Ypê investe em tecnologia para implantação de um dos
mais modernos centros de distribuição da América Latina
Por Carlos Donizete Parra
Uma visita ao novo CD da Ypê é muito mais que um evento corporativo. É um exercício futurístico incrível. O CD 4.0 está instalado no Complexo Industrial da Ypê, um espaço composto por 9 fábricas que produzem desde óleo vegetal, passando por embalagens até chegar aos produtos de higiene e limpeza entregues a milhões de lares brasileiros e que fazem o sucesso da empresa no mercado nacional. O atendimento carinhoso dos anfitriões (Ypê e E80 Group) combina com o cenário do CD tomado por robôs e LGVs, deixando o ambiente com a cara de cidadezinha do interior onde está instalada a fábrica, em Amparo, a cerca de 120 kms de São Paulo.
Os produtos da Ypê estão presentes em 94% dos lares brasileiros em 23 categorias diferentes com um portfólio amplo e crescente. Pela terceira vez foi eleita como a marca mais escolhida no universo online. São 6 unidades industriais, 28 unidades logísticas, mais de 3000 clientes atendidos em 1900 municípios brasileiros. Entregar um serviço de qualidade ao cliente e aos consumidores exige da distribuição enorme capilaridade e agilidade.
Com esses objetivos, a Ypê iniciou lá em 2018 o projeto de ampliação e modernização do seu Centro de Distribuição culminando no mais moderno CD da América Latina e que vai gerar mais competitividade contribuindo para a liderança da empresa no setor de limpeza. “Trata-se de um projeto de grande ousadia e que nos coloca em posição de destaque para enfrentar os desafios do presente e do futuro que toda empresa na área de consumo tem pela frente”, garante Waldir Beira Júnior, Presidente Executivo da Ypê.
Eficiência e segurança ao processo
Instalado em uma área construída de 50 mil metros quadrados, o Centro de Distribuição dispõe de uma estrutura com 43 mil posições de paletes de armazenamento, 58 docas de expedição, 6 esteiras de recebimento e 318 colaboradores responsáveis pela movimentação de cerca de 500 carretas por dia.
São 72 AGVs/LGVs de três tipos, que executam tarefas diferentes de acordo com a necessidade do CD, sendo que dois desses LGV’s ficam sempre em manutenção preditiva. Os LGVs garantem ao sistema uma disponibilidade superior a 99%. Através da tecnologia de picking por camadas, os robôs montam os paletes de acordo com a necessidade dos clientes permitindo a colocação de diferentes sku’s. Esse sistema traz mais agilidade na preparação das remessas aos clientes que necessitam de paletes com produtos e camadas diferentes.
Todo o recebimento é automatizado, realizado por esteiras que agilizam o sistema permitindo o descarregamento de um caminhão cheio em menos de 5 minutos. Toda a solução é gerenciada pela plataforma software SM.I.LE80 desenvolvida pelo E80 Group que permite que sistemas e fluxos dentro do CD sejam coordenados e monitorados em tempo real, garantindo maior eficiência e rastreabilidade das operações.
O CD 4.0 trabalha de forma autônoma garantindo o máximo de eficiência e segurança ao processo. Eficiência, agilidade e produtividade que já apresentam inúmeros resultados. Antes da implantação do CD 4.0, o tempo médio de carregamento de 1 caminhão na Ypê girava em torno de 9 horas, esse tempo caiu para algo em torno de 4h20 minutos com uma taxa de erro perto de 0,06%.
Benefícios já conquistados
- Melhoria do nível de serviço ao cliente;
- Melhoria da eficiência operacional;
- Redução de mais de 50% no tempo dos caminhões dentro do pátio da empresa. São quase 500 caminhões por dia dentro da Ypê;
- 0,06% de erro no carregamento de caminhão;
- Rastreabilidade de 100% dos processos no CD;
- Melhoria exponencial na segurança do trabalho;
- Gestão online de todo o processo do CD.
“A tecnologia da E80 possibilitou um diferencial competitivo que lá na frente vai fazer a diferença em relação aos nossos concorrentes. Além disso, a pegada de carbono, a sustentabilidade com redução do consumo de energia e outros insumos só é possível com essa tecnologia. Com esse processo totalmente lean, digital e automatizado fornecido pelo E80 Group conseguimos obter uma confiabilidade maior, entrega mais veloz, uma adaptabilidade às mudanças do mercado. Hoje conseguimos estar mais alinhados com nossos clientes, garantir que as expectativas deles sejam atendidas e, com isso, vamos aumentar a parceria e crescer junto com eles”, explica Eduardo Beira, Diretor de Engenharia e Manutenção da Ypê.
Veja também
A complexidade do projeto, bem como o crescimento e os requisitos de qualidade de entrega apresentados pela Ypê, colocaram desafios consideráveis. “Com o objetivo de implementar uma solução sob medida para o centro de distribuição da Ypê, a aplicação do software de simulação de eventos discretos, SmartDesigner, teve um papel fundamental, permitindo a realização de testes em ambiente simulado e controlado. Dessa forma, foi possível obter resultados antecipadamente, antes da implantação da solução, e estabelecer investimentos, fazendo as alterações necessárias. Através da utilização da ferramenta, foram simulados os fluxos da fábrica, avaliando todos os cenários operacionais, atuais e futuros, garantindo assim o desenvolvimento de um cenário realista.
Assim, foi possível identificar a solução intralogística mais eficiente, com 95% de confiabilidade, respondendo a aumentos de produção ou mudanças de mercado”, explica Luca Guidetti, Head of Sales & General Manager do Grupo E80 no Brasil.
Outro grande desafio é que esse CD foi implantado durante a pandemia. Segundo o diretor de operações logísticas da empresa, Iclacir Mascarello, a equipe realizou as operações do dia a dia em meio às mudanças de implantação do Centro de Distribuição. ” Foi um grande desafio não perder faturamento na principal unidade da empresa e não prejudicar as obras. Outro desafio foi capacitar a equipe e fazer essa transição de um modelo tradicional para esse projeto totalmente automatizado e digital. A equipe se adaptou muito bem e com isso mantemos nosso propósito de desenvolver e manter nossos colaboradores na empresa”, comemora Iclacir.
Empresa familiar e 100% brasileira, a Ypê participa de diversos projetos sociais que mostram sua preocupação com as pessoas e comunidades, principalmente no entorno de suas unidades. Uma das maiores empresas de produtos de limpeza do Brasil, o Projeto CD 4.0 é fundamental para a estratégia de crescimento e posicionamento no mercado. A companhia é referência em qualidade de entrega e atendimento aos clientes garantindo a competitividade necessária para o futuro.
Siga-nos nas Redes Sociais: