Por Igor Saume Bezerra*
Todo ano, no dia 15 de Março, é celebrado o “Dia da Defesa do Consumidor”. As empresas se animam para deixar seus estabelecimentos – físicos ou virtuais – da melhor maneira apresentável possível, para atrair o máximo de clientes.
Por curiosidade, resolvi pesquisar um pouco sobre o que nos aguarda.
O que se encontra, neste momento, na internet, é que haverá uma mega liquidação chamada de “Black Friday fora de época”. Serão oferecidos descontos de até 80% por muitas lojas online. Tudo isto para tentar compensar os resultados das vendas do Natal de 2014, considerados como o pior dos últimos cinco anos.
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Concordo que para uma data específica e com o país passando por uma crise, promoções são válidas para alavancar as vendas. Mas e nos demais dias do ano? O que as empresas precisam fazer para que seus clientes continuem ativos?
Uma pesquisa realizada pela Shopper Experience informa que para os consumidores brasileiros, cinco tópicos são fundamentais para que uma empresa conquiste o respeito de seus clientes: 1) Produto de boa qualidade; 2) Funcionários solícitos e ágeis; 3) Variedade de produtos; 4) Agilidade em qualquer canal de contato e 5) Preços atrativos. Percebam que dos cinco drivers acima, apenas o último deles menciona a palavra “preço”. Consumidores brasileiros prezam mais pelo bom atendimento do que a qualidade/quantidade de produtos oferecidos.
Indo contra estes dados, índices mostram que a qualidade de atendimento ao consumidor brasileiro cai todos os anos comparados ao ano anterior. Cada vez mais as empresas deixam de prestar um atendimento de qualidade ao cliente.
Está na hora das companhias focarem no que realmente importa para seus consumidores. Preços baixos sempre são bem vindos, porém, um atendimento de excelência, ouvindo e respeitando seus clientes, é um investimento muito mais lucrativo mesmo que seja a médio e longo prazo.