Programa estimula reciclagem de vidro em Minas Gerais

Máquinas de coleta de embalagens incentivam a participação dos clientes com descontos exclusivos nas lojas do supermercado Super Nosso

O programa Volte Sempre, fruto de parceria entre o Grupo Heineken, a Owens Illinois e a startup 4R Glass, ganhou um novo aliado: o Super Nosso. A rede de supermercado mineira está com quatro máquinas de coleta de embalagens de vidro instaladas em suas lojas localizadas em Belo Horizonte e Nova Lima.

No Brasil são produzidas 980 mil toneladas de embalagens de vidro por ano, de acordo com o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre). Essas embalagens são 100% recicláveis e podem ser reaproveitadas infinitas vezes, mas, se descartadas indevidamente, podem levar 4 mil anos para se decompor. Para incentivar a população a descartar o vidro de forma correta e ampliar sua reciclagem, o programa Volte Sempre criou uma moeda digital, a Caco.

Funciona da seguinte forma: cada ponto caco conquistado equivale a R$ 0,10 que pode ser convertido em descontos nos produtos do Grupo Heineken (Amstel, Sol, Kaiser, Heineken e Heineken 0.0) em todas as unidades do supermercado. A iniciativa está dando tão certo que em apenas um mês o Super Nosso recebeu aproximadamente 7 toneladas de vidro nas unidades participantes, depositadas por 320 clientes diferentes.

“Apesar de ser um material 100% reciclável, o vidro muitas vezes acaba sendo descartado de forma incorreta, o que faz com que apenas parte desse material chegue às fábricas para se transformar em novas embalagens. Na Owens Illinois buscamos constantemente meios para fomentar a reciclagem do vidro, não apenas conscientizando o consumidor, mas efetivamente criando meios que permitam destinar corretamente nossas embalagens; por isso, estamos tão satisfeitos com essa nova etapa do Volte Sempre e muito otimistas com a arrecadação nas lojas do Super Nosso”, destaca Daniel Jekl, gerente de Marketing da Owens Illinois.

Até o momento, o programa Volte Sempre já arrecadou 15 toneladas de vidro, em Minas Gerais, considerando as coletas realizadas por nove máquinas, tanto nas lojas do Super Novo quanto em bar e condomínios residenciais parceiros.

Como participar

O cliente precisa apenas se dirigir a uma das quatros lojas do Super Nosso onde tem a máquina de reciclagem (Xuá, Castelo, Gutierrez e Nova Lima) e realizar o descarte de qualquer embalagem de vidro. Posteriormente, para ter acesso aos benefícios, basta baixar o App Ponto Caco, disponível na Google Play e Apple Store e, no momento do pagamento de suas compras em qualquer loja da rede Super Nosso, informar o CPF utilizado no cadastro do aplicativo.

Veja mais: vinhosvinícolasespumantessucos, cafés, cervejasembalagem de vidro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

Deixe seu comentário