Refrigerantes buscam posicionamento saudável

Refrigerantes investem em inovação para levar saudabilidade, funcionalidade
e muito sabor aos consumidores

Carlos Donizete Parra

Uma das bebidas mais consumidas no mundo, os refrigerantes perderam 4% de participação no mercado de bebidas não alcoólicas entre 2018 e 2020, passando de 51% para 47%. Segundo algumas projeções, até 2026, a tendência é de que o mercado caia 14%. Apesar dos números negativos, a indústria vem apresentando novas alternativas através de um reposicionamento saudável e com uma pegada jovem e sustentável. O potencial de consumo é grande e muitas oportunidades podem ser exploradas.

Impactado principalmente pela preocupação dos consumidores por produtos saudáveis, o setor de refrigerante vem ano a ano desenvolvendo alternativas que atendam essas necessidades. É uma verdadeira revolução no desenvolvimento de produtos começando pela concepção de novas receitas, passando por embalagens mais sustentáveis até uma comunicação que aproxime mais o produto dessa nova geração de consumidores. E, se reinventar, convenhamos, não é uma tarefa simples. Mas a indústria de bebidas está bem avançada nesse sentido.

“O açaí possui propriedades antioxidantes que contribuem com a imunidade, tão em voga atualmente, e a Acerola é uma das fontes naturais mais ricas em vitamina C no mundo”,
Paulo Foganholo, líder do negócio de bebidas da ADM América Latina

Para obter resultados positivos, as indústrias terão que se adaptar às novas demandas de consumo. A visão do consumidor a respeito de uma bebida mudou radicalmente nos últimos anos.

Lá atrás, os refrigerantes zero açúcar entenderam os desejos dos consumidores e já conquistaram uma parcela significativa das pessoas que buscam saudabilidade, mas que ao mesmo tempo não abrem mão do sabor e refrescância dessas bebidas. Por sinal, o sabor é um dos principais fatores de decisão na escolha de alimentos e bebidas e, por isso, está constantemente no radar das empresas quando o assunto é inovação e desenvolvimento de novos produtos. Sabores típicos como guaraná, açaí e acerola ganham a atenção dos consumidores, principalmente quando o assunto são as bebidas não alcoólicas.

Para Paulo Foganholo, líder do negócio de bebidas da ADM América Latina, o sabor é a característica mais relevante e que mais chama a atenção do consumidor no momento de compra de uma bebida.

“Cada vez mais temos percebido que as frutas do Brasil, principalmente da Amazônia, como o guaraná e o açaí além da Acerola da região Nordeste, têm gerado demanda para o setor de bebidas energéticas”, afirma. De acordo com uma pesquisa da Mintel de 2020, 33% dos consumidores brasileiros buscam experimentar sabores diferentes na maioria do tempo, enquanto 37% ocasionalmente têm esse mesmo interesse.

Além da refrescância e autenticidade de sabores, a preferência por ingredientes brasileiros se dá também pela funcionalidade acrescentada no produto. Claudineia Caetano, gerente de desenvolvimento para bebidas da ADM complementa: “O guaraná é conhecido como fonte natural de cafeína, proporcionando uma dose extra de energia, auxiliando no desempenho físico, esportivo, foco cognitivo e redução da fadiga mental. A cafeína é conhecida por fornecer energia de longa duração e os bioativos fornecem propriedades antioxidantes. O açaí também possui propriedades antioxidantes que contribuem com a imunidade, tão em voga atualmente, e a Acerola é uma das fontes naturais mais ricas em vitamina C no mundo. Na ADM temos acesso a essa gama completa de ingredientes para considerarmos nas formulações”.

Outro aspecto interessante dos ingredientes produzidos no local é a redução de custos, além do aspecto social que incentiva a utilização de produtores regionais e da comunidade local.

É possível trabalhar com a sazonalidade de ingredientes e a ampliação de portfólio com produtos de edição limitada mas com bom valor agregado e que proporcionem uma boa experiência ao cliente.

Be Pop é saudável e tem sabor

Seguindo essa estratégia, no último trimestre de 2021, a Blondine – Companhia de Bebidas Artesanais – lançou no mercado nacional uma linha de refrigerantes saudáveis com sabores diferenciados. A Blondine escolheu sabores que agradam o consumidor mas que ao mesmo tempo não conflitam com os sabores tradicionais existentes no mercado. O Be Pop apresenta seis novos sabores com mix de frutas diferenciadas: Pitaya & Cranberry, Seriguela & Maracujá, Tangerina & Guaraná, Abacaxi & Gengibre, Framboesa & Pêssego, e Graviola & Limão Siciliano.

