Mayekawa – foco em inovação e sustentabilidade

Completando 50 anos de Brasil, a Mayekawa mantém crescimento,
oferecendo tecnologia de ponta em refrigeração industrial

Uma das empresas líderes no mercado de refrigeração industrial, a Mayekawa do Brasil abriu as portas de sua fábrica para mostrar as novidades para 2019, com destaque para os sistemas de refrigeração com a utilização da tecnologia de CO2 Brine, que reduz consideravelmente a carga de amônia e otimiza a eficiência energética da planta produtiva. Dessa forma, utiliza-se o CO2 como fluido refrigerante secundário (Brine), diminuindo o nível de toxidade e aumentando, assim, a segurança operacional do sistema de refrigeração. “Por ser um fluido natural de baixo custo e com uma baixa viscosidade dinâmica, tem sido uma ótima opção de fluido secundário seguindo a tendência dos fluidos refrigerantes naturais”, explica Silvio Guglielmoni, diretor comercial da Mayekawa do Brasil, que acrescenta: “Se por um lado o sistema com amônia é extremamente eficiente energeticamente, por outro há riscos maiores devido a sua toxidade”.

O supervisor comercial da Mayekawa do Brasil, Ricardo César dos Santos, explica que o sistema de CO2 Brine foi desenvolvido inicialmente pelo Grupo Mayekawa, ou seja, é a companhia que detém globalmente o pioneirismo e a expertise neste sistema. “Ao não bombear amônia para os evaporadores de ar forçado nos espaços refrigerados, utiliza-se uma pequena carga desse fluido refrigerante na sala de máquinas no estágio primário do ciclo de refrigeração para rebaixar a temperatura do CO2 para congelados (-30 °C) e resfriados (-10 °C). O CO2 é bombeado para os evaporadores de ar forçado como um fluido secundário. Através da aplicação dessa solução conseguimos obter uma redução significativa aproximada de 90% da carga de NH3 de 3.000 para 280 quilos com aplicação do CO2. Também reduzimos a pressão de projeto em aproximadamente 60% de 120 (bar) do sistema CO2 convencional para 40 (bar) no sistema CO2 Brine Mayekawa, mitigando consideravelmente riscos operacionais”.

Além dessa inovação, outro destaque importante para o setor de bebidas é o Reservatório de Termo Acumulação Estratificada e Sistema de Resfriamento Indireto, tecnologia exclusiva e patenteada pela Mayekawa. Já utilizado pelas principais empresas de bebidas no país, o sistema proporciona economia de energia elétrica e manutenção da estabilidade de temperaturas nos processos, garantindo qualidade ao produto final, além de maior produtividade e segurança operacional.

Paulo Teixeira, gerente comercial da Mayekawa, explica que a tecnologia faz a tarefa de volante térmico e no sistema de resfriamento indireto funciona como uma chave “on/off”. Durante o processo, em situações de menor carga térmica, ocorre a termo acumulação, a temperatura fria da solução ou da água atinge o topo do tanque e a lógica de controle do sistema desliga automaticamente as unidades resfriadoras, bombas, chillers, condensadores ou torres de resfriamento e bombas-torre. O processo continua a ser atendido apenas com as bombas-processo pelo tempo de autonomia do reservatório – de 20 minutos até 3horas -, e quando a solução ou água aquecida atinge a parte inferior do reservatório, automaticamente é ativada a geração do frio e o sistema volta a realizar a termo acumulação no processo”. O executivo ressalta ainda que “nosso sistema utiliza solução eutética. O princípio básico de operação é disponibilizar uma capacidade nos compressores, menor do que a demanda térmica, máxima simultânea da planta, o que representa uma grande economia de energia”.

Outros produtos

Com vasto portfólio de produtos e serviços, a Mayekawa do Brasil é referência no setor de Refrigeração Industrial com presença constante nas principais empresas do país. Entre seus principais produtos estão compressores, chillers, sistemas de refrigeração, reservatório de termo acumulação e equipamentos especiais. Além disso, oferece aos clientes serviços de treinamento, manutenção, automação e venda de peças de reposição. Assim, com foco em inovação, uma equipe altamente capacitada formada por engenheiros, técnicos e pesquisadores trabalha ininterruptamente na busca pelo desenvolvimento de produtos e soluções de ponta no cenário tecnológico mundial. Para a área de bebidas, especificamente, fornece compressores do tipo Parafuso, Chillers (Unidades Resfriadora de Líquidos), Sistema de Resfriamento Indireto com Termo Acumulação.

Para entrepostos de leite e laticínios, a empresa japonesa oferece chillers de alta performance com compressores tipo reciprocantes ou parafuso; trocadores de calor a placas; e tanques totalmente fabricados em aço inox. Também garantem água gelada na faixa de temperatura de + 0,5 °C ~ +1,0, estando em total adequação com o RIISPOA. Além disso, estes equipamentos têm funcionamento automático, operam tanto com amônia (fluido natural), quanto com os halogenados, conhecidos como fluidos ecológicos.

Para o gerente comercial da Mayekawa do Brasil, Paulo Teixeira, “Se comparado com os sistemas convencionais de bancos de gelo, nossos equipamentos garantem 25% de redução no consumo de energia elétrica; 50% de redução da área ocupada de em sala de máquinas; e também 80% na quantidade de uso da amônia”, assegura.

Outra tecnologia são os sistemas de água sub-resfriada, formado por chillers com compressores parafuso de alta performance, trocadores de calor a placas e exclusivo fabricador de gelo para geração de água gelada com cristais de gelo, (+ 0 ~ 0,5 °C), fazendo também a termo acumulação com cristais de gelo, que garantem a estabilidade de temperatura no processo contribuindo para maior qualidade do produto com temperatura mantida na faixa que compreende de + 3 ~ + 4 °C. “Este sistema pode ser fornecido dentro de gabinetes a prova de intempéries e representa uma solução mais eficiente e segura do que os sistemas convencionais de banco de gelo ou mesmo os tradicionais com chillers, que trabalham com temperaturas mais altas de água gelada (1,5 ~2 °C) e sem termo acumulação”, diz Teixeira.

Para o segmento de Óleos e Gorduras, que compreende os processos de refino de óleo, branqueamento, neutralização, desodorização, envase, cristalização plastificação de gorduras e biodiesel, a Mayekawa desenvolveu especialmente tecnologias de compressores do tipo parafuso e alternativo, chillers, reservatório de Termo acumulação e USAT’s que atendem com qualidade as indústrias do setor.

A fábrica

Com 100 mil metros quadrados de área útil, sendo 12 mil metros quadrados de área construída, a fábrica da Mayekawa do Brasil está instalada no centro industrial de Arujá, cidade próxima a capital paulista. O sistema de gestão da fábrica segue os conceitos de qualidade total com práticas de 5S e um layout organizado de forma bastante funcional para agilizar e flexibilizar o processo produtivo pensando sempre na qualidade do produto final, e no bem estar e segurança dos colaboradores. Na produção dos equipamentos de linha, a fábrica trabalha em sistema composto por células onde o equipamento circula pela fábrica através de pontes e pórticos de acordo com a fase do processo produtivo. Já na produção dos equipamentos especiais são
os colaboradores que caminham montando os equipamentos em suas respectivas estruturas de produção. A fábrica dispõe de equipamentos modernos como cortadora de chapas e tubos com plasma que proporciona velocidade 4 vezes maior do que um equipamento tradicional, além de garantir acabamento melhor e redução de custo do processo. O sistema é computadorizado sendo que o plano de corte da matéria-prima é definido pelo operador que gerencia tudo através de painel de controle. Etapas seguintes como calandragem e solda, no caso da produção de vasos de pressão, também podem ser realizadas por 1 só operador, com precisão, rapidez e eficiência. Os equipamentos seguem nas células de montagem, jato de tinta e pintura, passando sempre por sessões de testes de acordo com as normas internacionais de cada tipo de equipamento. A fábrica dispõe de salas para treinamento de colaboradores e de clientes com equipamentos para simulação de montagem, assistência técnica, prevenção de defeitos e outras situações de operação em ambiente fabril. O pós-venda também recebe atenção especial da Mayekawa garantindo agilidade no atendimento através de uma equipe de profissionais capacitados presentes em todas as regiões brasileiras, com foco na resolução imediata de problemas que por ventura aconteçam. A empresa também oferece assistência técnica remota permitindo ainda mais agilidade e economia para seus clientes em qualquer parte do país.

Responsável por 20% dos negócios da empresa, o setor de bebidas é visto com bons olhos pela Mayekawa. “ O setor de bebidas deve manter um bom ritmo de crescimento nos próximos anos.Tem grande potencial de consumo no Brasil e, sem dúvida, contribuirá para que a Mayekawa atinja sua meta de crescimento de cerca de 10% em 2019”, comenta Nilson Martins , diretor executivo da empresa no Brasil. Outros setores fundamentais para os negócios da companhia são os de alimentos e petroquímica.

Deixe seu comentário