Vegetarianos criam novo mercado de consumo

Empresários apostam na mudança de hábito de 30 milhões de brasileiros

Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira e divulgada no último dia 20 mostra que cerca de 14% da população brasileira se declara vegetariana. São cerca de 30 milhões de pessoas.

Na comparação do estudo Kantar Ibope, de 2012 até 2017 o número de vegetarianos cresceu rapidamente, passando de 8%, em 2012, para 12% no ano passado e 14% agora em 2018. A pesquisa realizada nas regiões Sul, Sudeste e nas áreas metropolitanas de Salvador, Recife, Forlateza e Brasília, mostra que existe um novo modelo consumidor em ascensão: aqueles que consomem com propósito.

Esse perfil de consumidor por propósito exige atenção das empresas de alimentação, que buscam incorporar em suas linhas mais opções vegetarianas, além do mercado de vestuário (roupas e calçados) e higiene e beleza. Isso por que o consumidor não quer apenas não comer carne, mas também não compactua com empresas que exploram ou utilizam animais em seus processos.

Vegetarianos x Veganos

Há três classes de vegetarianos e todas estão associadas somente à alimentação. Os ovolactovegetarianos apenas não consomem carnes, mas ainda mantém o ovo e derivados do leite em sua dieta. Os lactovegetarianos seguem a mesma linha, mas já não consomem ovos. Os vegetarianos estritos são os que não consomem nenhum alimento com ingrediente animal nem derivados, como laticínios.

Já na classificação vegana, o estilo de vida também é outro. Além da alimentação excluir qualquer produto com ingrediente animal, ou seja, nenhum consumo de ovo ou derivados, leite e derivados, também levam o mesmo cuidado e atenção para as roupas, calçados, acessórios e produtos de higiene e beleza.

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