Em dez anos, a empresa reduziu em 46% o consumo,
e hoje utiliza 1,34 litro de água para cada litro de produto envasado
A CRS Brands, uma das maiores indústrias brasileiras de bebidas, comemora 10 anos do seu Programa de Gestão Ambiental conquistando uma marca importante no uso sustentável de recursos naturais. Em 2020, a empresa conseguiu reduzir em mais 8% o consumo de água potável em relação ao mesmo período de 2019, acumulando uma economia de 46% de água potável desde que o projeto foi implementado. Com isso, o consumo de água na produção caiu de 2,48 litros para cada litro de bebida produzido em 2010, para 1,34 litros de água para cada litro de bebida envasado atualmente.
O resultado se deve às melhorias contínuas no Programa de Gestão Ambiental da empresa, que consiste em buscar soluções e adotar práticas que ajudem a reduzir o consumo de água, energia e emissão de efluentes sem comprometer o processo produtivo e aumento da produção, e ao mesmo tempo contribuir para recuperação ambiental.
Um dos pilares do projeto é a reutilização de água com consequente redução na captação do Rio Jundiaí-Mirim, responsável por 95% do abastecimento de Jundiaí e região. A iniciativa inclui medidas como a instalação de sistemas de recuperação de água, que permite o reaproveitamento da mesma água em diferentes etapas do processo produtivo antes de ser descartada como efluentes.
Foram realizadas ainda mudanças nos parâmetros do processo de produção e otimização no sistema de limpeza, para que estes utilizem menor quantidade de água, além de aproveitamento de água pluvial captadas em diversos pontos do complexo industrial.