Colaborar significa trabalhar em conjunto para que todos os envolvidos atinjam resultados positivos. É a busca pelo famoso ganha-ganha e pela satisfação coletiva. Na indústria, existem diversas formas de estabelecer parcerias com esse foco. Uma das mais comuns são os programas de aceleração de startups, quando grandes empresas ajudam no desenvolvimento de novos projetos, impulsionando a inovação no mercado.
Em 2021, a Tetra Pak lançou o Startup Tetra Pak para atrair novos clientes que tinham ótimas ideias para alimentos e bebidas, mas que ainda precisavam de um empurrãozinho. Hoje, são dez empresas participando da aceleração, com produtos diversos, como chás, bebidas à base vegetal, bebidas alcoólicas, cremes culinários, entre outros.
No processo, são oferecidas mentorias e apoio que permeiam toda a jornada de desenvolvimento do produto, no âmbito estratégico e operacional, como: pesquisas de mercado, workshop de negócios, mentores selecionados, aplicação de metodologias de inovação colaborativa, auxílio no desenvolvimento de fórmula, design de embalagens e até o uso da estrutura do Centro de Inovação ao Cliente (CIC) da Tetra Pak para testes e ajustes.
Startups e co-packers
Um dos grandes pontos para o sucesso do Startup Tetra Pak está na conexão entre as startups e co-packers. Funciona assim: os projetos acelerados fornecem a receita e os insumos para a produção, terceirizando toda a estrutura fabril para uma empresa que possui a infraestrutura e os equipamentos de processamento e envase da Tetra Pak para executar a fabricação dos produtos.
O co-packing é um ótimo meio de fortalecer a cultura do empreendedorismo com muito dinamismo e bons resultados.
Luis Antonio Kühl, Diretor de Vendas e Novos Negócios da Tetra Pak Brasil
“O Brasil é muito grande geograficamente, não dá para ter fábrica em todo lugar. Sem falar do alto custo para montar uma operação industrial, especialmente para empresas que estão começando agora.
O co-packing é um ótimo meio de fortalecer a cultura do empreendedorismo com muito dinamismo e bons resultados. Por meio dessas parcerias, conseguimos acelerar a inovação na indústria e oferecer ao consumidor produtos mais diversos e acessíveis”, afirma Luis Antonio Kühl, diretor de Vendas e Novos Negócios da Tetra Pak Brasil.
Conteúdos Relacionados