Com investimento de cerca de 330 milhões de reais,
nova unidade é uma das mais modernas do mundo
Grupo independente e uma das três maiores fabricantes mundiais de embalagens de vidro, a Verallia inaugura uma das mais modernas e estruturadas plantas industriais para fabricação de embalagens de vidro no mundo, em Jacutinga, em Minas Gerais. Com investimento superior a 77 milhões de Euros (cerca de 330 milhões de reais, sendo parte disso suporte financeiro do BDMG), a fábrica atenderá os segmentos cervejeiro, alcoólico e vinícola com garrafas nas cores âmbar e verde.
Além de Jacutinga, a Verallia mantém em operação no Brasil fábricas localizadas nas cidades de Porto Ferreira (SP) e Campo Bom (RS), e um Centro de Criações para desenvolvimento de novos produtos em São Paulo. Globalmente, a companhia possui fábricas em 11 países e atende a mais de 10 mil clientes. Em 2018, a Verallia produziu aproximadamente 16 bilhões de garrafas e potes de vidros e obteve vendas líquidas de 2,4 bilhões de euros.
Sustentabilidade em primeiro lugar
Mantendo o compromisso com o meio ambiente, a Verallia instalou um sistema de tratamento de emissões atmosféricas (precipitador eletroestático) de última geração e também uma moderna estação de tratamento de efluentes, doméstico e industrial, em circuito fechado. Todo efluente tratado neste sistema será reaproveitado internamente, sem descarte externo. Além disso, o vidro por si só é 100% reciclável.
Modernidade da planta e características técnicas
Com tecnologia de ponta, a fábrica foi concebida com o que há de mais moderno na Verallia mundialmente, o que permite responder às demandas de qualidade e de crescimento nos próximos anos. Entre as características técnicas estão o forno de última geração e o layout de produção em “U“, que permite maior sinergia entre as atividades e maior visibilidade das máquinas. A fábrica conta ainda com uma Sala de Testes, localizada de forma estratégica e mais próxima da área quente, e que dispõe das melhores práticas operacionais.
“A Verallia segue sua estratégia de produção sustentável atendendo as diretrizes da economia circular”, Quintin Testa, diretor geral da Verallia
Polo em desenvolvimento
A escolha de Jacutinga para receber a mais moderna planta da Verallia no Brasil se deve a alguns fatores, entre os quais a disponibilidade de energia elétrica e gás natural, uma vez que, para a fabricação de vidro, a energia é primordial para o processo de fusão.
A localização do município também é fundamental para a logística da empresa, além de oferecer possibilidade de crescimento da planta industrial.
Para a comunidade, a fábrica gera desenvolvimento industrial, social e econômico. Durante e após a implantação, houve aumento da arrecadação de tributos, devido à maior capacidade produtiva e consequente desenvolvimento da região. O projeto contempla planos para maximizar a contratação de serviços e aquisições de fornecedores locais sempre que possível.
“Investimos para produzir com eficiência e custos competitivos produtos seguros e de qualidade”, Quintin Testa, diretor geral da Verallia
“Os benefícios para a região são inúmeros, pois estamos contribuindo para desenvolver a infraestrutura do distrito industrial – em parceria com a Gasmig, DEER, Prefeitura de Jacutinga e CEMIG – que será usufruída tanto pela Verallia quanto pela comunidade”, afirma Quintin Testa, diretor geral da Verallia na América Latina.
A fábrica gerou, num primeiro momento, 172 empregos diretos e mais de 90 indiretos, e deverá aumentar no futuro de acordo com o incremento da produção. Ao longo da construção, a fábrica gerou direta e indiretamente cerca de 1.500 empregos.
Até agora, são 120 profissionais residentes em Jacutinga, que estão gerando renda, recolhimento de impostos e serviços para o município. Os novos contratados têm passado por cursos e treinamentos que já somam mais de 65 mil horas/aula nos diversos segmentos.