Birra Peroni, marca italiana, aumenta a flexibilidade no envase em garrafas de vidro

Um dos principais fabricantes de cervejas na Itália,
com cerca de 20% do mercado, investiu em uma linha completa
de envase visando aumentar a produtividade e flexibilidade de produção

O crescimento no mercado doméstico e a tendência em alta das cervejas premium no Reino Unido e nos EUA levaram recentemente a Birra Peroni, parte da Asahi Group Holdings Ltd., a ampliar sua capacidade de envase em vidro. Para a cervejaria italiana, era imprescindível ter mais produtividade, flexibilidade e sustentabilidade. Esse objetivo se tornou alcançável com uma nova linha completa de envase em garrafas de vidro, adquirida da Sidel. Ela foi instalada na fábrica da empresa em Bari e destina-se a processar dois produtos de seu portfólio: Peroni, em garrafas de vidro retornáveis e não retornáveis, e Peroni Nastro Azzurro.

Com uma produção de 198 bilhões de litros por ano, a cerveja é, de longe, a maior categoria entre as bebidas al-coólicas, responsável por 78% desse mercado no mundo todo. Em anos recentes, certas megatendências têm trans-formado esse setor: a “premiunização”, por exemplo, parece ter vindo para ficar, à medida que os consumidores também buscam cada vez mais cervejas artesanais com longa tradição no ramo.[1] Os consumidores norte-americanos, por exemplo, têm mostrado um claro interesse em cervejas premium, e muitos deles preferem lagers importadas às opções nacionais mais em conta.[2] Beber menos, porém algo melhor, tem sido a fonte de crescimento de valor em muitos mercados consolidados, ao passo que o consumo consciente deixa sua marca na indústria cervejeira.[3]

Rotuladora proporciona rápidas trocas de formatos
e sistema de cancelamento automático dos rótulos

A categoria apresentou um crescimento de volume total mundial de 1,3% em 2018, e na Itália, uma trajetória ainda melhor (2%), chegando a 1,7 bilhão de litros. A marca nacional Peroni, por exemplo, lançou uma nova lager especial, a Nastro Azzurro, em maio de 2018 com o objetivo de oferecer uma bebida que acompanhasse bem as refeições, podendo substituir o vinho. O produto é um atrativo para os italianos, que buscam principalmente um sabor original. A Peroni Nastro Azzurro e a marca Peroni juntas, representaram mais de 20% do mercado local no ano passado, ficando entre as três marcas de cerveja mais vendidas da Itália.[4] Esse sucesso, tanto no país como em exportação para os EUA e Reino Unido, aliado ao fato de não haver sazonalidade para a venda da bebida, gerou a necessidade de aumentar a capacidade de produção em sua fábrica de Bari, no sul da Itália. Essa é a única instalação da empresa a processar tanto garrafas de vidro retornáveis como não retornáveis.

Cerveja lager premium em garrafas de vidro retornáveis e não retornáveis

Em 1846, Francesco Peroni fundou sua primeira cervejaria em Vigevano, comuna próxima a Milão. Batizou sua cerveja de Birra Peroni, que conserva o nome original até hoje. Desde então, tem havido crescente demanda pela marca, que incorpora os valores italianos de qualidade e habilidade artesanal ao longo de sua história.[5] Com unidades de produção em Roma, Pádua e Bari, a empresa faz parte da Asahi Group Holdings Ltd. desde 2016.[6] Ao passo que a Birra Peroni é especialmente difundida no sul da Itália, a Nastro Azzurro é mundialmente famosa, tendo a maior parte da produção destinada à exportação. Desde seu lançamento em 2005, a Peroni Nastro Azzurro é sinônimo de estilo. No ano passado, a cervejaria modernizou o aspecto visual da garrafa, conferindo a ela uma forma limpa, elegante e curvada com um logotipo hexagonal.[7] As instalações da Peroni em Bari produzem essa cerveja premium na garrafa remodelada juntamente com a marca Peroni.

“Nossa produção opera na capacidade máxima na maior parte do ano — de janeiro a novembro”, revela Michele Cason, gerente de fábrica na Birra Peroni. “Ao ver a necessidade de ampliar a capacidade, aproveitamos a oportunidade para racionalizar o processamento de garrafas de vidro retornáveis (RGB) usadas com a marca Peroni. Assim, aumentamos a produção de RGB em nossa fábrica de Bari”, acrescenta. Devido aos diversos formatos produzidos lá (200 ml, 330 ml, 500 ml, 660 ml e 750 ml), parte deles tanto na forma de garrafas de vidro retornáveis como não retornáveis, a versatilidade e consumo de recursos reduzido eram imprescindíveis para a cervejaria italiana, que optou por uma nova linha de envase em vidro, capaz de combinar os dois processos.
Diante disso, a Peroni recorreu à Sidel. “Desde os anos 80, instalamos diversas linhas de envase da Sidel, e essa escolha se pagou muitas vezes”, explica Michele. Luca Ianelli, Sidel Sales Manager, explica a cooperação vantajosa entre as duas empresas: “A abordagem de nossa parceria se baseia em nosso conjunto abrangente de competências. Desde soluções personalizadas, que tornaram realidade os pedidos da Peroni, até o suporte de 360° por todo o ciclo de vida da linha, exploramos nossas quatro áreas de expertise complementares: engenharia, design de linha, integração e fabricação de equipamentos.”

