e envase, o produto chegará mais barato, custando em média 25% a menos que a garrafa de vidro de 1,5L. Com o lançamento, a cooperativa projeta um crescimento de 30% no volume de vendas até o fim do ano.
Feita com uva e nada mais, a bebida traz todas as características nutricionais, de sabor e qualidade da tradicional garrafa de vidro. Cada 1,5 litro de Aurora Suco Integral é elaborado exclusivamente com 2 quilos de uva, sem adição de água, de açúcar, de corantes e de espessantes. Também não é preparado com suco concentrado e nem leva suco de maçã em seu processo.
Além disso, o produto é certificado pela Sociedade Vegana Brasileira, garantindo ao consumidor que os sucos da marca não usam nenhum produto de origem animal e que também não são testados em animais.
O enólogo Nauro Morbini, responsável técnico pela produção dos sucos Aurora, explica que devido ao modelo de envase asséptico da Tetra Pak, que evita que o produto tenha contato com o ambiente externo e a proliferação de microrganismos, a caixinha tem como vantagem o aumento da vida útil do produto.
“A combinação do tratamento térmico, mais o envase asséptico e as seis camadas de proteção das caixinhas resultam em um produto sem nenhum tipo de bactéria ou esporo. Assim, antes de ser aberto, ele pode ser mantido fora da geladeira por até 1 ano depois de produzido, mesmo sem o uso de conservantes. Essa tecnologia também favorece para que a bebida chegue com qualidade às populações mais distantes do nosso centro de produção, em Bento Gonçalves”, afirma Morbini.
Sustentabilidade do envase à logística
Envasada na unidade sustentável da empresa no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), a nova embalagem possui mais de 70% de conteúdo renovável, sendo desenvolvida com parte do plástico proveniente da cana-de-açúcar e com papel de florestas com certificação FSC (Forest Stewardship Council), o que garante um manejo responsável da matéria-prima.
Por ser focado numa economia circular de baixo carbono, o produto diminui em até cinco vezes a emissão de CO² e reduz o uso da água para limpeza e esterilização em 50%, quando comparado com outros tipos de envase. Além disso, a caixinha asséptica tem uma representatividade muito pequena no peso total de cada unidade (apenas 3,5% no peso bruto) e uma melhor composição de carga na hora do transporte, proporcionando uma eficiência logística de 30% quando comparado com o vidro.
“Estamos sempre em busca de melhorias para o nosso portfólio e de soluções para problemas ambientais. O Aurora Suco de Uva Integral em embalagem cartonada é feito com recursos renováveis, tem uma logística eficiente, tem qualidade protegida, é saudável, tem melhor exposição na prateleira e é fácil de dobrar e descartar”, avalia Hermínio Ficagna, diretor superintendente da Vinícola Aurora.
Além do suco de uva em embalagem da Tetra Pak de 1,5 litro e 200ml, a Aurora disponibiliza a bebida em garrafas de vidro de 1,5 litro, 1 litro, 500ml e 300ml. A vinícola também foi pioneira no Brasil na versão gaseificada do suco de uva – que tem todos os atributos do suco integral, mas levemente gaseificado – e é comercializado em garrafa de vidro de 275ml e em lata de 269ml. Ainda neste ano, será lançada a versão de suco branco integral gaseificado em lata.
O que os consumidores buscam?
O consumo de itens com impacto positivo vem crescendo no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo e-commerce Mercado Livre entre abril de 2021 e março de 2022, o número de compradores de produtos que estimulam estilos de vida, hábitos e comportamentos sustentáveis e que tenham benefícios ambientais e sociais cresceu 32%. Na América Latina, alimentos e bebidas com impacto positivo foi a terceira categoria mais vendida, com alta de 235%.
A composição e qualidade dos produtos são fatores fundamentais na hora da aquisição. De acordo o levantamento do Mercado Livre, 12% preferem produtos com embalagens feitas com materiais recicláveis e 10% feitos com componentes orgânicos ou agroecológico. O mesmo estudo identificou que nove entre 10 usuários concordam que a “situação ambiental é muito preocupante”.
Créditos: Anderson Pagani/Vinícola Aurora
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