Teste de filtrabilidade de bebidas: atingindo o equilíbrio certo

A tecnologia de pesagem da Sartorius pode ser usada
para garantia de qualidade na indústria de alimentos e bebidas

A filtração de bebidas é um componente essencial dos fluxos de trabalho de produção, principalmente para vinho e cerveja, mas também para uma variedade de produtos como vinagre e águas minerais. Os estágios finais de produção, logo antes do engarrafamento são especialmente críticos, pois podem envolver filtração estéril com membranas que são propensas a entupimento se o produto tiver uma carga de partículas muito alta.

É aqui que o teste de filtrabilidade se torna tão valioso. Este artigo mostra como, combinando equipamentos de filtração com balanças de laboratório de última geração, a Sartorius visa automatizar os processos de teste de bebidas para otimizar a produção, reduzir os custos de filtração e diminuir o impacto ambiental

Teste de Índice de Filtrabilidade (FI)

O teste FI é usado rotineiramente para identificar vinhos (e outros líquidos no setor de alimentos e bebidas) que correm o risco de entupir o filtro final de membrana estéril durante o engarrafamento. Ele mede partículas, como micróbios e cristais, e materiais coloidais, como polissacarídeos, proteínas e compostos fenólicos. Isso o diferencia das técnicas de dispersão de luz, como a medição de turbidez, que medem apenas partículas potenciais de entupimento da membrana. Estes pequenos colóides podem levar ao entupimento da membrana e resultar no que parece ser um vinho muito “limpo”. O teste FI, portanto, fornece uma determinação mais precisa da filtrabilidade de um vinho do que outras técnicas.

A Sartorius oferece uma solução integrada para testes FI que inclui um tanque de aço inoxidável, válvulas, holder, regulador de pressão e a balança de precisão Cubis® II MCA com o software QApp FI instalado. Com esta solução, o FI é medido passando o produto por um filtro de membrana de 0,45 µm a pressão constante (2 bar/200 kPa) e a temperatura em que o vinho a ser testado será armazenado na adega. A balança monitora o peso do vinho filtrado e o tempo (em segundos) necessário para filtrar os volumes definidos. Os parâmetros do produto são inseridos na tela da balança e armazenados no banco de dados interno da balança.

Produtos de filtração para testes robustos de alimentos e bebidas

1. Sistema de teste de filtrabilidade

  • Cálculo do FI totalmente automático
  • Seleção de cálculos para vinho por métodos franceses ou italianos

2. Cartuchos de filtração

  • Clarifica e filtra todos os tipos de vinho, incluindo a retenção de todos os microrganismos
  • Preserva o caráter organoléptico do vinho
  • Controla os custos de filtração
  • Ajuda a conformidade com padrões e regulamentações
  • Jumbo Star Filtration Systems

3. Sistemas de filtração Jumbo Star

  • Alta vazão e grande capacidade de filtração
  • Múltiplas aplicações em todos os vinhos, cervejas e outros produtos incluindo retenção de partículas e redução do índice de entupimento
  • Baixo consumo de energia e zero lixo classificado

4. Equipamento de teste de integridade Sartocheck® mini

  • Verificação automática da integridade dos filtros de membrana usados no ambiente de alimentos e bebidas
  • Teste de decaimento de pressão e teste de difusão (19 programas de teste diferentes)
  • Pequeno e portátil com display LCD
  • Capacidade de armazenamento para 200 resultados de teste
  • Transferência de dados fácil e confiável para o PC

5. Sistema de teste de Filtrabilidade e de aumento de escala automatizado Zero-T

  • Economize tempo otimizando os esquemas de filtração e a compatibilidade do material, incluindo o dimensionamento final do filtro
  • A configuração flexível permite que testes de ampliação sejam realizados com elementos filtrantes planos ou plissados

6. Checagem de peso para bebidas

  • Aplicativo de software QAPP006 para balanças Sartorius Cubis II MCA
  • Controle de peso médio de mercadorias embaladas de acordo com a 76/211/CEE
  • Avaliação estatística de amostragens únicas e estatísticas de lotes cumulativos

Software QApp integrado

O software pré-instalado na balança Cubis® II (QAPP004) guia o usuário através do processo de teste, medindo continuamente o volume filtrado (peso) e o tempo. Com base nos valores medidos, o software calcula automaticamente a filtrabilidade por meio de dois métodos possíveis, dependendo dos requisitos locais para a produção de vinho – o método francês ou o método italiano, que diferem em sua abordagem de tempos e volumes de vinho filtrado. O resultado final é essencialmente o mesmo – um cálculo automático da filtrabilidade que pode ser armazenado no software, impresso ou exportado através de uma conexão Ethernet ou via porta USB.

Esta solução automatizada foi projetada para evitar erros de manuseio e cálculo, prometendo resultados confiáveis que fornecem uma previsão robusta do impacto nas membranas de um vinho específico durante a filtração estéril na fase de engarrafamento. Juntamente com outros sistemas da Sartorius, também pode ajudar a reduzir a ‘pegada’ ambiental dos fluxos de trabalho de análise de bebidas por meio da reciclagem da água usada para limpeza e esterilização, recuperação de energia do calor gerado durante a limpeza e otimização do uso de consumíveis de filtração.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário