Projeto visa democratizar o acesso ao valor real de resíduos, que são comprados por valores iguais aos pagos nas usinas de reciclagem
Foi inaugurada, no Mercado Municipal de Pinheiros, a nova unidade da Estação Preço de Fábrica, projeto que remunera, de forma justa, qualquer pessoa que queira vender resíduos como vidro, papelão, papel branco e papel cartão. Idealizado pela startup Green Mining, em parceria com o Grupo Boticário e Ibema e apoio da Prefeitura de São Paulo, tem o objetivo de democratizar o acesso ao valor real do material, principalmente para aqueles que dependem da venda dos recicláveis para o seu sustento, como os catadores e carroceiros.
Desde novembro de 2021, os pontos de coleta da “Estação Preço de Fábrica” buscam incentivar uma nova forma de lidar com a logística reversa e a economia circular ao propor que o valor pago pelas usinas de reciclagem seja entregue para qualquer pessoa que leve os materiais até uma das estações do projeto.
Veja também
Além de Pinheiros, há pontos de coleta no bairro do Jabaquara e na cidade de Embu das Artes, localizada na grande São Paulo. Os resíduos coletados são encaminhados para empresas da cadeia produtiva de embalagens que irão reincorporar os resíduos pós-consumo em suas produções fabris. Com isso, é realizado a economia circular, a valorização dos resíduos, fechamento de cadeia e o impacto positivo na sociedade e meio ambiente.
“O lançamento da “Estação Preço de Fábrica” é um marco importante após a realização da Virada ODS em São Paulo, a prefeitura da cidade vem buscando o engajamento da população para o cumprimento da agenda ODS 2030 e a prioridade é tornar a sustentabilidade uma realidade para todos. O Mercadão de Pinheiros inicia esse próximo passo, promovendo uma coleta de recicláveis a preços de fábrica”, disse Carlos Fernandes, secretário-executivo municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento.
Até o momento, o projeto já remunerou mais 1 (um) mil pessoas, totalizando o valor de R$ 1 milhão de reais, e encaminhando para a reciclagem 1.100 toneladas de resíduos.Para receber pelos resíduos é necessário baixar o aplicativo gratuito da Green Mining, disponível nas plataformas da App Store e Google Play, preencher um breve cadastro e indicar o material que está sendo entregue no ponto de coleta, onde ele será pesado e classificado. A partir daí, um recibo é gerado e o pagamento é realizado, via pix, uma vez por semana, quando a pessoa alcança o valor mínimo de R$10.