Categoria & Ocasião influenciam consumidores

Saudabilidade, apelo natural, baixa adição de açúcar, produtos funcionais, que valorizam a hidratação e proporcionam experiência sensorial
lideram os requisitos

Por Thais Martins

A preferência dos consumidores em relação ao mercado de bebidas varia de acordo com a categoria e a ocasião de consumo. Foi o que a Tetra Pak analisou em uma pesquisa recente: “O Brasil tem uma característica particular, a de que muitas cidades vivenciam altas temperaturas climáticas, algo que os leva a valorizarem hidratação e bem-estar. Além disso, as pessoas estão mais conscientes sobre sua saúde e a indústria vem trabalhando para atender essa nova expectativa”, reflete o diretor de marketing da marca, Danilo Zorzan.

Na categoria de bebidas refrescantes, como sucos, laranja e uva são os sabores que seguem se destacando, sendo a vasta oferta destas frutas no país um fator para isso. “Cerca de 65,2% dos brasileiros consideram extremamente relevante que os sucos sejam feitos apenas com ingredientes naturais e 60,1% optam por produtos de alta qualidade, o que passa pela preocupação com adição de açúcar (28,7%), embalagens práticas (17,6%) e que preservem o sabor (24,3%), por exemplo. Produtos sem conservantes também são essenciais para 44,3%”, afirma Zorzan.

“As pessoas estão mais conscientes
sobre sua saúde e a indústria vem trabalhando
para atender essa nova expectativa”,
Danilo Zorzan – Tetra Pak

Para além do suco, novas categorias com apelo natural também vêm ganhando força no segmento pronto para beber, sendo que nas décadas mais recentes, as embalagens longa vida se tornaram aliadas para que a indústria pudesse disponibilizar alimentos com apelo de saudabilidade e praticidade. Exemplos são a água de coco e chás.

“Também notamos que para bebidas voltadas à saciedade e indulgência (mais relacionados ao prazer em comer do que à saúde em si), os sabores tradicionais – chocolate e morango – ainda são os mais presentes no imaginário do consumidor. E temos observado esse crescimento na categoria proteica, outro requisito para quem busca uma vida mais saudável e nutritiva. Vale destacar também preferências que vêm ganhando espaço, como banoffee, amendoim e doce de leite, impulsionados pelo consumo de produtos funcionais, e o de café na categoria de bebidas prontas”, acrescenta o executivo da Tetra Pak.

“Os sabores desempenham um papel essencial, proporcionando uma experiência prazerosa que complementa os benefícios
de cada momento, como maracujá e camomila para situações de relaxamento ou frutas cítricas em opções energéticas”,
Flávia Inoue – ADM

Segmentação e experiência

Experiência sensorial única, como os sabores das “berries”, umami, perfis doces e cremosos, também é uma preferência que a gerente de marketing de bebidas da ADM para América Latina, Flavia Inoue, destaca. “Além disso, tons acolhedores estão ganhando espaço, assim como itens tropicais e o lúpulo, considerado um ‘novo botânico’. Opções que oferecem sensações de gelado, quente, notas alcoólicas sem a presença de álcool e diversas texturas estão em alta, explorando conceitos lúdicos.

A segmentação do mercado também tem sido uma tendência crescente, com produtos específicos para diferentes momentos do dia, como relaxamento, sono, energia e recuperação pós-exercício. “Os sabores desempenham um papel essencial, proporcionando uma experiência prazerosa que complementa os benefícios de cada momento, como maracujá e camomila para situações de relaxamento ou frutas cítricas em opções energéticas”, pontua Flavia.

“As marcas que conseguirem equilibrar inovação
e tradição, apostando em ingredientes naturais, experiências sensoriais diferenciadas e versões reformuladas de clássicos, estarão bem-posicionadas para atender às demandas”, Kamille Oliveira – Barentz

Perfil conservador

Kamylle Oliveira, Coordenadora Comercial para Unidade de Negócios de Bebidas da Barentz, relembra a pesquisa de 2024 da Mintel em que o brasileiro demonstra um perfil conservador na escolha dos sabores de sucos, onde os mais populares foram laranja, uva, abacaxi e limão. Porém, o inusitado desperta interesse para experimentar – o que não garante que sejam fiéis aos lançamentos e os incorporem em sua rotina.

“Notamos que os florais e botânicos estão em ascensão, especialmente na categoria dos alcoólicos, devido à associação à saudabilidade e bem-estar. Já a nostalgia está de volta e os cafés gelados têm potencial de crescimento, especialmente no público mais jovem. As marcas que conseguirem equilibrar inovação e tradição, apostando em ingredientes naturais, experiências sensoriais diferenciadas e versões reformuladas de clássicos, estarão bem-posicionadas para atender às demandas em 2025”, diz a coordenadora da Barentz.

Novas categorias com apelo natural também
ganham força no segmento pronto para beber

“O mercado de bebidas em 2025 está em plena expansão, impulsionado pela busca por experiências premium, com tendências que incluem sabores funcionais, raízes brasileiras, notas botânicas e sustentabilidade”, analisa Haroldo Narciso, Fundador e Master Blender da Famigerada Cachaça.

“Estamos em um momento de transformação e um reflexo disso é o aumento do consumo de low alcohol, que ganha espaço impulsionado pela busca por opções mais saudáveis, sem renunciar ao prazer e à qualidade. O sucesso está em aliar inovação e autenticidade, oferecendo produtos que possam contar histórias e proporcionar experiências memoráveis”, afirma Narciso.

“O brasileiro tem demonstrado crescente interesse por sabores que remetem à naturalidade e à conexão com suas origens”, Haroldo Narciso – Famigerada

De acordo com Narciso, o brasileiro tem demonstrado crescente interesse por sabores que remetem à naturalidade e à conexão com suas origens. “Nesta linha, lançamos o Jeni Liquor, um licor de jenipapo com um storytelling revelando minhas raízes indígenas”. Além disso, cítricos, frutas tropicais e exóticas estão em alta. “Há uma demanda por bebidas com notas herbais e especiarias que agregam frescor, complexidade e sofisticação aos produtos”.

Vale lembrar que as preferências variam significativamente entre as faixas etárias. “Os mais jovens (18-34 anos) tendem a buscar bebidas mais ousadas e inovadoras, com combinações exóticas e opções com menor teor alcoólico. Já o público acima de 35 anos valoriza sabores clássicos e premium, como licores de chocolate, café e frutas tradicionais, além de cachaças maturadas em combinações inusitadas e perfil organolepticamente complexo”, enfatiza o fundador da Famigerada Cachaça.

“Nosso propósito é desmistificar os chás
para que sejam consumidos em todas as horas
do dia, de diferentes formas”,
Maria Eduarda Mendes Harano – Talchá

Inovação

Na percepção da Talchá, os consumidores estão mais abertos a combinações mais inovadoras, como chá-verde com frutas cítricas ou hibisco com especiarias, especialmente quando há um apelo funcional envolvido, como energia, relaxamento ou digestão. E sim, os paladares mudam de acordo com o público.

Há um movimento crescente em direção aos ready to drinks, chás com gás e bebidas mais naturais

“Crianças escolhem as opções mais adocicadas, como as infusões Doce Amêndoa e Chá da Nina, que estão entre os mais vendidos. Adultos possuem uma forte tendência a produtos com cafeína, como o Chá Verde Touareg e Chá Preto Masala. Idosos tendem a escolher os mais suaves, como a Infusão Calmaria, Jardim Secreto e Relax. Porém, temos mais de 80 blends, todos os públicos acabam conhecendo e despertando curiosidade nos itens diferenciados”, enfatiza a coordenadora de marketing da empresa, Maria Eduarda Mendes Harano.

De acordo com a executiva da Talchá, há um movimento crescente em direção aos ready to drinks, chás com gás e bebidas mais naturais. “Esse novo olhar reflete a busca por um estilo de vida mais leve, sem abrir mão da conveniência e da experiência sensorial. Nosso propósito é desmistificar os chás para que sejam consumidos em todas as horas do dia, de diferentes formas. A bebida é versátil, saborosa e o preparo é uma ferramenta de conexão consigo mesmo, criando um ritual de atenção e pausa necessária na rotina do consumidor”, finaliza.

 

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