Reforçar investimentos em tecnologia e na valorização da água mineral

A água mineral precisa ser cada vez mais valorizada como um produto saudável, nobre,
com características únicas e “amiga” do meio ambiente. Essa deve ser uma das metas do setor,
assim como o aumento dos investimentos em tecnologia para tornar as operações mais
eficientes e produtivas, melhorando o desempenho operacional e, por consequência,
as margens de lucro das empresas

 

Por Carlos Donizete Parra

Como qualquer outro produto de consumo, a água mineral olha para o futuro e traça metas ambiciosas para sua cadeia produtiva. Temas como ESG, digitalização, experiência de consumo e o consumidor no centro de todas as decisões são essenciais para a competitividade das empresas no mercado. Não menos importante é reforçar a imagem da água mineral como um produto natural, saudável e que respeita o meio ambiente.

Para falar sobre essas questões entrevistamos Carlos Alberto Lancia, recém-eleito presidente da Abinam / Sindinam, para o triênio 2022/2025. O executivo enfatizou a importância do ESG, da tecnologia e da valorização da água mineral como um produto natural e saudável. Também citou os desafios da tributação excessiva, assim como a necessidade de investimentos em tecnologia para que as indústrias obtenham mais eficiência e produtividade.

Engarrafador Moderno – Como será a água mineral do futuro?

Carlos Alberto Lancia – Em termos de produto, como é uma dádiva da natureza, sem nenhum tipo de manipulação, alteração e tratamento já é um produto do futuro. A sociedade cada vez mais buscará produtos que atendam o bem estar, que não agridam o meio ambiente e que sejam seguros para as famílias.

Como a tecnologia pode ajudar nesse caminho?

Lancia – A indústria 4.0 contribui para que as empresas melhorem seus processos de envase, minimizando desperdícios, produzindo mais com menos, ou seja, processos eficientes e eficazes.

Avanços precisam ser feitos, mas o ESG é um caminho sem volta onde o mercado vai impor essa condição

A indústria de água mineral conhece seus consumidores?

Lancia – Depois da pandemia, muita coisa mudou nos hábitos e costumes da sociedade. Pesquisas de consumo terão que ser refeitas para que possamos entender melhor esse novo consumidor. De qualquer maneira, a mulher continuará a ser o shopper da água mineral natural.

O que o consumidor deseja hoje do produto água mineral? Esses desejos estão sendo atendidos?

Lancia – A sociedade busca empresas e produtos que tenham mais que uma missão, um propósito. Temos que atender esses consumidores com práticas corretas de ESG oferecendo produtos seguros, de qualidade e puros em sua origem.

Como o ESG afeta a indústria de água mineral no Brasil?

Lancia – Avanços precisam ser feitos, esse é um caminho sem volta onde o mercado vai impor essa condição. As pessoas vão basear suas decisões de compras por produtos que proporcionem impactos sociais em suas comunidades e que contribuam para o meio ambiente.

 

O que fazer para agregar valor ao produto água mineral?

Lancia – Mostrando ao consumidor o valor da água mineral natural , para que ele entenda que é um produto de escolha e escolha por saúde, bem-estar, praticidade, segurança, entre tantos atributos existentes nesse nobre produto. Toda água mineral natural tem um DNA próprio e único.

Não há mais espaço para a incidência da substituição tributária e nem para prívilégios tributários

Como melhorar a rentabilidade da indústria de água mineral? A tributação é o maior desafio?

Lancia – A tributação é, sem dúvida, uma questão importante no segmento, porém não é a única. Temos que melhorar as margens de contribuição das nossas empresas, nos tornando mais eficientes, otimizando processos, tecnificando nossas operações e buscando a valorização do produto como ele merece. Não há mais espaço para a incidência da substituição tributária e nem para prívilégios tributários.

Água mineral saborizada é uma boa opção para aumento de portfólio?

Lancia – A denominação “água mineral saborizada” necessita ser relançada. Infelizmente houve muita confusão de conceito e nomenclatura quando do lançamento dessa categoria no Brasil, inclusive com ação do Ministério Público e Procon.

Quais os benefícios da água mineral?

Lancia – É enriquecida de sais minerais pela própria natureza. É captada de fontes localizadas em áreas ambientalmente protegidas que preservam a composição mineral e bacteriológica da água. Somente fontes legalmente autorizadas podem explorar essas águas, e é amiga do meio ambiente.

Como as indústrias devem explorar melhor o rótulo?

Lancia – A legislação de rotulagem no meu entender não deve ser mudada, a proposta da consulta pública da ANM, desvaloriza a água mineral natural brasileira. Especificações como o tamanho da fonte de letra, que hoje é de apenas 1mm, deverá ser seguida, as demais informações são as obrigatórias na legislação de rotulagem da Portaria 470/1999 do MME.

O consumidor compra a água mineral pela composição química do produto?

Lancia – De acordo com pesquisas, apenas 25% dos consumidores brasileiros têm o hábito de leitura de rótulos o que é uma pena, porque cada água tem sua característica única e essa riqueza precisa ser conhecida.

Essa pode ser uma maneira de agregar valor ao produto?

Lancia – As redes sociais contribuem com a disseminação dessas informações e isso está ajudando a deixar o consumidor mais atento ao rótulo dos produtos, inclusive o de água mineral.

 

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