Simei retoma com boas perspectivas

Edição 2022 encerra com mais de 30.000 visitantes

“Fechamos esta 29ª edição do Simei com mais de 30 mil visitantes, em linha com 2019, antes da pandemia: um resultado que supera em 20% as nossas expectativas”. Foi assim que o secretário-geral da Unione Italiana Vini, Paolo Castelletti, encerrou a Exposição Internacional de Máquinas de Vinificação e Engarrafamento que aconteceu de 15 a 18 de novembro na Fiera Milano. “Registramos um terço de visitantes de outros países – acrescentou -, representando 50 países em todo o mundo, confirmando a forte vocação internacional de um setor que faz 70% do seu volume de negócios no exterior. É um recomeço dinâmico – concluiu – que confirma o Simei como o principal evento de tecnologia de vinho e bebidas, um local de negócios e networking para um setor crucial para a economia italiana que vale mais de 3 bilhões de euros, mas também uma incubadora de reflexões e insumos para as políticas setoriais, a partir do tema da sustentabilidade, que se destacou em todo o evento”.

Com 480 expositores, 25.500 metros quadrados de espaço de exposição e 450 estrangeiros convidados pela Unione Italiana Vini e pela ICE, o Simei é o principal evento para tecnologia do vinho, da uva à adega, do engarrafamento até a taça. A edição de 2022 sediou, além dos prêmios “Lucio Mastroberardino Simei Innovation Challenge” e do Iga Beer Challenge, 40 eventos paralelos, incluindo conferências, painéis e cafés de discussão em parceria, entre outros, com The Sustainable Wine Roundtable (SWR), Assoenologi, Craft Distilling Italy e Donne del vino (Mulheres no Vinho).

Inovação e sustentabilidade

A inovação se fez presente nos lançamentos de expositores, nos congressos, seminários e eventos paralelos realizados durante o Simei 2022. Temas importantes como a sustentabilidade e Indústria 4.0 foram pontos centrais em equipamentos, embalagens e serviços apresentados pelos expositores. Muitas dessas soluções, com certeza, estarão nas indústrias de vinhos e bebidas nos próximos anos.

Sistema inteligente de fechamento

O novo sistema de controle desenvolvido pela Bertolaso traz o tradicional fechamento com rolha baseada em uma avançada tecnologia de sensores que permite o monitoramento da qualidade de cada tampa aplicada, além do fornecimento de todos os dados necessários para otimizar o equipamento de acordo com a embalagem garantindo maior eficiência e performance ao sistema de envase.

As embalagens foram ponto forte
no Simei mostrando a capacidade de
inovação dos fabricantes

Recuperação de CO2

A Padovan apresentou um sistema de recuperação de CO2 durante o processo de fermentação da uva. O CO2 produzido na fermentação é comprimido e conectado a um fotobioreator, de modo que a luz combinada com nutrientes inorgânicos do processo estimulam a biomassa a absorver o CO2 e a soltar o oxigênio na atmosfera através de fotossíntese.

Para uma vinícola com produção de 2 milhões de litros por ano será gerado uma produção de cerca 176 toneladas de CO2, sendo possível acumular quase 98 toneladas de biomassa por ano.

Uma pesquisa conjunta entre a Padovan e a Universidade de Padua desenvolveu uma cepa específica de microalga dessa biomassa capaz de produzir um óleo bastante similar ao de palma, resultando em uma alternativa comercial ao processo de recuperação desse CO2 durante a fermentação.

Pesquisa desenvolveu uma cepa específica da microalga de biomassa capaz de produzir um óleo bastante similar ao de palma, resultando em uma alternativa comercial ao processo de recuperação de CO2 durante a fermentação

Filtro de membranas

Safi é o novo filtro de membramas cerâmicas da Della Toffola pensado para oferecer um menor consumo energético e uma sensível redução na utilização de água e produtos químicos no processo.
Isso é possível graças a utilização de Inteligência Artificial que permite o “Gerenciamento autônomo e monitoramento da capacidade de filtração” para otimização do processo produtivo.

O filtro foi desenvolvido para aumentar a performance de filtração reduzindo ao mínimo o impacto ambiental.

Cápsula sustentável

A Crealis apresentou a Cápsula Circular PET+ para embalagens de vinhos produzida com 35% de PET reciclado pós-consumo, tornando o produto mais sustentável em sintonia com as necessidades do mercado de bebidas.

A Cápsula Circular PET+ oferece possibilidades de personalização, alta qualidade e performance elevada, além de redução de quase 30% da pegada de carbono e de cerca de 14% do consumo de água.

