Consumidor não abre mão de atributos como conveniência e segurança nas embalagens
* Com Aurel Forgaci,
diretor geral da Bericap
Como aconteceu em alguns países europeus, você acredita também que o PET deve avançar rápido no setor de bebidas sensíveis no Brasil?
O PET é mais versátil e diferenciado quando comparado com a embalagem cartonada. Tem mais destaque na prateleira, oferece mais liberdade em formatos e designs, além de ser mais amigável ao meio ambiente que a cartonada.
E no caso dos lácteos, o que pode ser feito?
Produtos lácteos necessitam de proteção à luz, mas já existem embalagens PET com tecnologia multicamada com total proteção à luz, ou podem utilizar rótulos sleeves que também fazem essa função de proteção.
Um fechamento melhor da embalagem faz a diferença no momento da compra? O consumidor final está atento a esse atributo?
Para o consumidor o grande atributo é a conveniência. Existem algumas embalagens que dificultam a vida do consumidor. A pega não é boa, o refechamento é ruim, o fluxo na dosagem prejudica o dispensamento da bebida.
Na repetição da compra o consumidor lembra dessas questões e rejeita essas embalagens. O PET trabalha com gargalos com diâmetro maior que por si só garantem um fluxo melhor.
A tecnologia da Bericap representa um diferencial para o consumidor?
O grande deferencial da tampa Bericap é o sistema DoubleSealTM que dispensa o lacre de alumínio que precisa ser perfurado ou removido da embalagem cartonada antes do consumo. As tampas Bericap voltadas para produtos assépticos têm essa vantagem, além de serem esterilizáveis e homologadas pelos fabricantes de equipamentos.
O DoubleSealTM foi um desenvolvimento de vanguarda que a Bericap lançou no final dos anos 80 e até hoje é muito utilizado.
No segmento de embalagens quais as principais tendências para o setor de bebidas sensíveis?
Introdução do gargalo O33 mm para embalagens menores (até 600 ml), tipo single serve.
O conceito, criado para envasar outros tipos de bebidas no PET, está conquistando também os lácteos.
O gargalo 38mm é grande para o público, principalmente o infantil. O 33 mm tem o tamanho ideal para “encaixar” na boca e permite que os aromas contidos na bebida sejam concomitantemente sentidos pelo consumidor através do olfato.
Novas tecnologias de enchimento asséptico a frio estão viabilizando o lançamento de lácteos no mercado brasileiro?
Principalmente tecnologias mais eficientes, seguras e econômicas relacionadas a processos de esterilização viabilizaram o PET.
Quais as principais diferenças entre as tampas de 38 mm e 33 mm fornecidas pela Bericap? Essas tampas podem ser utilizadas para todas as bebidas sensíveis?
No conjunto, o conceito permite uma redução de custo na garrafa sem perder a comodidade no consumo.
As empresas brasileiras já estão utilizando essas tampas?
Sim. A Brasil Kirin com a marca Skinka introduziu junto com a Bericap a primeira geração da tampa O33 mm. É uma tampa com DoubleSealTM, esterilizável, porém mais baixa, por isso não teve uma aceitação tão boa no mercado global. Ela compromete a “pega”, e é mais difícil de aplicar na linha, já a segunda geração, a SK 33-15, foi otimizada em relação a eficiência da linha, além de proporcionar uma pega mais confortável ao consumidor.
Quais os principais desafios da Bericap para o mercado de bebidas no Brasil nos próximos anos?
Oferecer soluções de fechamento que sejam eficientes em relação à vedação e estanqueidade, convenientes ao consumidor e que sejam econômicas.
A tendência hoje é achar o ponto de equilíbrio em relação a peso e conveniência ao consumidor. É o conceito chamado de right weight. Light weightening foi muitas vezes além dos limites.
Inovação e produtividade são fatores que podem fazer a diferença para a indústria brasileira de bebidas? Como a Bericap trabalha essas questões?
A linha de envase precisa rodar estável, mas com produtividade e eficiência elevadas. Para que isso aconteça a Bericap disponibiliza tecnologias de fabricação avançadas, garantindo ranges de tolerância fechados para as dimensões críticas das tampas. Capabilidade e repetibilidade do processo produtivo são essenciais e um grande diferencial competitivo!
Entre os diferenciais da Bericap está o de introduzir novos conceitos do mercado global ao brasileiro tão logo sejam lançadas e garantir que o processo de fechamento seja seguro, tenha alto grau de repetibilidade com alta eficiência da linha e com custo atrativo para o fabricante de bebidas.
* Saiba mais sobre Aurel Forgaci
Eng. Químico pela Unicamp, MBA pela Emory University de Atlanta/EUA.
Diretor Geral da Bericap do Brasil desde 2005. Anteriormente ocupou cargos executivos em empresas fabricantes de bens de capital na Alemanha e EUA