Tecnologias em redução de açúcar nas bebidas ready-to-drink

Gabriela Nogueira
Inteligência de Mercado
Vogler Ingredients

As bebidas ready-to-drink tiveram suas vendas em alta nos últimos meses. Este aumento está relacionado não somente à pandemia ou à conveniência dos consumidores em ter o produto pronto em mãos, mas também por se apresentarem como alternativas diferenciadas e que atendem a vários outros desejos dos clientes.

Mas como atender a esse exigente mercado considerando questões como saudabilidade, dulçor, sabor ou textura? O papel tecnológico do açúcar, por exemplo, está diretamente ligado a essas características, já que ele modifica ou aprimora aromas, sabores e até a aparência dos alimentos.

A indústria alimentícia, em parceria com o Ministério da Saúde, tem uma meta a cumprir para a redução do açúcar em alimentos e bebidas: retirar cerca de 144 mil toneladas de açúcar dos alimentos até 2022. Esse acordo conta com a participação de 68 indústrias, que juntas representam 87% do mercado de alimentos e bebidas no país. E para viabilizar o plano, diversas soluções de empresas de ingredientes estão sendo propostas como alternativas reais de substituição do açúcar.

É o caso da Vogler, que disponibiliza de algumas tecnologias quando o assunto é redução de açúcar. Confira abaixo algumas dessas tecnologias e como elas podem ser utilizadas na formulação também de bebidas ready-to-drink:

 

Dulçor

Para atender a esta característica, é possível trabalhar com edulcorantes naturais e artificiais de maneira isolada ou combinados entre si. Ao serem combinados, a aplicação fica ainda mais completa.

Para isso, a Vogler disponibiliza a linha INNODOLCE, um blend feito especialmente para atender a mais variada demanda da indústria no que diz respeito a dulçor. O INNODOLCE é uma solução que substitui total ou parcialmente a sacarose.

Entre os edulcorantes oferecidos pela Vogler, estão:

  • Naturais: extraídos da botânica, como frutose, lactose, isomaltose, maltitol, taumatina e glicosídeos de steviol.
  • Artificiais: desenvolvidos através de processos industriais, como o ciclamato, aspartame, sucralose, sacarina, sorbitol, acesulfame-k, entre outros.

As bebidas ready to drink são alternativas diferenciadas
e atendem a vários outros desejos dos consumidores

Corpo

Na hora de substituir o açúcar, é necessário pensar também no ajuste do corpo/preenchimento. Para isso, é possível contar com os seguintes ingredientes, por exemplo:

  • Polióis: maltitol, sorbitol e eritritol.
  • Fibras: polidextrose e maltodextrina resistente.
  • Carboidratos: maltodextrina, amidos e farinha de arroz.

Aromas naturais

Além dos edulcorantes, a Vogler possui uma linha de aromas naturais que acrescenta algumas características aos produtos, como conferir ou potencializar o sabor doce, realçar notas aromáticas, interagir sinergicamente com outros aromas e sabores característicos presentes nos alimentos e atender a formulações que não preveem o uso de edulcorantes. Todos eles estão em conformidade com o acordo da ANVISA.

Além da linha INNODOLCE, a Vogler disponibiliza ainda a linha INNOFLAVOR, que também pode substituir o açúcar. Esta solução nasceu justamente a partir desse desafio de reduzir ou substituir o açúcar.

Adoçando bebidas ready-to-drink de maneira saudável

O adoçamento saudável pode ser considerado a partir do uso de um produto com baixa quantidade de açúcar, colaborando com a redução do consumo de açúcares que uma pessoa ingere por dia, ou até mesmo, considerar a utilização de edulcorantes naturais.

Já existem diversos tipos de bebidas RTD no mercado com teores reduzidos de açúcar, assim como as bebidas zero açúcar, utilizando a estévia.

A Vogler está sempre atualizada em relação aos ingredientes saudáveis e inovadores que surgem no mercado. Estamos dispostos a discutir projetos e opções, sempre buscando desenvolver a melhor solução em conjunto com cada cliente.

Gabriela Nogueira
Inteligência de Mercado • Vogler Ingredients

Veja mais: vinhosvinícolasespumantessucos, cafés, cervejasembalagem de vidroembalagem de lata, ingredientes

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário