Baggio Café simplifica marca

Rebranding torna identidade visual mais moderna

Para manter a marca moderna, expressiva e conectada com seu público alvo, a Baggio Café decidiu atualizar sua identidade visual e apostou na tendência mundial de simplificar o logo e torná-lo memorável.

A mudança aconteceu após um estudo sobre tendências de design e linguagem de comunicação feitos no exterior. Uma imersão feita no mercado europeu de cafés, revelou tendências e aspectos emergentes não só de design gráfico, mas também no estilo de vida dos consumidores, que impulsionou o rebranding da marca. Segundo o diretor de marketing, Fernando Baggio Amuchastegui, a mudança precisaria ser marcante. “A Baggio Café nasceu de uma tradicional família produtora de grãos, em 1886, e mesmo tendo mais de 130 anos de história, nunca parou de inovar. Ser reconhecida como tradicional e inovadora ao mesmo tempo é um artigo raro para a grande maioria das empresas. Aliar seu legado histórico às demandas da modernidade exige muita flexibilidade. Felizmente, isso a Baggio Café tem de sobra”.

A nova identidade visual foi desenvolvida por um estúdio de branding internacional, que levou em consideração a percepção da empresa em todos os pontos de contato com o consumidor. Foram incorporados ao logo os aspectos emocionais, que apontaram a força da tradição, e os racionais, que destacaram a qualidade de origem dos grãos. A marca foi descrita como uma personalidade moderna, confiável, vencedora e, principalmente, apaixonante. “Após o estudo, chegamos à conclusão de que a identidade poderia ser simples, já que nossos produtos são cheios de personalidade. Nossos sabores nos tornam memoráveis”, destaca.

Dentro da nova proposta de branding, quatro fatores são intrínsecos ao conceito de marca: a tradição, reforçada pela data de origem, a emoção, que mostra a ligação afetiva com o café, a qualidade dos produtos e a inovação expressa por meio da modernidade da linguagem visual. “O logo em sí segue uma tendência mundial de simplificar a linguagem de comunicação, tornando a marca simples e ao mesmo tempo cheia de personalidade. Para ajudar a traduzir a empresa, os outros materiais de comunicação e aplicações são carregados de símbolos, padrões e significados”, explica.

Com a nova identidade visual, a Baggio pretende tornar todos os produtos mais facilmente reconhecidos no ponto de venda. Ao fortalecer a marca e não as linhas de produtos, a Baggio quer fortalecer seu relacionamento com o consumidor, transmitindo confiança e criando um vínculo de representatividade e empatia. “Temos um jeito bem artesanal de trabalhar. Somos reconhecidos por produzir um café de qualidade, que vai do cultivo da semente à ao espresso na xícara. Nossos produtos são feitos por pessoas apaixonadas por café e essa característica ajuda a construir uma conexão com nossos clientes, que reconhecem o sabor e aroma especial e se sentem diferenciados”, garante.

Além da mudança no visual, a Baggio deve apresentar ao mercado outras novidades. “Somos uma empresa de nicho, com um público muito exigente. Oferecer novidades é quase que uma obrigação. Recentemente lançamos os sabores de cápsulas aromatizadas: Chocolate Trufado, Menta e Caramelo, e apesar de ser novidade os produtos já são um sucesso”, esclarece. Os cafés da Baggio são reconhecidos pela qualidade e já foram premiados pela ABIC oito vezes.

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