Soluções integradas Elettric80 e BEMA

Elettric80 e BEMA estão mudando totalmente a maneira de projetar fábricas, oferecendo no mundo inteiro soluções mais eficientes e seguras.

Fundadas respectivamente nos anos 1980 e 1990 em Viano, na província de Reggio Emilia, Itália, oferecem soluções de automação para empresas de produtos de largo consumo, principalmente nos setores de bebidas, papel e alimentos. As empresas são especializadas na implementação de soluções de automação flexíveis, modulares e integradas que melhoram o planejamento e o controle das atividades de produção, armazenagem e expedição.

Os resultados são um aumento significativo na eficiência das fábricas, total rastreabilidade dos produtos processados, máxima segurança e retorno expressivo do capital investido ao longo de vários anos.

As principais ferramentas do negócio, projetadas de acordo com as necessidades do cliente do setor de bebidas são: robôs de paletização, uma ampla gama de veículos guiados por laser (LGV, Laser Guided Vehicles), envolvedoras robóticas de alta velocidade SILKWORM, soluções de picking e repacking e sistema de controle de paletes WOODPECKER, etiquetadoras robóticas, armazéns automáticos AS/RS (Stacker Crane Solutions), solução de níveis múltiplos SMART STORE e SMART BOX, uma solução compacta para final de linha.

O processo completo é gerenciado centralmente por uma plataforma de software única, chamada SM.I.LE80 (Smart Integrated Logistics), que garante um “link direto” entre os sistemas e os processos de produção e logística, e o gerenciamento ideal e efetivo de todas as operações internas e externas da planta: da entrada de matérias-primas ao gerenciamento completo do armazenamento e do transporte.

Até o momento, as empresas instalaram mais de 2.000 sistemas robóticos e 4.500 veículos guiados por laser no mundo inteiro. Importante ressaltar a colaboração com a Tetra Pak em nível global desde 2007.

Além de suas sedes em Viano, a Elettric80 e a BEMA estabeleceram filiais na Austrália, Brasil, Chile, Emirados Árabes Unidos, França, Grã-Bretanha, México, Polônia, Rússia, Suécia, Estados Unidos e, até o final do ano, também na Tailândia (Bangkok), para , não apenas remotamente (24/7), mas também no local, garantindo eficiência constante de suas instalações ao longo do tempo.

Elettric80 e BEMA crescem ano após ano, concentrando-se em alguns ativos chave: valorização das pessoas e pesquisa e desenvolvimento, além de conhecimentos tecnológicos significativos e uma importante capacidade de adaptação às necessidades dos mercados.

Graças às soluções de hardware e software muito inovadoras, a Elettric80 e a BEMA revolucionaram a Fábrica 4.0 mais de 20 anos atrás tornando-se reconhecidas no mundo inteiro como líderes no mercado de soluções integradas de automação.

Como complemento às suas soluções inovadoras, as empresas garantem aos seus clientes em todo o mundo serviços de assistência e suporte remotos e no local (24/7) para garantir que permaneçam altamente eficientes ao longo do tempo. Os técnicos da Elettric80 e da BEMA trabalham ininterruptamente nos Centros de Serviços e Assistência ao Cliente das duas empresas.

Para sistemas maiores e mais complexos, a Elettric80 e a BEMA podem designar Engenheiros Residentes com a finalidade de garantir a eficiência das plantas ao longo do tempo.

Todos os técnicos são envolvidos em programas de treinamento permanentes, auxiliando os profissionais nas oficinas; assim, todos são atualizados constantemente em relação às inovações tecnológicas que serão implementadas nas plantas dos clientes.

Otimização e aceleração do fluxo de produção

A indústria de bebidas, em termos de fluxo de produtos, é o setor industrial que alcança os maiores volumes.

Para essas aplicações, a Elettric80 usa, em particular, o paletizador DRAGON extremamente flexível para aplicações de alta velocidade. Projetado para permitir que embalagens, pacotes e caixas se movimentem na mesma velocidade da linha com tempo ZERO de troca de produto; e flexível e eficiente com todos os tipos de produto. Ele é instalado diretamente depois do final da linha de embalagem e é totalmente acessível a partir do so-lo, e assim não necessita de nenhuma plataforma dispendiosa, eliminando riscos de segurança associados ao trabalho em altura.

A ENVOLVEDORA ROBÓTICA SILWORM, graças ao uso de bobinas filme de 1000mm de altura, à tecnologia robótica e à cabeça de envolvimento estática, garante uma alta velocidade de produção. Além disso, garante máxima flexibilidade, permitindo a en-voltura com filme elástico de paletes com diferentes dimensões, preservando a qualidade e a integridade do produto, garantindo assim a estabilidade da carga.

A ETIQUETADORA ROBÓTICA, um robô antropomórfico para aplicar as etiquetas, gerencia a aplicação em espaços reduzidos e com alta velocidade de produção, mesmo no caso de múltiplas etiquetas e em vários níveis. A separação da impressora do braço aplicador permite uma ergonomia excepcional para o operador.

A SILKWORM e a ETIQUETADORA ROBÓTICA foram projetadas para reduzir a frequência de substituição das bobinas e as intervenções do operador, garantindo a troca automática da bobina, sem interrupções ao longo da linha de produção. Os sistemas são independentes o que aumenta a eficiência da linha de produção.

Maximizando a eficiência do armazém, é possível economizar espaço e energia com o SMART STORE, um armazém de alta densidade projetado para atender aos requisitos de armazenamento e expedição automáticos dos clientes, incluindo eficiência de transporte, otimização da densidade e do fator de enchimento do armazém. Finalmente, os VEÍCULOS GUIADOS A LASER que normalmente transportam de 2 a 4 paletes ao mesmo tempo para atender aos rápidos fluxos de produção típicos do setor de bebidas: assim, através de um projeto eficiente, garantimos a nossos clientes uma redução drástica de interrupções nas linhas de produção. Os sistemas da Elettric80 permitem que as linhas de embalagem operem com a máxima capacidade e garantem processos de expedição eficientes, reduzindo os longos tempos de espera de carregamento de caminhões, mesmo quando muitos SKUs diferentes devem ser carregados.

Entre os principais clientes da Elettric80 e BEMA estão empresas como Moët & Chandon, Barilla, Danone-Evian, Nestlé-Perrier, Bonduelle, Nestlé-Purina, Roxane Cristaline, Yves Rocher, Spadel, Constellation Brands, Paulaner e Carlsberg.

Desde 2008 Elettric80 e BEMA fornecem soluções para a Tetra Pak, que coordena o processo de gerenciamento completo de armazéns, de ponta a ponta e sem interrupções, de uma maneira rápida e eficiente. O resultado é a redução de margens de erro, a redução de custos e o corte dos cronogramas de produção. Essas vantagens têm um efeito indireto positivo sobre a cadeia de valor inteira, até o consumidor final, que obtém benefícios tangíveis em termos de potencial de personalização de produto, qualidade e economia como resultados desta parceria.

Mais informações você encontra em:
www.elettric80.com | www.bemaautomazioni.com
Tel.: (19) 3826.7210

Deixe seu comentário