Heineken usa tecnologia em ativações no varejo

Companhia reforça participação no Retail Media e experiência digital no PDV

(Divulgação: Grupo Heineken)

O Grupo Heineken tem transformado o ponto de venda em um espaço de conexão inteligente entre marcas e consumidores, combinando tecnologia, sustentabilidade e experiências imersivas.

Essa abordagem acompanha tendências globais e regionais de investimento em tecnologia e mídia. Segundo o Global Entertainment & Media Outlook 2025–2029, da PwC, o setor global de entretenimento e mídia movimentou US$ 2,9 trilhões em 2024, crescimento de 5,5% em relação ao ano anterior, e deve continuar em expansão, com CAGR de 3,7% até 2029, alcançando cerca de US$ 3,5 trilhões. Esse crescimento é impulsionado principalmente por tecnologias digitais, que transformam a forma como conteúdo e publicidade são consumidos.

Na América Latina, o cenário segue na mesma direção: o investimento total em mídia deve crescer 8,4% em 2025, atingindo US$ 40 bilhões, impulsionado pelos formatos digitais. No Brasil, a publicidade digital deve representar mais de 60% do total investido já em 2027, evidenciando a crescente importância da tecnologia para estratégias de Retail Media e para o engajamento de consumidores (Latin America Ad Spending 2025, eMarketer).

Confira algumas ativações:

  • One Fits All: produto criado para aumentar a eficiência no controle de conteúdo no ponto de venda e reduzir o uso de papelaria, promovendo sustentabilidade. Trata-se de uma peça composta por painéis de LED, disponível em três formatos, com conexão em tempo real para troca remota de conteúdo. Lançado como piloto em 2023, instalou 180 telas em diferentes estados, e em 2025 ganhou a versão 2.0, com resolução aprimorada e instalação de mais 100 unidades até o fim do ano.
  •  Liqui-D: tela AMOLED de 13″ disponível em três formatos e conexão em tempo real para troca remota de conteúdo. Desenvolvido para ativação em gôndolas de cerveja, o produto potencializa o impacto visual, aumenta a interação com o público e gera maior conversão. Atualmente, conta com duas telas na rede Pão de Açúcar, em São Paulo, com expansão prevista para o próximo ano.
  • Túnel Heineken UCL: a ativação recriou o túnel de entrada dos jogadores da Champions League, oferecendo uma experiência imersiva no ponto de venda. Revestido internamente com LED e equipado com sensor de presença, o túnel acionava conteúdo audiovisual exclusivo, fazendo o shopper se sentir como um jogador entrando em campo. A ativação ficou instalada por um mês, no período da campanha da UCL, e incluía exposição de produtos da marca Heineken® com promotoras aos finais de semana para engajar ainda mais o público.
  • Hei – Inteligência Amigável: é o robô garçom da Heineken®, que utiliza inteligência artificial para interagir com os consumidores dos bares, agilizando pedidos, respondendo dúvidas sobre a marca e destacando os diferenciais da cerveja.
  • Eisenbahn O Grito: como parte da plataforma Eisen Rock Station, a ativação convidava os consumidores a “gritarem” em uma máquina tecnológica e refrigerada. O equipamento captava o tom de voz de cada participante e, com base nesse perfil, indicava o rótulo de Eisenbahn ideal. A experiência proporcionou ao público uma forma divertida e interativa de conhecer os diferentes estilos da marca, fortalecendo a conexão com o universo musical e incentivando a experimentação. A ativação aconteceu em dois momentos: durante o período do festival The Town, no Living HNK do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. E mais recentemente, durante o show do Guns N’ Roses, em Curitiba, onde a Eisenbahn foi a cerveja oficial do evento. No Living HNK, mais de 1 milhão de pessoas passaram pelo espaço e mais de 20 mil latas foram distribuídas. Já no show do Guns N’ Roses, foram entregues cerca de 350 latas.

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