A KHS Indústria de Máquinas completa seis décadas de atividades no Brasil sempre voltada para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis. Durante esse período, a empresa se consolidou como um dos principais players em tecnologia para linhas de envase de bebidas
A KHS do Brasil vem alcançando excelente desempenho nos negócios na América Latina, com a participação ativa de sua equipe de 400 funcionários na fábrica localizada em São Paulo. Com um extenso portfólio composto desde linhas completas, máquinas individuais, soluções de envase e embalagem para a indústria de bebidas e alimentos líquidos, a filial brasileira está capacitada para projetar e fabricar plantas de processo completas, além de oferecer um eficiente atendimento de pós-vendas e treinamento para colaboradores da empresa e clientes em um moderno e equipado Centro de Treinamento.
“Nosso principal diferencial são nossas fábricas localizadas estrategicamente nos mercados onde atuamos. Nossas plantas no Brasil, México e Estados Unidos, e nossos escritórios de vendas e serviços no Chile, Argentina e Colômbia passam flexibilidade e confiabilidade necessárias para nossos clientes investirem com tranquilidade. Com fabricação própria no Brasil, estoque de peças e somado aos nossos serviços técnicos, podemos atender toda a América Latina de uma maneira rápida e eficiente”, afirma Roberto Giampietro, Diretor Geral.
Nos últimos anos, a empresa vem modernizando e reestruturando suas instalações, assim como suas metodologias de governança.
Essas alterações foram fundamentais para a competitividade da empresa no mercado.
“Essas mudanças impactaram muito nosso modelo de gestão, hoje nosso foco é no aumento de responsabilidade e descentralização de atividades de nossa matriz na Alemanha e o Brasil tem um papel muito importante nesse novo modelo”, explica Matthias Göllner, Diretor Geral Financeiro.
Em um mercado ávido por inovações, é um desafio se manter relevante e, para isso, a empresa implanta, permanentemente, programas e projetos de melhoria de eficiência de suas linhas de produção, além de fortes investimentos em novas tecnologias com respeito ao meio ambiente.
A KHS possui uma extensa quantidade de patentes e tecnologias que são referência no mercado, isso é uma prova do comprometimento da companhia com pesquisa e desenvolvimento, além das várias parcerias com universidades e um time formado por professores e Doutores em suas respectivas áreas de atuação buscando encontrar as tecnologias que irão ditar os próximos anos. E, acima de tudo, a empresa segue investindo pesado em P&D e na modernização do parque fabril.
“Um dos grandes diferenciais da KHS é o setor de engenharia que já atua no início do desenvolvimento de novos produtos na Alemanha. Nossos engenheiros desenvolvem junto com os engenheiros alemães as novas máquinas, assim temos toda a transferência de Know How. Após a fase de testes e aprovações, as tecnologias são disponibilizadas globalmente, em paralelo os times locais são capacitados e realizamos investimentos em estoque de peças de reposição, ou seja, é um processo que começa antes da comercialização dessas novas tecnologias. Como exemplo podemos mencionar a Sopradora Blomax série V, com velocidade de sopro de até 2.800 gph por molde e o menor consumo energético do mercado, Blocos Sopradora + Enchedora + tampadora para produção de garrafas leves e com material reciclado para enchimento a quente, Sistema de embalagem NMP que utiliza pontos de cola para fixação das garrafas eliminando utilização de filme plástico, e com certeza muito mais ainda está por vir”, complementa Franz Beissel, Diretor Geral.
Veja também
O nascimento
No final do século passado, a cidade de Dortmund, no noroeste da Alemanha, possuía 35 cervejarias que produziam cerca de 170 mil hectolitros por ano. A região competia com a Bavária na produção de cerveja, que já naquela época era a bebida predileta dos alemães. De olho nesse potencial de mercado, Carl Kappert decidiu montar em 1868, uma empresa para a venda de artigos técnicos voltados para cervejarias e maltarias. Nesse mesmo ano seu genro, Louis Holstein, juntou-se a ele. Nascia assim a Holstein & Kappert, berço da atual KHS.
Início no mercado brasileiro
Instalada inicialmente num acanhado prédio de pouco mais de 1500m, no bairro paulistano do Pari, a H&K acompanhou os primeiros passos do mercado brasileiro de bebidas rumo ao consumo de massa.
Apoiada na moderna tecnologia alemã, que lhe permitia fabricar aqui as primeiras enchedoras automáticas, e uma estratégia comercial agressiva, a empresa viu suas encomendas crescerem gradativamente. Uma encomenda inaugural, feita por um dos maiores fabricantes de cerveja em meados dos anos 60, mobilizou toda a companhia e se transformou em um marco do desenvolvimento da empresa.
Expansão
A H&k entrou na década de 70 em plena expansão e com crescimento vertiginoso. Logo as instalações do Pari se tornaram insuficientes. A empresa iniciou então a construção de uma nova sede, no Parque Novo Mundo, onde até hoje está a matriz brasileira. Inaugurado no segundo semestre de 1974, o novo prédio recebeu uma empresa que havia passado de 200 funcionários para 531 em pouco mais de quatro anos.
Potência no mercado
O mercado mundial de máquinas para a indústria de bebidas teve grandes modificações no início dos anos 90. Principalmente na Europa, onde a evolução tecnológica sempre foi mais acentuada, aconteceram muitas fusões, compras e incorporações.
Uma delas ocorreu em 1993, na Alemanha, quando o grupo Klockner Werke AG, uma das maiores holdings Alemãs com atuação em diversas áreas, adquiriu o controle acionário das empresas Seitz Enzinger Noll Maschinenbau AG e Holstein-Kappert AG, ambas concorrentes, fazendo nascer dessa união, a KHS (“K” de Klockner, “H” de Holstein & Kappert e “S” de Seitz).
Logo após a fusão, iniciou-se um processo de renovação das máquinas, sendo que, ao final de dois anos, 75% dos equipamentos haviam sido renovados ou melhorados.
O futuro hoje
De olho no século XXI, a KHS passou a operar sob uma nova mentalidade administrativa e modernas estratégias comerciais. Em seus planos de expansão comercial a América Latina aparece como alvo prioritário. Através de um escritório em Miami, a empresa espera ampliar sua participação no mercado do continente, em especial no Caribe e norte da América do Sul, oferecendo um serviço diferenciado em suporte de peças e assistência técnica.
Numa economia globalizada, a KHS percebeu que precisava agregar um diferencial aos seus produtos em relação aos demais fornecedores. A solução foi a melhoria e ampliação dos serviços prestados aos clientes, desde o atendimento até o fornecimento de assistência técnica e informações em tempo real sobre peças de reposição. Todo esse processo ao longo dos últimos quatro anos surtiu os efeitos desejados. Cerca de 75% dos equipamentos oferecidos ao mercado foram melhorados ou renovados, posicionando a KHS com segurança os desafios do futuro.
Siga-nos nas Redes Sociais: