A flexibilidade das linhas de envase permite a produção de
diferentes variedades de frutas em um mesmo equipamento
Os amantes de vinho normalmente têm uma predileção por um determinado tipo de uva. Algo semelhante acontece com os amantes dos sucos: a “variedade”é hoje um dos principais focos entre empresas especializadas em sucos como a alemã Amecke e o Grupo Maspex, detentor da marca Tymbark. Por entender que existam diferentes tipos de maçãs, as duas empresas estão lançando sucos com tipos específicos que atendem aos diversos paladares dos consumidores e incentivam o consumo do produto.
Na Europa, o mercado de sucos e bebidas à base de suco está saturado e, portanto, é altamente competitivo. Os fabricantes tentam se diferenciar da concorrência com produtos novos que garantam seu market share. Ariana Amecke-Moennighof, Gerente de Produto da Amecke, explica: “Os sucos de maçã encontrados no supermercado hoje são normalmente misturas de sucos de diferentes variedades de maçã; e a quantidade de ingredientes depende da sua disponibilidade. Contudo, acreditamos que os sucos premium, sem misturas, tenham muito potencial, especialmente em mercados que demandam alimentos e bebidas de alto padrão.É neste nicho que posicionamos a linha ‘Mein Lieblingsapfel’ (Minha Maçã Favorita), incorporada ao nosso portfólio premium”.
Além de sua linha tradicional de suco de maçã, a empresa alemã agora tem as linhas sem misturas Golden Delicious- suave e balanceada, Idared- poderosa & original e Cripps Pink – levemente frutada. Ariana Amecke-Moennighof completa: “Os tipos convencionais continuam a venda em embalagens cartonadas de 1 litro. Para a linha ‘Mein Lieblingsapfel’, optamos pela embalagem cartonada de 750 ml. Os dois volumes podem ser envasados na mesma linha da SIG Combibloc, garantindo flexibilidade à nossa produção”.
Uma recente pesquisa feita com consumidores pela agência de inteligência Mintel confirma esta tendência: na Alemanha mais de 1/4 dos entrevistados com mais de 16 anos comprariam sucos de variedades específicas de fruta. Resultado similar foi detectado na França e na Espanha, onde 23% estão interessados em sucos de tipos específicos de fruta; na Itália o número é 21% e na Polônia 30%.
Variedades antigas ganham popularidade
Este foi um pré-requisito básico para o Grupo Maspexda Polônia. A empresa incorporou sucos de maçã das variedades Antonowka, Champion e Jonagold à sua linha Tymbark. Dorota Liszka, Gerente de Comunicação Corporativa do Grupo, explica: “Para esta nova linha de variedades, que não é de sucos concentrados, usamos apenas tipos de maçã populares entre os consumidores poloneses. A Antonowka é uma variedade antiga de maçã russa, adocicada e ácida. Já a Champion é repleta de sabor e se caracteriza pela baixa acidez. Em comparação, a Jonagold tem um sabor bem delicado. Com esta variedade de opções para oferecer, cada consumidor pode escolher o suco que mais gosta”.
Especialmente os sucos feitos com tipos de maçã locais e tradicionais dão ao consumidor a segurança de estar comprando algo natural, saudável e de alta qualidade, oriundo de uma fonte confiável e rastreável. Segundo Norman Gierow, Head Global de Gerenciamento de Mercado e Produto da SIG Combibloc: “Para muitos consumidores, a transparência em relação aos fornecedores é sinônimo de alta qualidade. Variedades específicas de suco, com origem regional, é um bom exemplo de como os fabricantes podem se valer deste potencial associado à preservação dos valores do consumidor. E a embalagem pode contribuir para os consumidores identificarem produtos autênticos e de alta qualidade”.
Na Polônia, o Grupo Maspex lançou sucos de maçã das variedades Antonowka, Champion e Jonagold sob a marca Tymbark.