Valgroup garante energia renovável para produção e reciclagem de embalagens

Objetivo da empresa é ter a totalidade do seu consumo energético proveniente de fontes renováveis

A Valgroup, uma das maiores transformadoras e recicladoras de plástico do mundo, firmou contrato de compra e venda de energia com a Casa dos Ventos, fornecedora de projetos eólicos no Brasil. O acordo, com duração de 15 anos, garante o volume de 25 MW médios para a indústria, equivalente a aproximadamente metade do consumo de energia da Valgroup no Brasil.

O contrato está em linha com as ações de sustentabilidade da companhia: a Valgroup foi a primeira na América Latina a investir em um sistema de recuperação total dos solventes utilizados em seus processos produtivos, deixando de emitir gases poluentes na atmosfera. Também possui a maior linha automatizada de reciclagem de garrafas PET do país, localizada no Rio de Janeiro, com capacidade para processar 100 milhões de unidades por mês. Somada às outras duas plantas na Espanha e no México, totalizam mais de 300 milhões de recipientes reciclados mensalmente.

A parceria com a Casa dos Ventos vai garantir energia renovável, a partir de julho de 2023, para metade das plantas produtivas da companhia no Brasil. O objetivo da empresa de embalagens é aumentar esse percentual gradativamente. O acordo de longo prazo consolida o compromisso da Valgroup com ações estruturadas de ESG, sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa.

“A sustentabilidade sempre fez parte da história da Valgroup e, com essa parceria, estamos dando mais um passo significativo rumo à redução da nossa pegada de carbono. Com maior disponibilidade de energia eólica, conseguiremos suportar o desenvolvimento de nossas soluções inovadoras e sustentáveis com energia limpa e renovável”, destaca Eduardo Berkovitz, Diretor de Relações Institucionais e Compliance da Valgroup.

A energia será gerada no Complexo Eólico Babilônia Sul, em construção pela Casa dos Ventos na Bahia, com 360 MW de capacidade. “Proporcionamos previsibilidade e redução de custo, por meio do fornecimento de energia limpa. São soluções customizadas para consumidores que queiram descarbonizar de maneira eficiente seus processos e alinhar suas práticas à agenda ESG”, comenta Lucas Araripe, Diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos. O acordo possibilita, ainda, que a Valgroup se torne autoprodutora de energia, por meio da aquisição de uma participação no empreendimento.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário