Erva-mate da região de Machadinho conquista IG

Registro fortalece e valoriza atuação de pequenos produtores rurais e garante a qualidade
e reputação do produto diante do mercado consumidor

Com características únicas, a erva-mate produzida na região de Machadinho, situada no Rio Grande do sul, foi reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP). A erva-mate gaúcha protegida inclui as modalidades de Chimarrão, Tereré e o Chá Mate Tostado, fabricados pelo método industrial e/ou método artesanal barbaquá.

A região de Machadinho reúne 10 municípios em área contínua de 2.716.868 km. São eles: Barracão, Cacique Doble, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro e Tupanci do Sul.

O registro representa uma conquista da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate), responsável por dar entrada no pedido, com o apoio do Sebrae.

De acordo com Hulda Giesbrecht, coordenadora de tecnologias portadoras de futuro do Sebrae Nacional, a IG é reconhecimento que valoriza o trabalho dos pequenos produtores rurais que seguem boas práticas e preservam a cultura e tradição associadas à erva-mate da região.

“Ao comprar produtos com IG, o consumidor tem a garantia da qualidade, da origem e da reputação. Diferenciais que agregam valor e aumentam a competividade desses pequenos negócios rurais”, enfatiza Hulda.

Com essa concessão, o Brasil alcança 128 Indicações Geográficas, sendo a terceira de erva-mate brasileira. As outras duas são da região de São Matheus (PR) e da região do Planalto Norte Catarinense (SC).

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno