Dama Bier comemora aniversário e lança Dama Reserva 13

Cerveja é uma Trippelbock que passou 13 meses em maturação

A cervejaria Dama Bier, eleita a melhor cervejaria de São Paulo no último Concurso Brasileiro da Cerveja, está lançando a Dama Reserva 13, uma Trippelbock de 10,6% maturada por 13 meses em barris de carvalho americano, francês e umburana, madeira tipicamente nacional. “A cerveja está entre as mais complexas produzidas até hoje dentro da linha Dama Reserva”, conta Renato Bazzo, sócio proprietário da Dama Bier. “O estilo Trippelbock não consta nos guias de estilo. E foram necessários mais de 1 mil quilos de malte para fabricá-la, já que não usamos nenhum adjunto no processo, como açúcar. Essa produção durou mais de 15 horas seguidas”, completa.

Democratização da cerveja em madeira

A primeira edição da linha foi a Dama Reserva 5, lançada para comemorar os cinco anos de vida da cervejaria em 2015. Na época, a tendência das cervejas em madeira estava apenas começando no Brasil. Muitas delas eram feitas em pequenos lotes e vistas apenas em festivais de cerveja. Ou seja, ficavam disponíveis por tempo curto e para um público restrito. As que chegavam ao mercado, tinham distribuição regional.

Desde então, a série já teve oito edições anuais, explorando diferentes estilos, sempre maturados em barris de madeiras diversas. As garrafas são safradas, lacradas com cera e vem em caixas individuais especiais e colecionáveis. Além disso, todas as cervejas têm potencial de guarda, já que podem evoluir sensorialmente por anos nas garrafas, desenvolvendo novos sabores e aromas.

Dama Reserva 13

Cerveja de cor marrom, espuma bege, com aroma de coco-queimado, frutas secas, como uvas-passas e ameixas secas, baunilha, madeira, além de tostado, castanhas, nozes e caramelo dos maltes. No sabor, tem corpo alto e licoroso, repetindo as notas de coco-queimado, tostado, castanhas, nozes e caramelo, principalmente, com dulçor médio, trazendo bom equilíbrio com o amargor mediano (33 IBU) proveniente de lúpulos eslovenos utilizados na receita. O final tem médio dulçor residual, destacando as notas amadeiradas e maltadas.

Boas harmonizações podem ser feitas com carnes ensopadas, como o tradicional Carbonnade Flamande belga, ossobuco e a brasileiríssima rabada. Também vai bem com carnes assadas e grelhadas, como pernil suíno ou costela. Entre os queijos, a dica são os amendoados como Gruyère e Emmental. Nos embutidos, prefira presunto serrano ou parma. Para os vegetarianos, a dica é explorar a combinação com cogumelos e, entre as sobremesas, a pedida é um crème brûlée.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno