Flexibilidade é o ponto chave em tecnologias de rotulagem

Carlos Donizete Parra

Federico Visentini, Diretor Geral
da P.E. Labellers Latina

Nesta entrevista, Federico Visentini, Diretor Geral da
P.E. Labellers Latina fala sobre a rotulagem renovável
para embalagens retornáveis

Fundada em 1974 em Mantova (Itália), há quase 50 anos a P.E. Labellers é líder mundial em design e produção de máquinas de rotulagem automáticas e totalmente modulares. Para a empresa, a flexibilidade é o ponto chave na combinação das diferentes tecnologias de rotulagem existentes: pré-corte com cola quente, bobina de cola quente, bobina de cola fria, tecnologia adesiva, soluções de rotulagem híbrida. O conceito de modularidade é estendido a todos os componentes das máquinas, projetados em soluções ergonômicas e fortemente orientados para a economia de energia.

O grupo é composto por 8 empresas distribuídas entre Itália, EUA e Brasil, com cerca de 500 funcionários distribuídos em cada local. P.E. faz parte do grupo multinacional americano ProMach, líder mundial em Embalagens.

Engarrafador Moderno convidou Federico Visentini, Diretor Geral da P.E. Labellers Latina para falar sobre rotulagem renovável em garrafas retornáveis para refrigerantes, que nos explicou com detalhes os benefícios dessa tecnologia, bem como suas dificuldades de implantação. Federico apresentou também as soluções da empresa para esse e outros tipos de rotulagem.

Além da sustentabilidade, que outros benefícios o rótulo renovável traz para o fabricante de bebidas?

O primeiro benefício é, sem dúvida, a grande flexibilidade do rótulo renovável, que permite que o produto seja utilizado – e reutilizado – usando o mesmo tipo de embalagem, como no caso da garrafa Refpet ou vidro Universal. Por isso, otimiza o ciclo de vida da embalagem e também atende à necessidade de adaptar as informações relatadas no rótulo de acordo com as alterações nas normas relacionadas ao produto embalado. Isso permite que você crie campanhas de informação e marketing direcionadas, sazonais ou temáticas e, em seguida, responda prontamente às novas necessidades dos consumidores, impulsionando as tendências do mercado.

Quais são as principais barreiras tecnológicas enfrentadas para lançar o rótulo renovável? Todas foram superadas?

Para alcançar o pleno sucesso do projeto foi necessário encontrar rótulos que pudessem ser removidos de forma eficaz durante o processo de lavagem das garrafas. Embora já houvesse experiência e tecnologia disponíveis para rótulos de papel com cola fria, para rótulos BOPP o problema era muito mais complexo e essencialmente relacionado à presença de cola quente no processo tradicional de rotulagem de filme plástico. Graças à tecnologia Adhesleeve da P.E. Labellers, de fato uma rotuladora adesiva linerless, que permite o uso de etiquetas em bobina pré-adesivas (nas quais o adesivo à base de água é aplicado durante o processo de fabricação do rótulo),tem sido possível superar esses problemas e obter com grande eficácia a remoção de rótulos BOPP na máquina de lavar.

Hoje, a inovadora tecnologia Simpl-Cut™ da P.E., permite um passo a mais do que a tecnologia Adhesleeve, uma vez que representa uma fórmula All-in-One: combina tecnologia pré-adesiva e tecnologia de cola quente em uma única máquina. Duas tecnologias em uma, uma vantagem nunca vista antes.

 

 

Qual equipamento da P.E. pode ser utilizado para esse rótulo?

Se o princípio norteador e o objetivo a ser alcançado for a flexibilidade total, como também dissemos para o uso de etiquetas renováveis, a solução de rotulagem mais funcional para este fim é a SL Modular da P.E. Labellers. Uma máquina disponível tanto com uma única tecnologia de rotulagem, quanto com estações de rotulagem independentes, intercambiáveis e totalmente integradas, o que permite que você use múltiplas tecnologias de rotulagem através de uma única máquina. Dessa forma, as empresas que operam em bebidas, mas não só, têm a possibilidade de iniciar a produção escolhendo a tecnologia de rotulagem que preferem:a aplicação de etiquetas de papel com cola fria ou, alternativamente, o uso de BOPP.

A nova geração de rotuladoras da P.E., Simpl-Cut™
combina tecnologia pré-adesiva e tecnologia
de cola quente em uma única máquina

Falando em flexibilidade, deve-se ressaltar que, aos 50 anos, a P.E. Labellers construiu seu sucesso precisamente no conceito fundamental de modularidade: a versatilidade absoluta em combinar todas as diferentes tecnologias de rotulagem existentes, com máquinas ergonômicas, orientadas à economia de energia e estações de rotulagem independentes, intercambiáveis e integradas.

Uma peculiaridade sobre o Brasil: P.E. Labellers – através da empresa P.E. Latina – hoje representa o fabricante de máquinas de rotulagem automática que no país possui o mais amplo portfólio de soluções em oferta, das máquinas rotativas modulares às lineares autoadesivas, desde roll-fed cola quente até rotuladoras com aplicador de rótulo termoencolhíveis.

As máquinas são feitas na fábrica da P.E. em São Paulo e fornecidas aos clientes podendo contar com todos os serviços especializados de testes, instalação, revamping e assistência contínua mesmo remotamente.

Houve ganhos de eficiência, custos e melhorias em outros indicadores de desempenho industrial?

Confirmo isso com confiança: a possibilidade oferecida pelas rotuladoras da P.E. de poder utilizar etiquetas plásticas permite uma redução acentuada nos custos de embalagem, bem como de manutenção em comparação com o uso atual de etiquetas de papel. Se considerarmos que o Refpet é uma tecnologia de embalagem mais do que sustentável, que permite até 25 ciclos de reutilização, é fácil perceber a melhoria da eficiência e a economia que pode ser alcançada.

Todas as fábricas/linhas podem produzir com esse tipo de rótulo?

Sim, a outra grande vantagem está justamente na transversalidade dessa tecnologia: todas as linhas que usam garrafas retornáveis (mas também garrafas oneway) podem usar essa solução.

Esse sistema pode ser aplicado a outros fabricantes de refrigerantes?

Certamente. O mercado de bebidas está em constante evolução e a rotulagem de garrafas retornáveis representa uma tendência que continuará a se estabelecer e crescer globalmente. Os benefícios em termos de sustentabilidade, eficiência, economia de energia são tão evidentes que todos os fabricantes de bebidas são fortemente atraídos e estão considerando como agir nesse sentido.

Quais são as tendências globais em embalagens de refrigerantes?

A expansão dos produtos oferecidos, a diversificação no tipo de embalagem, decoração e rotulagem, a forte orientação ao tema “green” e, portanto, à sustentabilidade ambiental e economia de energia. Estas são as principais tendências em que o jogo é jogado hoje e continuará sendo amanhã. A P.E. Labellers sempre ouviu ativamente seus clientes, transformando ano após ano as exigências expressas pelas empresas em seu patrimônio tecnológico. Por essa razão, o nível de atenção que a P.E. tem mostrado há anos para os temas de sustentabilidade e rotulagem renovável é muito alta. A empresa está constantemente engajada em projetar e oferecer máquinas de rotulagem cada vez mais flexíveis com soluções integradas, que visam aumentar a eficiência e reduzir os custos de produção e manutenção, em um contexto cada vez mais atento às necessidades de proteção ambiental. A oferta modular da P.E. torna-se a estratégia competitiva vencedora de seus clientes.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

Deixe seu comentário