A Cervejaria Nacional, fábrica bar 100% brasileira, produziu pela primeira vez uma cerveja inspirada em um destino turístico. A receita da cerveja Principado teve inspiração em Mônaco, um dos menores e mais charmosos países do mundo, localizado à beira do Mediterrâneo. A bebida tem produção limitada e será usada em ações de promoção do destino no Brasil, além de estar disponível na unidade da cervejaria em São Paulo a partir do dia 30 de maio de 2017, até acabarem os estoques.
O Escritório de Turismo de Mônaco no Brasil entende que a maneira mais eficaz e eficiente de despertar curiosidade e gerar interesse das pessoas sobre o destino é relacioná-lo com coisas e momentos que os brasileiros amam e estão familiarizados, trazendo o principado para o dia a dia e realidade do viajante.
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“Para o mestre cervejeiro Patrick Bannwart, “a Cervejaria Nacional sabe a importância e distinta reputação que Mônaco tem no mundo e ficamos muito honrados em fazer parte desta ação. A alma brasileira é o foco principal da cervejaria e está presente 100% no nosso dia a dia. Ficamos felizes que uma cervejaria extremamente brasileira foi convidada para fazer essa homenagem ao principado.”
Patrick criou a receita associando cada ingrediente a uma característica de Mônaco. De acordo com ele, “para criar uma cerveja para Mônaco, a responsabilidade é muito grande e a inspiração também tem que ser muito grande. Por isso pensamos em uma receita que abrangesse e representasse muito bem o país.”
O tipo da cerveja é saison, bastante apreciada no Velho Continente, e seu tom avermelhado homenageia a cor da bandeira do principado. Para sua fabricação, foram escolhidos maltes orgânicos que representam a preocupação e o forte envolvimento com projetos sustentáveis do governo de Mônaco. Os lúpulos e leveduras utilizados são provenientes de diversos países, como a Alemanha, Austrália e a Bélgica. Isso porque, apesar de existirem apenas nove mil monegascos no mundo, Mônaco recebe dezenas de nacionalidades todos os dias em seu território e abraça todas as culturas. Para destacar a incrível experiência gastronômica do principado, especiarias como o cardamomo também foram adicionadas na receita.
Além do chope que será vendido na Cervejaria Nacional, foram produzidas mil garrafas para a promoção do principado no Brasil, rotuladas e numeradas à mão, representando a sofisticação e exclusividade do destino. A garrafa no estilo champagne com rolha de cortiça foi escolhida para simbolizar um ícone importante da cultura de celebração dos monegascos.
O logo da cerveja, inclusive, foi pensado justamente para promover ainda mais essa união. A ilustração mostra os dois maiores símbolos de Mônaco, o Cassino de Monte-Carlo e o carro de Fórmula 1, que é dirigido por Ayrton Senna vestindo seu capacete com as cores do Brasil. Senna é o maior vencedor da etapa de Monte-Carlo do Grande Prêmio de Fórmula 1 e é considerado até hoje o “rei de Mônaco”.