Sem aditivos químicos, com aromas 100% naturais, suco de fruta e com corantes naturais provenientes de concentrados de vegetais, a novidade é produzida na fábrica da companhia – localizada na região de Itupeva, no interior de São Paulo. A composição também inclui Polidextrose, tornando o refrigerante rico em fibras.

“Aqui na Blondine temos um grande foco em P&D para ofertar novidades que acompanham as principais tendências mundiais, além do nosso caráter de pioneirismo em muitos destes projetos.

Estamos muito animados com a nova linha Be Pop, era uma categoria que já fazia sucesso dentro do nosso pipeline, e que agora apresenta uma proposta inovadora de um refrigerante funcional e com uma pegada descontraída que buscamos trazer nos rótulos e na embalagem em lata”, afirma Aloísio Xerfan, cofundador da Blondine.

“O consumidor atual está focado em
saudabilidade, então a barreira de preço
para esses produtos é menor porque
a percepção de valor é maior”,
Aloisio Xerfan, CEO da Blondine
Bebidas Artesanais

Segundo Aloisio, o momento atual é propício para lançamentos com características inovadoras. “Na Blondine produtos que estavam no pipeline de inovação com previsão de lançamento para 2030 serão lançados este ano. A meta para 2022 é fechar lançamentos em cerca de 20 categorias diferentes”, garante o executivo.

Para fazer isso acontecer a Blondine aposta em um modelo de produção com lotes menores mas com maior valor. “O Be Pop, por exemplo, custa o dobro de um refrigerante tradicional mas é natural, entrega saudabilidade, funcionalidade, menos calorias e com um sabor sensacional.

O consumidor atual está focado em saudabilidade, então a barreira para esses produtos é menor porque a percepção de valor é maior”, explica Aloisio Xerfan.

A flexibilidade das linhas de produção será o grande diferencial para o sucesso desse modelo, além da capacidade de gestão dos profissionais da operação que terão que conviver com essa variabilidade de portfólio mantendo sempre o padrão e qualidade dos produtos. Um desafio diário a ser vencido pelos profissionais das linhas de produção.

Os lotes menores de produção também reduzem o risco da inovação funcionando como pequenos testes que podem ser melhorados rapidamente para chegar no resultado esperado de acordo com as orientações do mercado.

 

 

 

 

Em sintonia com as mudanças

Com 70 anos de atuação no mercado de bebidas, a Convenção é uma empresa familiar que busca a qualidade e inovação para se manter forte e competitiva.

Saudabilidade e sustentabilidade fazem parte da estratégia de desenvolvimento de produtos e para ampliação do portfólio. “Estamos passando por momentos de grandes e constantes transformações. E, mais do que nunca, os anos de 2020 e 2021, nos mostraram o quanto precisamos estar preparados para as mudanças. Temos evoluído nos nossos processos, nos nossos produtos, no nosso relacionamento com parceiros e em ações de preservação ao meio ambiente”, explica Geraldo Guitti, presidente da empresa.

“Estamos passando por momentos de grandes e constantes transformações. Os anos de 2020 e 2021 nos mostraram o quanto precisamos estar preparados para essas mudanças”, Geraldo Guitti, presidente da Convenção

Com o aumento do e-commerce e a presença cada vez maior dos consumidores nos canais digitais, a Convenção também enxerga a possibilidade de ampliar sua abrangência comercial e expandir a distribuição em nível nacional. “Temos variedade de produtos, tradição e qualidade. O foco é o aumento da representatividade de produtos que visam a saudabilidade e sustentabilidade. No caso específico dos consumidores que desejam reduzir a ingestão de açúcar e calorias, a Refrigerantes Convenção oferece opções de bebidas com sabor e qualidade com 53% de redução de açúcar, 0% açúcar e zero caloria.

Também oferece diversos tamanhos de embalagens com todas as informações nutricionais nos rótulos para ajudar os consumidores a fazerem suas escolhas ideais.

Além disso, reduzimos o teor de sódio e conservantes dos produtos, todos estão de acordo com as novas recomendações do Ministério da Saúde e Associação Brasileira de Indústria de Alimentação (ABIA). Um exemplo nessa linha é o refrigerante Chinotto, um produto que não possui nenhum conservante em sua composição”, complementa Geraldo Guitti.

