Soluções De Baixo Custo E Alta Eficiência Em Lavadoras De Garrafas

A Krones possui soluções para médias e altas velocidades que levam seus clientes a obterem alta eficiência com custo reduzido de recursos como energia, água e outros consumíveis. Com linhas de envase integradas, as lavadoras operam com eficiência e segurança. Acompanhe a entrevista com o Coordenador de Vendas da Krones no Brasil, Fábio Bozeda, que fala sobre o equipamento e questões relacionadas à sustentabilidade, otimização de recursos e a evolução das lavadoras nos últimos anos.

Engarrafador Moderno: Quais foram as últimas soluções em lavadoras fornecidas pela Krones para a indústria de bebidas e quais os problemas que estas soluções conseguiram resolver?

Fábio Bozeda: As últimas lavadoras fornecidas pela Krones, além de focarem na solução de limpeza dos vasilhames e remoção dos rótulos de cola fria e rótulos autoadesivos, tinham o propósito de resolver os problemas de consumo de água, consumo de químicos e, principalmente, de segurança na operação.

E.M.: Quais tecnologias são empregadas para garantir a otimização na utilização dos insumos, água e energia? Qual a eficiência de um equipamento com esse nível de automação?

Fábio Bozeda: Para redução do consumo de energia utilizamos apenas um inversor de frequência para controlar os motores, além da utilização de motores síncronos. Outras melhorias como o isolamento das áreas de banho proporcionam economia de até 15% no consumo de calor.

Também melhoramos o sistema de recuperação e reciclagem da água dos jatos e banhos, além da melhoria do sistema automático de controle da pressão que gera economia de até 10% da água consumida no sistema de jato inicial. O equipamento também utiliza condutivímetro para medição da concentração de químicos proporcionando uma dosagem ainda mais precisa.

 

 

E.M.: Quais as principais evoluções no processo de lavagem de garrafas nos últimos anos?

Fábio Bozeda: Foram muitas evoluções nos últimos anos, mas posso destacar algumas, como:

  • Design modular, sendo a máquina montada da maneira que melhor atenda à aplicação e garrafa do cliente.
  • Sistema de filtração e sedimentação para recuperar a água do banho.
  • Clean Design, material mais resistente ao crescimento microbiológico, filtração fina, pontos de dreno centralizados.
  • Motores síncronos com apenas 1 inversor de frequência.
  • Sistema de segurança e intertravamento de portas de operação controlados pelo painel touch, evitando que durante a operação aconteça a abertura de portas e, assim, haja acidentes.
  • Sistema de extração de rótulos autoadesivos.

E.M.: Na sua opinião, quais os principais parâmetros a serem considerados para decisão de compra de uma lavadora de garrafas?

Fábio Bozeda:  Tamanho do equipamento, economia de água/energia/químicos, qualidade do material (uma vez que lavadoras são máquinas que duram muito tempo na linha). A questão de segurança também é um tema que está cada dia mais presente nas discussões no Brasil e no restante do mundo.

E.M.: Como o avanço das exigências de fábricas e operações cada vez mais sustentáveis afeta o fornecimento desses equipamentos? Quais alterações foram realizadas por conta disso?

Fábio Bozeda: Muitos clientes estão nos procurando buscando substituir ou realizar upgrades em seus equipamentos de modo que possam reduzir o consumo de água e químicos da máquina, porém sem perder a qualidade na extração de rótulos e limpeza das garrafas. Esses equipamentos são atualmente os maiores consumidores das linhas. Para as fábricas do futuro serão um ponto de grande atenção.

E.M.: Quais os principais diferenciais da lavadora Krones? Eficiência, preço baixo, qualidade e sustentabilidade podem ser encontrados em um mesmo equipamento?

Fábio Bozeda: A Krones trabalha com soluções para médias e altas velocidades.

Nossas lavadoras levam os clientes a trabalhar com altas eficiências a um custo de consumíveis baixo, contribuindo com a sustentabilidade do nosso planeta e, é claro, a um menor custo do produto final.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário