A Coca-Cola assumiu um compromisso público de alcançar 25% de participação de produtos retornáveis em seu mix global de vendas até 2030. Na América Latina, a participação de retornáveis chegou a 34% em 2021, e a meta é atingir 40% até 2030. Para alcançar esse objetivo, a empresa está fazendo investimentos substanciais em embalagens, infraestrutura e na promoção do hábito de consumo de embalagens retornáveis entre os consumidores. Já introduziu a garrafa retornável universal em toda a América Latina, que pode ser reutilizada diversas vezes para múltiplos produtos. Além disso, está ampliando a capacidade de produção de retornáveis em diversas plantas e adquirindo milhões de novas garrafas anualmente.
Nesta apresentação Alfeu falará sobre como a digitalização da cadeia de retornáveis é uma etapa fundamental na jornada da Coca-Cola para atingir suas metas de participação de maneira inovadora, produtiva e, acima de tudo, atrativa para os clientes e consumidores. Uma transformação tecnológica que trará visibilidade para toda a cadeia, desde a resina PET até a reciclagem das garrafas, além de aumentar a eficiência no uso dos ativos de produção, energia e água. Com essa ferramenta, a empresa tem uma visão completa dos processos de distribuição e da cobertura de mercado. Os consumidores também se beneficiarão, podendo comprar produtos retornáveis sem a necessidade de carregar garrafas vazias, facilitando sua jornada de compra e incentivando o hábito de adquirir retornáveis.
A digitalização é a chave para alcançar os objetivos de sustentabilidade da empresa, ao mesmo tempo em que habilita oportunidades inéditas na indústria de bebidas.