O Simei recebeu mais de 30 mil visitantes de mais de 50 países durante o evento que contou com 480 expositores em um espaço
de cerca de 25 mil metros quadrados

Válvula de enchimento híbrida

A Gai mostrou, entre tantas outras soluções, uma válvula de enchimento eletropneumática híbrida que combina “autonivelamento” com a tecnologia de válvula volumétrica.

A nova válvula soma vantagens dos dois sistemas permitindo alta flexibilidade e customização, podendo operar unicamente como válvula volumétrica ou como isobárica eletropneumática de nível. Também é possível combinar as duas tecnologias com precisão de enchimento para diversos tipos de bebidas e líquidos, além da possibilidade em diversos formatos de garrafas.

Filtro com baixa emissão de CO2

A Bucher Vaslin lançou no Simei 2022 uma família de filtros tangenciais chamada Flavy FGC composta de 4 modelos (até 320 hl/h dependendo do perfil do vinho). A produtividade do sistema é aumentada devido a alta velocidade de filtração e alto nível de estabilidade alcançado neste processo, além de reduzida perda de vinho a níveis nunca antes atingidos, segundo a empresa.

Os filtros da série Flavy FGC são equipamentos de baixa emissão de carbono graças a uma redução muito significativa do consumo de energia elétrica (em torno de 90% para vinhos brancos) e também uma redução do consumo de água, além de significativa economia nos custos operacionais.

O sistema de gestão automatizado possibilita o monitoramento e correção da produção sem a necessidade de paradas, com maior
eficiência e menor risco de erros

Software enológico

Quadr@ é um software enológico capaz de rastrear, captar dados de todo o sistema produtivo em tempo real graças a um sistema baseado em Inteligência Artificial. É um sistema avançado de controle de processo que permite suportar com precisão a produção em todos os níveis e necessidades do mercado atual.

Além do Quadr@, a Parsec também apresentou no Simei o Smarttrace System, uma avançada ferramenta que combina o Smart flow meter e um Multi Sensor Hub.

Essa combinação permite a otimização e simplificação de diversas operações, como: Quantidade de líquido movimentado, enchimento de acordo com parâmetros críticos enológicos, separação de uma base alta de qualidade de mosto, controle do final de lavagem etc. Também possibilita o monitoramento e correção da produção sem a necessidade de paradas com maior eficiência e menor risco de erros.

Redução do teor alcoólico com passagem por membranas

Mastermind Remove é o desalcolizador desencolvido pela Ju.Cla,S. e apresentado aos visitantes do Simei 2022. O sistema de remoção de álcool permite a redução do teor alcoólico do vinho, sem alterar sua estrutura, cor e aroma.

O mercado atual aponta para a necessidade de ampliação de portfólio e os vinhos com menor teor de álcool são uma exigência do consumidor mais jovem que está em sintonia com a saudabilidade.

Mastermind Remove foi projetado para responder de forma eficiente às necessidades de tratamento de álcool de qualidade: o vinho não é filtrado, somente o álcool é transferido para a solução extratora. O polímero que constitui a membrana não tem carga elétrica e foi escolhido por ser inerte: o tratamento não reduz a cor ou a estrutura do vinho inicial, pois a membrana utilizada não interage com o sistema coloidal. O vinho obtido mantém o aroma e atende aos desejos do consumidor e das tendências do mercado atual.

Filtração com menos borra

Um novo design de um elemento central da prensa pneumática, o canal “less lees” utiliza um meio filtrante aplicado a um suporte que permite uma micro separação sólido-líquido, ao contrário dos tradicionais canais já utilizados.

Com isso é possível reduzir a quantidade de borra produzida no processo independentemente da técnica aplicada ou da característica da uva, sem penalizar a extração e a duração do ciclo de prensagem. O material filtrante é uma estrutura formada de diversas camadas e criada com diferentes porosidades, possibilitando ao equipamento desenvolvido pela Diemme Enológica, a realização de um processo com menor produção de sólidos suspensos ajudando a economizar e estabelecer uma produção sustentável que limita os impactos ambientais.

Rotuladora permite flexibilidade de operações e trocas de formatos para agilizar o processo das fábricas que necessitam, atualmente, de um portfólio maior e com lotes menores

Rotulagem com eficiência

A rotuladora Flexa Sensicol Plus apresentada pela Kosme trabalha com etiquetas autoadesivas de papel ou plástico. A máquina do tipo rotativo possibilita ajuste simples e preciso das estações de rotulagem, além de tempos reduzidos para mudanças de diferentes formatos de embalagens ou rótulos, propiciando maior produtividade e agilidade ao processo de envase. O design ergonômico facilita ao operador o acesso rápido e seguro aos carrosséis de rótulos e também permite a integração simples com linhas e máquinas já existentes na fábrica. Equipamento permite flexibilidade de operações e trocas de formatos para agilizar o processo das fábricas que necessitam, atualmente, de um portfólio maior e com lotes menores.

