No Brasil, menos de 5% das embalagens pós consumo são recuperadas,
apesar da Lei de resíduos sólidos já existir desde 2010
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a gestão dos resíduos sólidos é um aspecto crucial para o desenvolvimento sustentável no Brasil e em demais países da América Latina.
Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Objetivo 12 é o que trata de assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, tendo como meta “até 2030 reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso”.
No Brasil, menos de 5% das embalagens pós consumo são recuperadas, demonstrando o imenso caminho a percorrer apesar da Lei de resíduos sólidos já existir desde 2010. A Lei 12.305 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos apresenta o conceito de responsabilidade compartilhada e a necessidade de implementação de um sistema de logística reversa para aumentar o retorno dos resíduos sólidos ao ciclo produtivo.
Veja também
Pela lei, os geradores do resíduo são obrigados a garantir que, no mínimo, 22% dos resíduos pós-consumo colocados no mercado tenham a destinação ambiental adequada através da logística reversa ou da compensação de créditos de reciclagem.
O crédito de reciclagem é um instrumento legal usado para operacionalizar a compensação ambiental dos resíduos comprovando a correta logística reversa das embalagens pela indústria e/ou geradora dos resíduos.
Coleta
O Brasil possui, atualmente, uma rede de mais de 800 mil catadores, daí a importância de organizar esses profissionais com o objetivo de facilitar a logística com as empresas propiciando o aumento de renda para os catadores e o destino correto desses resíduos gerando menos impacto ao meio ambiente.
O último InovaGP, realizado pelo Grupo Petrópolis, contou com a participação do Cataki www.cataki.org, um aplicativo que conecta geradores de resíduos e catadores, uma iniciativa fundamental para o meio ambiente, para construção de renda e valorização do ser humano. O Cataki também promove treinamentos e programas de apoio a catadores visando a valorização desses profissionais no mercado.
Siga-nos nas Redes Sociais: