As bebidas energéticas experimentaram um importante avanço no consumo entre os brasileiros no último ano. O consumo foi impulsionado por ocasiões dentro e fora de casa, indicando uma aceitação ampla dos consumidores
Por Thamara Mileski
O mercado de bebidas energéticas está em plena expansão, e o Brasil se destaca como um dos principais players da América Latina. O volume nacional de produção de energéticos atingiu 557 milhões de litros, segundo os dados mais recentes da Nielsen, abrangendo as vendas totais no Brasil, considerando os canais online, offline e Cash & Carry. Mais do que um fomento momentâneo, os energéticos estão se consolidando como um elemento essencial no estilo de vida de diferentes perfis de consumidores.
Ainda segundo levantamento da Nielsen, o mercado de energéticos registrou um crescimento de 17% entre 2023 e 2024. Já de acordo com a Kantar, o consumo de bebidas energéticas também apresentou alta: até setembro de 2024, os energéticos estavam presentes em 38% dos lares brasileiros, o que representa um aumento de cerca de 22 milhões de domicílios em apenas 12 meses.
Muito além da função de fornecer energia, essas bebidas estão cada vez mais inseridas no cotidiano, abrangendo um público diverso, que vai dos jovens às faixas etárias mais maduras. Esse movimento impõe um desafio ao mercado: compreender e atender às necessidades desse consumidor plural, oferecendo produtos que não apenas entreguem energia, mas também agreguem valor à experiência de consumo.
Nesse cenário, a Geração Z desempenha um papel fundamental. Crescidos em um ambiente digital dinâmico e hiperconectado, esses jovens valorizam marcas autênticas, que reflitam seus valores e estilo de vida. Não por acaso, são os principais consumidores de bebidas energéticas. De acordo com dados do portal Times Brasil, pessoas entre 18 e 24 anos representam até 60% do público consumidor ativo desse segmento. Essa faixa etária prioriza conveniência, sabor, identidade e funcionalidade — atributos que os energéticos reúnem em um único produto.
Além disso, a Geração Z também tem sido um dos principais motores do aumento na demanda por embalagens maiores, mantendo uma frequência de consumo consistente. Ao mesmo tempo, demonstra uma preocupação crescente com a saúde, o que tem levado as marcas a investirem em fórmulas mais equilibradas, com menos açúcar e maior valor funcional. De acordo com um relatório da Mordor Intelligence, o mercado de bebidas funcionais — que engloba os energéticos — deve continuar em expansão acelerada nos próximos anos, alavancado principalmente pelo público jovem.
Para se conectar de forma eficaz com esse público, é fundamental compreender suas dinâmicas de consumo. A regionalidade, por exemplo, ganha relevância como estratégia para estreitar vínculos, adaptando os produtos às particularidades culturais de cada mercado. Da mesma forma, transparência e autenticidade são requisitos essenciais para conquistar a confiança desses consumidores.

A regionalidade ganha relevância como estratégia
para estreitar vínculos, adaptando os produtos
às particularidades culturais de cada mercado
Algumas pesquisas mostram que o consumo de energéticos entre os jovens brasileiros vai além do uso em práticas esportivas, estendendo-se a momentos de estudo, trabalho e lazer. Dados da Revista Latino-Americana de Enfermagem revelam que 39,4% dos jovens afirmaram consumir a bebida mais de seis vezes por mês. As motivações são diversas: desde o desejo de ter mais disposição para festas (27,7%) até a busca por maior foco e concentração nas atividades do dia a dia (13,9%).
As redes sociais, especialmente Instagram e TikTok, se tornaram verdadeiros termômetros para entender preferências e tendências. A escuta ativa nesses canais permite que marcas não apenas acompanhem as mudanças de comportamento, mas também antecipem demandas, desenvolvendo produtos alinhados ao que o consumidor realmente deseja. O relatório “Qual o entretenimento para cada geração no TikTok” (2025) detalha o perfil da Geração Z na plataforma, destacando seu uso intenso do TikTok para entretenimento, conexão com causas sociais e consumo de conteúdo autêntico e personalizado.
As empresas que acompanham essas transformações têm apostado em inovações como energéticos com suco, ideais para o consumo em diferentes momentos do dia, e versões zero açúcar, que respondem à crescente demanda por opções mais saudáveis. Paralelamente, buscam reforçar seu posicionamento no mercado por meio da participação em premiações do setor, evidenciando o compromisso com a excelência e a qualidade. Esse movimento acompanha um shift global para bebidas funcionais, com destaque para o apelo “saudável com energia”, segundo a BHB Foods.
Esse shift reflete um cenário geral ainda mais amplo. O mercado de bebidas está em constante movimento, impulsionado por tendências globais e insights locais. A integração entre os canais on trade, digital e off trade se torna cada vez mais estratégica para comunicar com eficiência os valores da marca. Acompanhando de perto os hábitos de consumo e investindo em produtos inovadores, o setor tem a oportunidade de crescer de forma sustentável, oferecendo soluções que combinam sabor, funcionalidade e bem-estar.
Thamara Mileski
gerente de marketing da Britvic Brasil
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