Filtro de placas

A filtração de placas é uma tecnologia de filtração que utiliza caixas filtrantes capazes de reter partículas que variam em tamanho de 0,2 a 20 µm (mícrons). Quanto mais estreita a placa, mais o produto filtrado será estável, pois com este tipo de filtração os microrganismos, como leveduras, são eliminados melhorando a qualidade do produto final. Na indústria do vinho, a filtração a placas é usada para filtrar vinhos antes do engarrafamento. A Sfoggiatech apresentou no Simei uma linha de filtros de placas com tamanhos de 40×40 cm, 60×60 e 80×80, além de filtros tangenciais e um portfólio completo de equipamentos para produção de vinhos e bebidas em geral.

Com design moderno e higiênico, o sistema desenvolvido pela iLtec realiza o enchimento com altíssima precisão onde o líquido é sugado pelo vácuo criado no interior, sem contato nenhum entre o líquido e as bombas ou componentes mecânicos

Enchimento à vácuo

O sistema Ultra Filler desenvolvido pela iLtec é um equipamento compacto para o envase de bebidas. Com design moderno e higiênico, fabricado de aço inoxidável, o equipamento é composto por tanque e dois ou quatro bicos de enchimento com altíssima precisão onde o líquido é sugado pelo vácuo criado no interior, sem contato nenhum entre o líquido e as bombas ou componentes mecânicos, com capacidade de produção de aproximadamente 400 garrafas por hora, dependendo do líquido a ser envasado, com ajuste automático de formatos agilizando e flexibilizando a produção.

Vinho brasileiro ganha corpo

No Brasil, o consumo de vinhos cresceu nos últimos anos permitindo à indústria investimentos no campo, na produção e comercialização dos produtos. Segundo os dados divulgados pela União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA), entre janeiro e outubro de 2022, o mercado brasileiro comercializou 23 milhões de litros de vinhos, um aumento de aproximadamente 11% em comparação com o mesmo período de 2020.

O aumento das vendas foi impulsionado, entre outras coisas, por um novo comportamento do consumidor que contou com a digitalização como ferramenta para construção de um canal que elimina intermediários e permite o contato direto entre vendedores e compradores. O e-commerce cresceu muito nos últimos anos. Só no primeiro semestre de 2022, esse canal representou 118,6 bilhões de vendas, de acordo com a 46a edição do Webshoppers da Nielsen | Ebit. A previsão é de que o volume de vendas ultrapasse facilmente a casa dos 210 bilhões de reais em 2022.

Na indústria e no campo, a digitalização também é imprescindível para agilizar, monitorar e aumentar a eficiência e a qualidade da uva e do vinho. Novas tecnologias baseadas na Indústria 4.0, como a utilização de drones e sensores possibilitam medidas preventivas para situações climáticas que antes destruíam ou mitigavam plantações inteiras.

Na indústria os processos podem ser rastreados, monitorados e controlados evitando erros de produção, paradas de máquinas e linhas de envase aumentando a eficiência e a performance das fábricas.

Tecnologia apresentada no Simei possibilita a redução da quantidade de borra produzida no processo independentement da técnica aplicada ou da característica da uva, sem penalizar a extração e a duração do ciclo de prensagem

Muitas dessas tecnologias e inovações estiveram presentes nos estandes de expositores e em eventos de conhecimento durante o Simei. Uma caravana com cerca de 100 visitantes brasileiros percorreu os mais de 25 mil metros quadrados da feira em busca de soluções para os desafios da vitivinicultura brasileira.

Além da digitalização, eficiência e redução de custos, a sustentabilidade é um tema recorrente e cada vez mais importante para o setor de vinhos. A maioria dos lançamentos do Simei tiveram essa preocupação e apresentaram atributos como redução do consumo de energia elétrica e água, aplicações incorporando energias renováveis, redução da pegada de CO2, além de todas as iniciativas que envolvem a economia circular.

As diferenças entre os mercados brasileiro e europeu de vinhos são gigantes, mas muitos dos problemas e soluções são comuns e essa troca de experiências é fundamental para o desenvolvimento do setor vinícola. A partir dessa experiência e acúmulo de conhecimento, o empresário torna-se mais capaz de implementar as novidades em suas fábricas de acordo com suas estratégias e características particulares.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno