ABINAM trata do ESG na indústria de água minerais

Expo-Abinam e Congresso Brasileiro de Águas Minerais apresentaram
novas tecnologias, tendências e insights relevantes sobre o mercado de bebidas

Por Carlos Donizete Parra

Tradicional evento da indústria brasileira de águas minerais, a Expo-Abinam e o Congres­so Brasileiro das Indústrias de Águas Minerais realizados pela Abinam/Sindinam trouxeram inovações e soluções importantes para profissionais e indústrias do setor.

Com mais de 1300 pessoas na feira e 400 congressistas, o evento teve a sustentabilidade e a economia circular como destaques tanto nas palestras apresentadas no congresso como nas novidades trazidas pelos expositores. “O mercado de água mineral cresce dois dígitos desde 2015. Em 2022 vendemos mais água mineral que refrigerante e essa situação deve se manter daqui para frente”, informa Carlos Alberto Lancia, Presidente da Abinam/Sindinam.

Para acompanhar esse crescimento, segundo o presidente da Abinam, as empresas precisam se adequar ao mercado e, nesse sentido, a economia circular é uma questão estratégica. “A implantação do selo fiscal auxilia nesse controle também. O setor de água mineral tem uma grande vantagem na economia circular por conta do garrafão de 20 litros, ele é retornável e representa mais de 60% das vendas de água mineral no Brasil”, complementa Lancia.

O Congresso apresentou assuntos relevantes e que agradaram o público presente, como: Tendências e Expectativas do Mercado de Água Mineral; Quando a Inteligência Artificial se encontra com a sabedoria humana; Embalagens Sustentáveis; Os desafios da tecnologia na Reciclagem do PET; A Importância da Implantação do Selo Ambiental, Sanitário e Fiscal no Estado do Rio de Janeiro. “Tanto o Congresso como a Expo-Abinam têm como objetivo principal levar as novidades tecnológicas em primeira mão para os profissionais do setor. Outro ponto é delinear a política empresarial do setor  e levar conhecimento com palestrantes que apontem caminhos para o futuro”, explica Carlos Alberto Lancia.

Reciclagem

Krones do Brasil participou do Congresso com a palestra “Os Desafios da Tecnologia na Reciclagem PET, além do amanhã”, ministrada por Fabio Brilhadori Martins.

O palestrante mostrou a importância e a evolução da indústria de reciclagem de PET nos últimos anos dispondo, atualmente, de várias tecnologias capazes de executar a industrialização do PET para um novo tipo de consumo. Essas tecnologias abrangem, desde as mais simples como moagem e lavagem, até as mais sofisticadas contemplando etapas de super-lavagem, descontaminação, ex­tru­são, granulação e pós-condensação. Sob a denominação Metapure S e Metapure W, a tecnologia de reciclagem da Krones tem capacidade de produção de 1000 a 6000 kg/hora e pode ser adquirida em módulos permitindo a montagem de acordo com as necessidades do projeto.

Embalagens sustentáveis

Também tendo a sustentabilidade como foco, Marcelo Martini, Gerente Comercial da KHS do Brasil, apresentou a palestra Embalagens sustentáveis. Marcelo destacou o NMP (Nature Multi Pack), uma solução que pode ser aplicada em embalagens de vidro, lata ou PET. No caso de latas pode ser para formatos padrão e sleek com volumes de 250 a 580ml em packs para quatro, seis ou oito latas. As embalagens podem ser unidas por um ponto de cola ou a estabilidade pode ser obtida por perfuração e dobra no cartão. O NMP elimina o shrink com alguns pontos de cola e tem alça como opção. Outras vantagens são a redução do consumo de energia, atrativo no ponto de venda e, principalmente, tem o apelo sustentável. Além disso, o NMP traz flexibilidade às indústrias de bebidas em relação a um portfólio mais abrangente de formatos e packs diferenciados.

Congresso Internacional

O Congresso deste ano também teve uma conotação internacional ao trazer palestrantes de renome de países como Portugal e Espanha, entre eles o Prof. Dr. Francisco Maraver Eyzaguirre da Universidade Complutense de Madri que  abordou o tema: Novas evidências das Propriedades Minerofuncionais das Águas Minerais Naturais onde mostrou a importância da água mineral para a saúde e nutrição, com benefícios funcionais para diversos órgãos do corpo humano. O palestrante mostrou a necessidade da disseminação de uma cultura de água mineral para que as pessoas entendam os benefícios do produto. Isso possibilita às empresas agregar valor à água mineral através do conhecimento das propriedades funcionais.

Outra palestrante da Espanha, a Dra. Irene Zafra Moreno, Secretária Geral da Associação de Águas Minerais da Espanha (ANEABE), apresentou o tema: O Setor de Águas Minerais na Espanha.

Segundo ela, a água mineral é a bebida não alcoólica mais consumida na Europa, sendo a Espanha o quarto maior produtor. As pequenas empresas representam 60% do mercado espanhol de águas minerais que possui 120 produtores. Segundo a palestrante, a Europa está sofrendo com a economia com custos elevados decorrentes, principalmente, da Guerra entre Rússia e Ucrânia.

A embalagem mais usada é o PET sendo que o formato de 3 litros representa 30% do mercado espanhol. Há uma forte tendência de aumento da participação do vidro no setor em virtude do apelo ecológico. A legislação espanhola determina uma redução do volume de plástico de 25% até 2025 e plástico zero até 2040.

Além disso, o plástico virgem tem imposto e o plástico reciclado é isento. Grupos ambientalistas querem a Europa  neutra até 2050, por isso, questões como energia limpa e tudo que se relaciona à sustentabilidade ganham relevância. Para as empresas isso é incremento de custo, no entanto, é estratégia empresarial para a sobrevivência no mercado.

No encerramento do congresso, William Waack comandou um Talk Show com importantes executivos do setor como: César Dib – Diretor Presidente da Lindoya Verão, José Aélio Silveira Júnior – CEO Minalba Brasil Alimentos e Bebidas Ltda., Luciana Rambalducci – CEO Água Pedra Azul S/A, Dr. Mauro Henrique Moreira Souza – Diretor geral da Agência Nacional de Mineração – ANM, Rubem Cecchini – Diretor da Águas da Prata Ltda.

A Expo-Abinam conta, ainda, com uma extensa agenda social formada por coquetel, jantar de gala, homenagens e a  premiação a fornecedores e engarrafadores de água mineral. Este ano destaque para a premiação de Superintendentes do ano que teve como vencedores: Célio Baggio ( Baggio & Baggio), Jairo Zandoná (Águas Minerais Sarandi), Oneide Rodrigues de Castro (Fonte da Ilha Mineração ) e Tarciano Oliveira (Estância  Hidromineral Santa Rita de Cássia).

Feira

A feira contou com participação de 42 expositores em um espaço de mais de 1000 metros quadrados com a presença de empresas de destaque no cenário nacional e internacioanl, como Engepack, KHS, Krones, PE Labellers, Mc Pack, Multipet, Sanmartin, Sidel, Valgroup, Zegla e outros.

Foram apresentadas soluções em embalagens, equipamentos e serviços que contribuem para o avanço das empresas no mercado. Para 2024, a expectativa é de aumento da área de exposição e entre os Estados candidatos ao evento estão: São Paulo, Ceará, Santa Catarina e Espírito Santo.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno