Bebidas saudáveis necessitam de processos de envase
que garantam shelf life e qualidade do produto final
A crescente demanda por bebidas naturais sem conservantes é uma tendência irreversível. A cada dia surgem novas marcas e novos produtos: sucos de laranja, uva, manga, os mais variados sabores, bebidas orgânicas, água saborizada, bebidas esportivas, bebidas probióticas, leite A e derivados de leite. Para estes produtos, ao mesmo tempo em que existe a preocupação com a qualidade de suas propriedades organolépticas ao longo do tempo de exposição na prateleira, existe a preocupação com o impacto do shelf life nos custos de logística reversa, pois estes podem ser determinantes para o sucesso do negócio. No Brasil, ainda não há dados precisos sobre o impacto dos custos com logística reversa, porém estimativas da Associação Brasileira de Movimentação e Logística, mostram que estes custos devem representar aproximadamente 4% dos custos totais com logística.
Visando proporcionar condições para que empresas possam competir neste nicho de mercado, a IMSB – Indústria de Máquinas e Equipamentos Ltda. – disponibiliza a envasadora Ultra Clean EFM, uma tecnologia capaz de oferecer condições ideais para o envase de produtos sem conservantes, fato que é determinante para estender o shelf life sem afetar suas propriedades. Ou seja, é possível aproveitar ao máximo o tempo de exposição no mercado, reduzindo custos com logística reversa e permitindo ações de marketing que motivem o consumo de bebidas saudáveis.
Ao longo de três anos de desenvolvimento, uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros, químicos, especialistas em embalagens e produção trabalharam juntos para desenvolver uma solução extremamente confiável, flexível, mas sobretudo de excelente custo benefício. A Envasadora Ultra Clean EFM foi rigorosamente desenhada para atender as necessidades dos produtos sob o ponto de vista microbiológico, para tanto, foram aplicadas diretrizes de design higiênico da EHEDG (European HygienicEngineering & Design Group). Assim características construtivas, bem como o próprio conceito da envasadora sem tanque reservatório contribuem para garantir um CIP (Cleaning in Place) eficiente. “Após definir as necessidades do processo, partimos para um projeto de envasadora sem tanque reservatório e aplicamos válvulas flow meter que nos permitiram um projeto limpo”, explica Cleber Beal, gerente de engenharia de produto, da IMSB.
A envasadora Ultra Clean EFM realiza o envase em um ambiente controlado com o objetivo de minimizar a exposição a contaminantes microbiológicos. Nesta máquina, um sistema de insuflamento de ar com fluxo laminar impede a formação de correntes de ar no ambiente de envase, este sistema também conta com filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air) responsáveis pelo tratamento deste ar. O equipamento também conta com um sistema de desinfecção interna e externa de frascos utilizando ácido peracético, o qual se mostrou muito eficiente devido sua excelente propriedade antimicrobiana e rápida ação, ou seja, permite desinfecção eficiente em um curto tempo de contato com o frasco e, este fator é muito importante para um processo dinâmico como o envase a elevadas taxas de produção. Da mesma forma, as tampas também são expostas a um sistema de desinfecção com ácido peracético antes de entrar no bloco da envasadora. Na sequência, tanto os frascos quanto as tampas são enxaguados com água filtrada/tratada antes do processo de envase.
Para realizar o uso econômico e ecologicamente correto do ácido peracético, foi desenvolvido um sistema de abastecimento, recirculação e tratamento deste produto, que permitiu o reuso e proporcionou economia significativa. Vale ressaltar também, que o ácido peracético é um produto orgânico de ação antimicrobiana já aprovado pela Anvisa.
A empresa Frigorífico Modelo, detentora da marca Dairyco é pioneira no mercado Uruguaio em sucos naturais sem conservantes para cadeia de frio. Investiu em uma estrutura para explorar o potencial deste mercado e optou pelo processo de envase Ultra Clean como explica Juan Viscarra, engenheiro químico responsável pelo envase.
“En la búsqueda de jugos más seguros, sin contaminantes de ningún tipo y sin conservantes es que optamos por la tecnología ultralimpia. Esta tecnología combinada con un control microbiológico del ambiente de las salas de envasado y un adecuado manejo de la cadena de frio en la distribución es posible suprimir los preservantes del producto terminado”.
Graças a cooperação entre fornecedor e usuário, o desenvolvimento do processo de envase Ultra Clean para os produtos Dairyco foi bem-sucedido, a máquina está preparada para envasar 17 sabores diferentes de sucos e os produtos encontram-se em comercialização a cerca de um ano.
“Frigorífico Modelo opto trabajar con IMSB ya que se verifico in situ que los equipos que construyen garantizan diseños apropiados para el concepto ultralimpio (ausencia de zonas muertas) asi como también soluciones tecnológicas para sanitizar los envases y las tapas de tal manera de disminuir drásticamente la carga microbiológica de estos”, finaliza Juan Viscarra.