Consumidor aceita pagar mais para degustar produtos com experiências diferenciadas
Com mais de 100 anos de história, o whisky japonês vem ao longo dos anos conquistando seu espaço entre os consumidores que não abrem mão de qualidade e de produtos diferenciados mesmo com preços mais elevados. O preço médio dos produtos Premium vendidos no Brasil cresceu 11,3% no terceiro trimestre de 2024. No caso das bebidas, por exemplo, as pessoas das classes Ae B priorizam os itens em momentos mais individualizados, criando um hábito e valorizando o sabor.
O whisky japonês ganhou notoriedade há mais ou menos duas décadas. De lá para cá, essas bebidas acumulam prêmios e ganham mercado em todos os continentes.
Entre as principais marcas estão: Yamazaki, Suntory, Hibiki, Nikka, Hakushu e Chita.
O Yamazaki 12 anos é considerado uma referência e por várias vezes foi premiado mundialmente como melhor do mundo.
Os whiskies japoneses têm como principais características a complexidade de sabores e o equilíbrio, conquistando fãs tanto iniciantes como apreciadores já experientes na degustação de whisky.
Com espaço significativo no cenário mundial, esses whiskies evoluem ano a ano, conduzidos por fabricantes dedicados sempre em busca da qualidade e de uma identidade própria para seus produtos.
Aspectos de qualidade
Entre os fatores principais de qualidade está o envelhecimento, imprimindo ao produto sabores mais complexos e refinados. Os barris têm papel fundamental nesse processo conferindo um perfil sensorial diferenciado para a bebida. No caso do whisky japonês, os barris ganham relevância com a utilização do Carvalho Mizunara, exclusivo do Japão que confere sabores e notas de incenso, coco e especiarias orientais.
A água utilizada também confere sabores exclusivos já que as principais destilarias estão localizadas em regiões montanhosas com fontes de água pura e que passam por pedras e rochas milenares proporcionando sabores exclusivos.
O aumento do consumo desses whiskies trouxe só um inconveniente ao consumidor: o preço é salgado com valores ao redor de 1000 reais a garrafa para os exemplares mais baratos.