Portfólio da Convenção inclui refrigerantes com 53%
de redução de açúcar, zero açúcar e zero caloria

 

Coca-Cola FEMSA consolida liderança

Com a aquisição, participação da Coca-Cola FEMSA no volume do sistema
Coca-Cola Brasil passará de 50% para 52%

Negócios recentes demonstram a efervescência do setor. Maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, a FEMSA adquiriu 100% da CVI Refrigerantes Ltda, engarrafadora do Rio Grande do Sul. Com a aquisição, a participação da Coca-Cola FEMSA no volume do sistema Coca-Cola Brasil passará de 50% para 52%.

O negócio expande e consolida o posicionamento da Coca-Cola FEMSA no Brasil. Atualmente, a empresa possui uma fábrica localizada em Santa Maria e três centros de distribuição que abastecem 13,5 mil pontos de venda, impactando 2,8 milhões de consumidores locais.

“A aquisição da CVI Refrigerantes é muito importante para o crescimento dos negócios da Coca-Cola FEMSA no Brasil. Com ela, passaremos a cobrir todo o Rio Grande do Sul, fortalecendo nossa presença na região Sul, que é estratégica para o negócio e consolidando nossa posição de liderança no país”, diz Ian Craig, CEO da Coca-Cola FEMSA Brasil.

 

FYS chega com 50% menos açúcar

FYS busca novo posicionamento e apresenta nova fórmula com 50% menos açúcar sem abrir mão do sabor

O refrigerante FYS, do Grupo Heineken, busca um posicionamento mais ousado e, para isso, segundo a empresa, apresenta nova fórmula com 50% menos açúcar do que a média da concorrência, sem abrir mão da refrescância e sabor. Como no caso de outros produtos da categoria, FYS aposta na diferenciação de sabores, por meio das variações Limão Siciliano, Tônica com toque de Limão Siciliano, Laranja Pera e Guaraná da Amazônia, comercializados exclusivamente em embalagens individuais – latas de 350ml.

“Além de trazer um benefício relevante, que é a redução de açúcar, FYS está chegando ao mercado com uma comunicação irreverente, ousada e criativa brincando com os efeitos do excesso de marketing nas campanhas”, explica Bruno Piccirello, Gerente de Marketing de marcas não alcoólicas do Grupo Heineken.

Simplicidade e personalização

Mesmo para marcas já posicionadas no mercado, é fundamental oferecer uma experiência personalizada e inovadora aos usuários. Segundo pesquisa da Bases/Nielsen produtos que oferecem uma experiência única e inovadora têm 15 vezes mais chance de sucesso, isso pode significar cerca de 30% de diferença nas vendas do produto no primeiro ano.

Estudo da KPMG apontou que a confiança e práticas eficientes de relacionamento com o consumidor são essenciais para a fidelização e engajamento.

Além disso, a simplicidade e personalização são os dois fatores essenciais para garantir uma boa experiência do cliente durante a jornada nas organizações.

Segundo o sócio-líder de consumo e varejo da KPMG, Fernando Gambôa, a necessidade de interagir com os clientes de forma mais simples e fácil já era um ponto de atenção para as empresas antes da pandemia da covid-19. “Com a propagação da doença globalmente, essa demanda se tornou ainda mais evidente, já que houve alterações no comportamento do consumidor e rápida evolução de tecnologias voltadas a oferecer uma melhor experiência aos clientes”, analisa.

“A necessidade de interagir com os
clientes de forma mais simples e fácil
já era um ponto de atenção para as
empresas antes mesmo da pandemia”,
Fernando Gambôa, sócio-líder de
consumo e varejo da KPMG

De acordo com a pesquisa, a experiência do cliente deve ser simples, personalizada e atraente. Isso significa um tratamento específico, no qual ele se sinta valorizado para criar fidelidade e engajamento.

Para oferecer um relacionamento que supere as expectativas do cliente, é necessária uma coordenação de processos com o alinhamento das práticas de todas as áreas da empresa com o cliente que promovam um profundo entendimento do consumidor.

O relatório apontou que as conexões que integram a experiência do cliente são fundamentais para garantir práticas eficientes. Portanto, o conhecimento do consumidor, a coordenação organizada das experiências online e presenciais e o estímulo à inovação são necessários. A personalização deve imprimir relevância, aumentando a abrangência do conhecimento do cliente para ações que sejam de interesse efetivo.

 

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