Maior flexibilidade

Flexibilidade é fundamental para operar
vários formatos de embalagens

A Peroni estava especialmente interessada nas vantagens proporcionadas por duas das mais recentes inovações da Sidel. Uma delas é a EvoFILL Glass, com tecnologia de enchimento de ponta e design higiênico, “sem base”. As válvulas de enchimento eletrônicas com sonda de nível garantem altíssima precisão e são capazes de processar uma grande variedade de definições de nível de enchimento sem qualquer ajuste nem troca de peças. Isso tinha relevância especial para a Peroni, visto que produzem cinco formatos diferentes em Bari — três deles como RGB, bem como garrafas não retornáveis (330 ml, 660 ml e 500 ml), ao passo que os outros dois formatos são processados apenas com garrafa não retornável (750 ml) e com retornável (200 ml).

A outra inovação da Sidel, a nova rotuladora EvoDECO Cold Glue, lançada em 2018, garante rápidas trocas de formato, através de sua estação fácil de operar, com aplicadores de rótulo de liberação rápida que dispensam ferramentas, além de um sistema de carregamento automático do depósito de rótulos. “Equipada com três estações, a EvoDECO Cold Glue garante alta precisão na aplicação dos rótulos pré-cortados de papel em nossas garrafas de vidro com estampas em relevo”, salienta Luigi De Liddo, gerente de engenharia de embalagens na Peroni. Para controlar o posicionamento do rótulo de acordo com o relevo da garrafa, foi integrado um recurso personalizado na rotuladora. Ele inclui um sistema de visão e uma solução capaz de orientar corretamente a garrafa ao entrar, garantindo uma aplicação perfeita do rótulo.

Solução completa sob medida

A linha de vidro completa em Bari opera a 50.000 garrafas por hora e foi projetada segundo um layout tipo arena, oferecendo total ergonomia e permitindo o controle por apenas quatro operadores. “Visto que também processamos garrafas de vidro retornáveis aqui na fábrica, tivemos de projetar uma regulagem inteligente do circuito de engradados. A Sidel nos ajudou a gerenciar as acumulações de engradados durante a paletização de engradados vazios. Essa abordagem resultou numa linha com operação impecável e máximo tempo produtivo”, destaca Luigi. A Sidel forneceu uma gama completa de equipamentos, complementando a EvoFILL Glass e a rotuladora EvoDECO como desencaixotadora, despaletizadora, lavadoras de garrafas e engradados, pasteurizador, alimentadora de tampas, secadoras de garrafas, encaixotadora wrap-around, sistemas de transporte para garrafas, engradados e packs.

Linha de envase EvoFill Glass tem tecnologia
de ponta e design higiênico

Para ter maior qualidade do produto e vantagens sustentáveis, a Peroni instalou o SWING®, um sistema de pasteurização que reduz o consumo de energia em 25%. Essa economia de energia é obtida graças a dois componentes. O primeiro é um sistema de desvio de pulverização d’água em áreas centrais que garante que apenas a energia termal necessária para todo o processo de pasteurização seja usada para aquecer ou resfriar o produto. E o segundo é o circuito anular único do SWING, onde a água flui internamente a uma temperatura constante, graças a um único trocador de calor (para todas as áreas de pasteurização). A água é então distribuída para diferentes zonas conforme a necessidade, economizando tanto água como energia.

O desempenho geral da linha de envase também é obtido através da EvoFlex®, a despaletizadora de coluna única de alta velocidade da Sidel para garrafas retornáveis em engradados. “Também instalamos nossa conceituada ferramenta EIT™ (Efficiency Improvement Tool), que representa uma vantagem estratégica em qualquer nível da organização, desde o CEO até os operadores da linha, ajudando-os a acompanhar o estado atual da linha e seus eventos em tempo real, melhorando, assim, a eficiência de produção — um recurso fundamental para a Peroni”, finaliza Luca.

Referências

[1]Euromonitor International 2019, “Alcoholic Drinks Global Industry Overview”
[2]Euromonitor International 2019, “Beer in the US”
[3]Euromonitor International 2019, “Alcoholic Drinks Global Industry Overview”
[4]Euromonitor International 2019, “Beer in Italy”
[5]www.peroniitaly.com
[6]Euromonitor International 2019, “Alcoholic Drinks: Asahi Group Holdings Ltd – Beer”
[7]http://www.peroniitaly.com/news/design/reinventing-icon-new-bottle-and-glass

Deixe seu comentário