Cooperativa Vinícola Garibaldi comemora 95 anos

Trajetória iniciada por 73 cooperados atravessa quase um século, consolida
a força do cooperativismo e projeta a marca para o futuro

A Cooperativa Vinícola Garibaldi protagoniza uma celebração emblemática no dia 22 de janeiro: os 95 anos de sua trajetória, iniciada em 1931 com 73 produtores determinados a transformar não só uvas em vinhos, mas um sonho em realidade. “Chegar aos 95 anos é mais do que celebrar o tempo: é reconhecer a coragem dos que começaram essa história, a resiliência de quem atravessou os momentos mais difíceis e a união de cooperados e colaboradores que, todos os dias, seguem construindo uma Garibaldi forte, inovadora e comprometida com seu propósito de cultivar a vida em harmonia”, opina o presidente da Cooperativa, Oscar Ló.

Surgida em um cenário desafiador, marcado por dificuldades econômicas e logísticas, a Cooperativa edificou seu caminho ao longo de quase um século a partir da combinação entre solidariedade e visão de futuro. A longa travessia passou por momentos de grande expansão, assim como por fases em que a confiança foi testada, mas o saldo dessa jornada, que segue diariamente sendo construída, mostrou que a soma das forças faz frente às mais adversas condições.

Os resultados mais recentes refletem esse vigor. Em 2025, as vendas de espumantes cresceram 10% em relação ao ano anterior, consolidando a importância dessa categoria dentro do portfólio da cooperativa, responsável por 46% do faturamento total da marca. A produção também se renova: em 2025, a Garibaldi lançou três espumantes – o Garibaldi Floratta e os Moscatéis Vero Branco e Rosé – ampliando ainda mais suas propostas ao público consumidor. “Seguimos na expectativa de crescer 10% em 2026”, projeta Ló.

Esse ciclo de expansão vem alicerçado em um planejamento estratégico que tem ajudado a Cooperativa a se sobressair no mercado nos últimos 15 anos. O plano teve início com a reconversão de parte dos vinhedos dos cooperados, ampliando as áreas de cultivo de uvas viníferas. Junto com isso, o suporte técnico oferecido aos produtores também cresceu. Um dos principais benefícios foi o aprimoramento das práticas de manejo e cultivo, que ajudaram a elevar a qualidade da uva. A adição de tecnologias no campo também atua nesse sentido, permitindo aos cooperados o controle da produção, dos equipamentos e dos insumos utilizados.

Os investimentos, que se complementam com a ampliação da capacidade de armazenagem da vinícola, bem como das experiências no complexo enoturístico, têm feito a Garibaldi cada vez mais relevante. Hoje, são 100 produtos de 19 marcas, reconhecidos pelas centenas de medalhas nacionais e internacionais nos últimos 10 anos.

Vinhos ícones para marcar os 95 anos

Como parte das comemorações dos 95 anos, a Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta a linha de vinhos Garibaldi Harmonia. Essa coleção especial é composta por dois vinhos barricados que simbolizam o equilíbrio entre tradição e inovação: um Chardonnay e um tinto corte de quatro variedades – Merlot, Tannat, Ancellotta e Marselan. O conceito da linha reforça a valorização de pessoas, os vínculos entre cooperados e a contribuição ao desenvolvimento social, com o intuito de transmitir uma mensagem de equilíbrio, harmonia e conexão entre o passado e o futuro, enaltecendo o propósito da marca – daí o nome Harmonia –, de modo a integrar o negócio a seu público.

O branco resulta do blend de duas barricas de carvalho francês de primeiro uso e com tostas diferentes. “Obtivemos uma harmonia perfeita entre os aromas frutados típicos do Chardonnay com os aromas complexos e elegantes aportados pela passagem no carvalho. Em boca, preserva o frescor, a mineralidade e a intensidade característicos do Chardonnay da Serra Gaúcha”, destaca o enólogo da vinícola Ricardo Morari.

No caso do tinto, as uvas utilizadas são provenientes das regiões da Serra Gaúcha e da Campanha. A bebida maturou por 24 meses em carvalho francês, americano e croata, também de primeiro uso. “Esse vinho resultou de um blend de variedades, safras, estilos de carvalho e terroirs, buscando o perfeito equilíbrio e harmonia entre esses fatores”, explica Morari. Apresenta diversas camadas de aromas, que vão desde notas de frutas negras, passando por especiarias, baunilha café e leve mentolado. “Em boca, tem taninos firmes que lhe conferem estrutura, intensidade, elegância e longo potencial de guarda”.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno