IA é prioridade digital na jornada para a resiliência operacional

Estudo da Accenture foi realizado com líderes C-Level

Quase 73% das empresas estão priorizando a Inteligência Artificial (IA) sobre todos os outros investimentos digitais, com foco imediato em melhorar a resiliência operacional em um ambiente sem precedentes, de acordo com o estudo da Accenture Reinventing Enterprise Operations (NYSE:ACN).

A pesquisa constatou que 90% dos líderes estão aplicando IA para lidar com aspectos de resiliência operacional, que incluem desde recursos orientados a dados, como finanças (89%) e cadeia de suprimentos (88%), a experimentações com IA generativa.

As descobertas avaliaram as organizações em seis medidas de maturidade operacional: IA, dados, processos, talento, colaboração e experiências dos stakeholders. Embora apenas 9% tenham alcançado maturidade em todas as frentes, essas empresas conquistaram margens operacionais 1,4 vezes mais altas do que suas parceiras. Ao mesmo tempo em que impulsionaram em 42% inovações mais rápidas, 34% em sustentabilidade, e 30% dos índices de satisfação mais elevados.

“Todos os CEOs estão sob pressão para digitalizar mais rapidamente, colocar mais resiliência nos negócios e encontrar novos caminhos para o crescimento”, disse Yusuf Tayob, diretor executivo da Accenture Operations. “Os investimentos certos em tecnologia, ao mesmo tempo em que promovem talentos, dados e processos, é o que impulsiona uma nova fronteira de desempenho.”

Com uma estratégia de talentos que reflete dados e maturidade digital, as empresas registraram produtividade quase três vezes maior ao priorizar o treinamento e as habilidades especializadas. Isso foi ainda mais reproduzido por meio de investimentos feitos em novas formas de trabalho (citado por 94% dos respondentes) e por 90% (COO, CIO, CHRO) que planejam aumentar o talento especializado e técnico nos próximos três anos.

Para aproveitar totalmente a oportunidade, os líderes devem realizar as cinco ações a seguir, para evoluir as operações e alcançar uma nova fronteira de desempenho:

  • Humanizar as experiências de IA: explore novos casos de uso para aprimorar os resultados relacionados à experiência e simplificar as relações com funcionários e clientes.
  • Determinação dos dados: defina uma estratégia clara que administre como os dados são criados, coletados e enriquecidos, incentivando o debate e removendo vieses para capturar os insights mais eficazes para orientar a tomada de decisões.
  • Inovar os processos: visualize os processos “como estão”, aplique insights orientados por IA para descobrir novas eficiências, enquanto simula mudanças de cenário para otimizar as melhorias nos processos de negócios.
  • Força de trabalho ágil: crie agilidade na estratégia de força de trabalho; capacite os funcionários com uma escolha de ferramentas tecnológicas para atender às necessidades.

Adote uma abordagem 360°: impulsione a criação de valor de forma holística, construindo-a desde o início e em todas as funções usando insights orientados por dados de clientes, funcionários e outros parceiros do ecossistema.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno