Inovação abre um mundo de oportunidades

 

Vinhos são sempre maravilhosos e a possibilidade de degustar e experimentar novos sabores aguçam a curiosidade de quem aprecia essa bebida. As vinícolas e seus enólogos, a cada safra, buscam novos vinhos que possam encantar seus consumidores!

Gosto da possibilidade de consumir um vinho com menos álcool de vez em quando. Poder degustar uma taça a mais sem me exceder no álcool. O consumo moderado de itens como álcool, açúcar, sal e aditivos é um propósito das pessoas que querem uma vida saudável, sem abrir mão de alguns prazeres, entre eles a comida e a bebida. Isso abre excelentes oportunidades para esses produtos.

Sei dos benefícios e até da tradição de colher as uvas na sua graduação alcoólica mais alta e das características que isso proporciona ao vinho. Mas os enólogos sabem muito bem como resolver esses percalços da natureza. A tecnologia também está disponível para questões como essa. Os desalcoolizadores podem reduzir os níveis de álcool para teores próximos de 9 % de graduação alcoólica, ou até muito menos como fazem as cervejas sem álcool e como fizeram com vinhos californianos. Alguns vinhos italianos recentemente lançados no mercado optaram por graduação ao redor de 12% sem a interferência de tecnologia.

O que acho mais excitante é a possibilidade de oferecer novas opções e aproximar cada vez mais o consumidor da indústria nacional. Para isso, é preciso testar e experimentar novas elaborações que nos permitam os prazeres do vinho aliados à inovação, seja ela no campo ou na fábrica.

Alguns destaques da categoria

A Domno, importadora da Famiglia Valduga, lançou, em fevereiro, a 12 e Mezzo Fashion Edition, uma releitura de uma das linhas de vinhos mais prestigiadas da tradicional vinícola italiana Varvaglione. Inspirados no mundo da moda, os rótulos foram desenvolvidos com estampas atemporais e cheias de estilo exclusivamente para o e-commerce do Grupo.

O grande diferencial dos vinhos 12 e Mezzo Fashion Edition é o teor alcoólico – 12,5% – que deu origem à marca, em que as uvas são colhidas no ponto de maturação perfeito sem perder sua acidez e frescor. Esta é uma nova forma de vinificar vinhos do sul da Itália, que geralmente são muito pesados, concentrados e estruturados.

12 e Mezzo Fashion Edition Primitivo

Este rótulo tinto é elaborado 100% com o varietal Primitivo e representa a região italiana vanguardista de Puglia. De coloração vermelho rubi, no paladar, apresenta boa estrutura e final persistente. Seu aroma contém toques de ameixa e cereja e nuances de baunilha e cacau. Harmoniza com massa ao molho de tomate seco, filé ao molho madeira e risoto de funghi. Safra 2017.

12 e Mezzo Fashion Edition Rosato

Com produção limitada, este exemplar é elaborado com 100% Negroamaro, tem coloração rosa pêssego, impidez e de brilho intenso. No paladar, é leve, refrescante e delicado. No olfato, apresenta um sedutor encontro entre frutas vermelhas frescas e flores brancas e vai bem com queijos frescos, frutos do mar e saladas. Safra 2018.

12 e Mezzo Fashion Edition Malvasia

Elaborado com 100% Malvasia, apresenta uma clara coloração amarelo palha. No paladar, é bastante frutado e traz um aroma adocicado, balanceado por uma acidez viva e refrescante que garante boa persistência. Possui grande intensidade de notas de frutas tropicais, apresentando nuances de mel e baunilha de maneira elegante e complexa. Combina com salmão grelhado, lasanha de berinjela e frango com alcaparras. Safra 2018.

Vinhos da Califórnia trazem menos calorias e menos álcool

A Mind & Body Wines lançou uma linha composta por três vinhos de baixo teor calórico e baixa graduação alcoólica para consumidores que buscam um estilo de vida equilibrado. Os vinhos possuem 9% de álcool e 90 calorias por porção. A nova linha que inclui Pinot Grigio, Rosé e Cabernet Sauvignon é vegana, sem glúten, sem aditivos ou açúcar adicionado.

A empresa usa métodos tradicionais de vinificação, além de uma coluna de cone giratório para remover o álcool de uma pequena quantidade do vinho, preservando aromas e sabores. O vinho desalcoolizado, então, é misturado ao vinho tradicional para criação da nova linha.

O Pinot Grigio é leve e refrescante, com sabores e aromas de frutas tropicais. Delicadas notas florais se misturam com pera madura, pêssego e melão no nariz, levando a sabores de citrinos brilhantes, pêssego branco e frutas tropicais. Mind & Body Rosé mostra um tom rosa pálido no vidro e aromas florais. O paladar fresco e vibrante oferece sabores de morangos frescos, complementados por um final nítido e refrescante. O Cabernet Sauvignon é encorpado e exala aromas escuros e atraentes de amoras maduras e framboesas suculentas. Notas de ervas secas e baunilha complementam os sabores robustos de cereja preta e levam a um final suave e arredondado.

Veja mais: vinhosvinícolasespumantessucos, cafés, cervejasembalagem de vidroembalagem de lata

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

Deixe seu comentário