Alimentos e bebidas buscam cada vez mais atender o bem-estar físico e mental através de produtos saudáveis
Gabriela Nogueira
Cada vez mais os produtos de consumo alimentar atendem a um estado de necessidade específico do consumidor. Eles estão posicionados de forma a promover o bem-estar geral, ajudando a relaxar, aliviar o estresse, dar foco, melhorar o humor e inclusive estimular funções neurológicas. Para atender a esta tendência, a inclusão de plantas funcionais e extratos botânicos por exemplo é realidade no mundo e, hoje, no Brasil. Alguns desses ingredientes aqui utilizados com este propósito são a cúrcuma, o café verde, a acerola, o açaí, a passiflora e o guaraná.
Cientes também que o consumidor moderno não busca uma ocasião de consumo ou categoria específica para produtos funcionais, as marcas têm conseguido incluir as novas funcionalidades nas mais diversas categorias de alimentos e bebidas como: misturas para bebidas quentes, bebidas prontas para consumo, produtos de panificação, chocolates funcionais e lácteos. Este movimento é positivo e incentiva a presença de ingredientes saudáveis nas vidas das pessoas.
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A máxima já diz que o conhecimento jamais pode ser tirado de uma pessoa. É por isso que quanto mais as pessoas entendem e experimentam a alimentação consciente, mais os produtos naturais e saudáveis tornam-se importantes e presentes na vida dos brasileiros. Mindful eating é um movimento de presença no ato de se alimentar, e está inteiramente relacionado às escolhas alimentares, que vão em direção a produtos menos processados e ingredientes naturais e funcionais. Mas não é preciso ter uma relação tão profunda com a alimentação para buscar alimentos mais saudáveis. A Mintel aponta, ano após ano,o aumento global na busca por produtos ligados à saúde nas categorias de alimentos e bebidas. A necessidade do clean label hoje evoluiu para a de listas de ingredientes ainda mais enxutas; assim como o “free-from” hoje é mais abrangente, com consumidores procurando entender mais sobre os produtos, além das alegações frontais.
Hoje, vemos a tendência da saúde atingindo mesmo categorias indulgentes, as quais abordam o tema através de adaptações em suas linhas de produtos. Categorias de chocolates e sorvetes, por exemplo, hoje conseguem se posicionar como indulgências permissíveis através do desenvolvimento de produtos com redução de açúcar juntamente com a inclusão de ingredientes funcionais como proteínas, fibras e extratos.
À medida que os consumidores procuram sua felicidade de forma mais holística, o bem-estar físico e mental se consolida como a nova regra. Até ato de beber está também seguindo o padrão de consumo consciente; e a maior evidência está entre as gerações mais jovens. Desta forma, uma aposta no universo do bem-estar é também na nova forma de socializar – assim como nas escolhas dos produtos que estão envolvidos neste momento de consumo. Em países desenvolvidos, novas marcas de bebidas têm surgido para atender aos jovens que querem sair para ver amigos e relaxar, sem o ônus do álcool.
Estas marcas têm gerado ruído tamanho que empresas donas das maiores marcas de bebidas alcoólicas estão também trazendo soluções com menos ou zero álcool de algumas de suas principais marcas. Nesta nova categoria de bebidas, o papel dos ingredientes naturais é de reproduzir as associações positivas do álcool; assim, especiarias, raízes e ervas podem ser utilizados para estímulos diferentes na boca e no corpo, assemelhando-se à sensação de relaxamento causada pela embriaguez. O extrato de jambu por exemplo, que causa uma leve sensação de formigamento na boca, é um grande candidato a protagonista deste mercado.
De acordo com a Euromonitor, a tendência de cuidar de si próprio que leva o bem-estar físico mental para o primeiro plano, é poderosa e de longo prazo. Ela também prevê que algumas das grandes empresas da indústria se reinventarão como geradoras de bem-estar.