Hoje (18/9) será realizada a primeira reunião de acompanhamento do “Programa Interamericano de Prevenção do Crime e da Violência”, que inclui atividades para adiar a idade em que as pessoas começam a consumir bebidas alcoólicas
A Organização dos Estados Americanos (OEA) e a associação Cerveceros Latinoamericanos (CL) se reunirão hoje para discutir o progresso do “Programa Interamericano de Prevenção do Crime e da Violência”, lançado em novembro de 2014 com o objetivo de apoiar os países para que promovam a segurança pública nas Américas.
José Manuel Juanatey, secretário geral da CL, afirma que essa colaboração com a OEA conta com o compromisso da associação para a redução do consumo nocivo de bebidas alcoólicas na América Latina. “Como indústria, tomamos cuidado contínuo para que nossas bebidas sejam consumidas de maneira responsável. Compartilhamos a preocupação da Organização Mundial da Saúde em relação ao impacto negativo do consumo nocivo de bebidas alcoólicas e apoiamos a estratégia global para sua redução, aprovada durante a 63a Assembleia Mundial da Saúde, em maio de 2010”, explicou.
Por outro lado, a Dra. Paulina Duarte, diretora do Departamento de Segurança Pública da OEA, destacou a importância da colaboração entre entidades públicas e do setor privado na busca de soluções para os desafios da região, como o crime e a violência. “O envolvimento de empresas tão emblemáticas, como as que compõem a indústria cervejeira, representa o primeiro passo de um compromisso sério e, sobretudo, um exemplo de responsabilidade compartilhada que deve ser seguido por todas as empresas do setor privado, independente de sua especialidade”, afirmou.
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O Programa Interamericano de Prevenção do Crime e da Violência conta com atividades destinadas a adiar a idade em que as pessoas começam a consumir bebidas alcoólicas. “Na CL, nossa prioridade é erradicar o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade, pois isso é considerado nocivo para eles”, ressaltou Victorio de Marchi, presidente do Comitê Executivo da CL. Na mesma linha, as empresas cervejeiras membros da CL focaram em diferentes campanhas de conscientização na América Latina. Por exemplo: em Honduras, uma das empresas fez uma parceria com a ONG Glasswing International para implementar uma campanha educativa no sentido de erradicar o consumo de bebidas alcoólicas entre menores de idade. Mais de 4.500 jovens e 640 membros de patronatos, pais de família e professores receberam informações por meio dessa iniciativa.
No Panamá, implementaram uma campanha de segurança no trânsito em parceria com a polícia nacional, com o Ministério da Saúde e com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que contribuiu para a redução dos acidentes de trânsito no país em 10%.
No México, a associação nacional de cervejeiros desenvolveu uma campanha de conscientização e prevenção do consumo de bebidas alcoólicas entre menores de idade com o lema “Não se faça de bobo”, que contou com a participação da Associação Nacional de Supermercados e Lojas de Departamento (ANTAD), entre outros aliados.
Para a CL, a análise real do problema é o primeiro passo para combater o consumo irresponsável de bebidas alcoólicas. Por isso, patrocina o estudo da Flacso Costa Rica “Padrões de consumo de bebidas alcoólicas na América Latina” (EPCA), realizado em 14 países da região. De acordo com os resultados desse estudo, cerca de 15% das pessoas que bebem e 10% do total da população da região consomem mais do que cinco bebidas pelo menos uma vez por semana.
A iniciativa, liderada pela OEA, com a qual a CL contribui com um apoio financeiro de US$ 150.000, também inclui uma análise dos fatores de risco relacionados ao crime e à violência nas Américas.