Novidade integra o plano de R$ 1 bi para o mercado de Nutrição
na América Latina até 2027
A Nestlé Health Science (NHS), divisão de nutrição especializada da companhia, anuncia o Nestlé Nutre, ecossistema digital dedicado à Saúde e Nutrição, totalmente integrado e baseado em personalização e Inteligência Artificial Generativa. O projeto integra o ciclo de investimentos de R$1 bilhão da Nestlé em nutrição, até 2027, na América Latina. Desse montante, mais de R$ 10 milhões são destinados só para estratégias de Inovação Digital e Personalização de NHS no Brasil em 2025.
O mercado brasileiro é hoje o principal de Nestlé Health Science na América Latina e um dos quatro mais relevantes para a divisão em todo o mundo. Por esta razão, o país foi escolhido para ser o primeiro a receber o novo hub digital. O lançamento ocorre em um momento em que consumidores buscam orientação confiável, mas ainda têm pouco conhecimento sobre vitaminas e suplementos. Uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey mostra que 71% dos consumidores esperam experiências personalizadas na jornada de compra – exatamente o tipo de solução que o Nestlé Nutre visa entregar.
Sempre com o posicionamento de que nova plataforma não substitui o diagnóstico médico – do contrário, estimula a consulta com um profissional da saúde –, o Nestlé Nutre reúne conteúdos educativos, quiz para identificar produtos que atendam os objetivos dos consumidores, glossário com mais de 50 termos nutricionais e GenAI embarcada atuando como assistente virtual Nina para dicas de bem-estar e saúde, calculadora de proteínas, blogs, receitas funcionais e informações aprofundadas sobre itens do portfólio de NHS, além de uma experiência interativa combinada com serviços e conteúdo com curadoria médica para esclarecimento de dúvidas generalizadas.
“Com o ecossistema Nestlé Nutre, inauguramos um novo patamar de relacionamento com os consumidores. Estamos combinando ciência e dados para democratizar o acesso à educação nutricional e impulsionar escolhas mais conscientes. Acreditamos que cada decisão informada pelo consumidor vai contribuir para uma vida mais equilibrada, saudável e sustentável”, afirma Victor Vendramini, Head de eBusiness de Nestlé Health Science para a América Latina.
Entre os destaques do ecossistema está a assistente virtual Nina, a primeira de Nestlé Health Science no Brasil. Em fase piloto e operada com Inteligência Artificial Generativa, a tecnologia possui o mesmo tipo de “motor” da OpenAI, criadora do ChatGPT, mas com modelos comportamentais proprietários. Treinada por profissionais de saúde e com informações fornecidas pela Nestlé, sob rigor médico, regulatório e de compliance, Nina também explica nutrientes e seus benefícios, sugere receitas saudáveis e produtos como vitaminas e suplementos, sem deixar de recomendar a busca por um especialista, ressaltando sua atuação sem caráter diagnóstico.
Outra funcionalidade estratégica presente no hub Nestlé Nutre é o Quiz de Produtos. Desenvolvido internamente por especialistas clínicos e equipes técnicas da companhia, o questionário permite que o consumidor receba listas personalizadas de produtos de acordo com suas necessidades e preferências apontadas. Em testes, o recurso já impulsionou o ticket médio em 20% na loja virtual de Nestlé Health Science e pode chegar a 40% com o lançamento completo.
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