Paulistânia lança cerveja em homenagem à Ponte Estaiada

Semana passada, junto com o aniversário de São Paulo, a Paulistânia completou 10 anos e aproveitou a comemoração para o lançamento da Paulistânia X, uma cerveja em homenagem à Ponte Estaiada, um dos marcos principais da arquitetura de São Paulo. Construída há dez anos, a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira possui um formato único no mundo: duas pontes em curva formando um X e sustentadas por estais ligados a um único mastro, popularizando o nome como é conhecida em São Paulo.

A Paulistânia X (o número 10 em algarismo romano é um x, também uma alusão ao nome da cerveja) é uma Barley Wine com pimenta rosa, teor alcoólico de 10% e levemente licorosa, uma característica do estilo Barley Wine. Uma cerveja encorpada, com um dulçor maltado que preenche muito bem na boca . A edição comemorativa da Paulistânia X pode ser encontrada em duas versões: a tradicional Barley Wine em garrafa de vidro de 500 ml e a versão brut em garrafa de vidro de 750 ml com rolha. A versão brut é produzida com a mesma base da tradicional, mas passa por uma segunda fermentação, nesse caso feita na Vinícola Góes, localizada em São Roque, principal cidade paulista produtora de vinhos. O método, por sinal, é o Charmat, o mesmo utilizado para produção de espumantes. Nele, a base da cerveja Paulistânia X foi fermentada pela segunda vez por mais dois meses até chegar ao ponto ideal, ganhando as características de um espumante Brut. As duas versões apresentam aromas e características distintas, vale a pena conferir e analisar a que mais lhe agrada. As duas versões já estão disponíveis para consumo.

Sobre a Barley Wine

A Barley Wine é uma ale bem forte, com teor alcoólico entre 8,5% e 14%. Sua força é imediatamente percebida ao primeiro gole, acompanhada de uma grande sensação de aquecimento.

As Barley Wines geralmente são produzidas com maltes claros e adição de açúcar, gerando um malte bem espesso e poderoso. Por isso, essa cerveja requer muita habilidade do cervejeiro para brecar a ação da levedura antes de comprometer o sabor da cerveja. A Barley Wine pode ser envelhecida por vários meses ou anos, sua complexidade vai propiciar aromas intensos e uma bebida formidável.

As melhores Barley Wines

A Fuller’s fabrica uma das mais conhecidas cervejas desse estilo na atualidade. A Golden Pride é uma Barley Wine dourada, suave e forte, vendida em garrafas pequenas.

Outra cervejaria inglesa tradicional é a J.W.Lees fabricante da J.W.Less Harvest Ale, uma Barley Wine com teor alcoólico de 11,5%, envelhecida por vários anos. A cerveja é um clássico mundial, filtrada e com corpo médio, tem cor âmbar avermelhada e uma doçura equilibrada.

Fonte: A mesa do Mestre-Cervejeiro, Garrett Oliver

Deixe seu comentário